5 benefícios de um sistema ERP para a gestão da sua empresa

Responda com sinceridade: quão bem organizada e otimizada está a gestão dos processos da sua empresa? Mas não precisa ficar preocupado, ok? Encontrar certa dificuldade em visualizar a cadeia produtiva como um todo e estar preparado para fazer ajustes estratégicos com agilidade são dores muito comuns de diretores pelo mundo afora. Pois foi para facilitar o trabalho desses profissionais que o modelo de sistema ERP para gestão surgiu.

Neste post, vamos explicar direitinho do que se trata essa solução tecnológica e por que você deveria estar usando um ERP neste exato momento. Está preparado? Então vamos lá!

O que é um sistema ERP para gestão?

Antes de começarmos a listar os benefícios que um ERP pode trazer para sua empresa, vamos explicar o que realmente significa a implementação dessa solução tecnológica em um negócio.

Sigla para Enterprise Resource Planning, o ERP no Brasil é conhecido como sistema de gestão empresarial. O propósito dessa ferramenta é integrar, monitorar e gerir tanto as informações como os processos da empresa em um único ambiente digital. Com isso, os responsáveis aumentam seu poder de controle sobre todos os aspectos de uma gestão corporativa — operação, logística, administração e contabilidade.

O ERP funciona, portanto, como uma central de onde a administração extrai uma visão mais completa do negócio, ocupando posição privilegiada para identificar problemas e oportunidades, bem como para criar novas estratégias de crescimento no mercado.

Quais são os principais benefícios?

Agora falta entender como exatamente o sistema ERP proporciona esse controle estratégico para a gestão, certo? Para isso, listamos aqui os 5 benefícios mais importantes que um sistema de gestão empresarial pode trazer para sua empresa. Fique de olho!

1. Integração de departamentos

O ERP tem o potencial de funcionar como uma espécie de guarda-chuva para integrar todos os softwares e processos corporativos em um único sistema. Dessa forma, a operação dos departamentos, desde o planejamento estratégico até a aplicação prática, passa pela mesma plataforma, que registra seus resultados.

Temos aí a característica mais transformadora da solução: qualquer profissional passa a ter em mãos um sistema que engloba todos os aspectos da gestão disponível, a qualquer hora e de qualquer lugar.

2. Padronização de processos

Parte da vantagem proporcionada por essa integração vem da possibilidade de se padronizar processos, bem como da coleta de dados sobre produtividade em todos os setores da empresa — inclusive de filiais, se for o caso.

A tradicional separação de departamentos cria tarefas isoladas que, mesmo que trabalhem para um denominador comum no fim da cadeia operacional, não conversam diretamente entre si. Ao padronizar esses processos, é possível otimizar de maneira significativa a relação entre elas, além de facilitar a análise de resultados e o planejamento de novas abordagens produtivas para o futuro.

3. Redução de custos

Dentro de uma empresa, otimização operacional sempre significa economia. Ter informações sobre a produtividade de todos os aspectos do negócio é fundamental para descobrir desperdícios e oportunidades de ajustes financeiros. Aí entra a integração do sistema ERP.

Com esse recurso, é possível priorizar os processos mais importantes entre administração, operação e contabilidade, por exemplo. Toda a produção pode ser reorganizada de acordo com a demanda, direcionando mais funcionários e recursos a departamentos que estão se mostrando mais relevantes para o crescimento do negócio.

O que você tem que entender o quanto antes é que, para uma empresa, economia nem sempre equivale a corte de gastos. O simples remanejamento de investimentos e a otimização de tarefas importantes já podem ser suficientes para dar um fôlego ao caixa, conseguindo assim uma performance melhor no mercado.

4. Monitoramento e correção de problemas

Esse talvez seja o benefício mais óbvio de um sistema ERP bem implementado. Quando o gestor tem uma visão geral da empresa, fica muito mais fácil identificar problemas e corrigi-los com rapidez.

O sistema de gestão empresarial não só integra dados operacionais como torna o cruzamento de informações mais preciso, gerando valores consolidados. Já pensou que, muitas vezes, a origem de um problema na ponta da cadeia produtiva vem de um processo ineficiente lá no início? Quando a empresa trabalha em ilhas, fica difícil traçar esse mapa até a fonte. No ERP, como todas essas peças estão interligadas, o gestor consegue ver as engrenagens como elas funcionam: cada uma influenciando o movimento da próxima.

5. Inteligência de dados e estratégia

Se o diretor da empresa tem à sua disposição todas as informações em tempo real sobre contabilidade, operação e administração da empresa, do que mais ele precisa para fazer o negócio crescer e se consolidar? Pois basta usar técnicas de Business Intelligence para traçar a melhor estratégia possível para o futuro.

Uma grande vantagem do sistema ERP é que ele oferece relatórios segmentados e precisos sobre os mais diversos aspectos do negócio. Tais informações formarão a base para a identificação de oportunidades e a criação de um planejamento sólido a fim de aproveitá-las. Essa é a melhor forma de a gestão conseguir focar em inovação, evolução e visão de mercado.

Qual a importância de um bom sistema ERP?

Mas é claro que não basta apenas ter um sistema ERP para garantir todos esses benefícios! Para aproveitar ao máximo as possibilidades proporcionadas por um sistema de gestão, é preciso buscar a melhor opção de mercado e investir em uma implementação adequada.

Primeiramente, é preciso entender sua necessidade e avaliar a oferta que mais se encaixa em seu modelo de negócio. Existem hoje ERPs específicos para gestão empresarial, imobiliária ou contábil, por exemplo. Caso você precise lidar com vários desses aspectos, painéis de controle mais completos ou com abordagem modular de gestão são ideais para fazer essa integração sem dificuldade.

Escolhido o software, é hora de pensar na implementação. Dê preferência a empresas que ofereçam consultoria, apoio e suporte para acompanhar todo o processo. Depois, é só treinar a equipe para usar a nova ferramenta e se preparar para colher os frutos de uma boa gestão empresarial!

Convencido de que um sistema ERP para gestão é exatamente o que sua empresa precisa? Então entre em contato conosco! Temos as melhores soluções em softwares para integrar e gerir negócios, seja qual for seu modelo ou setor.

Related Posts

[INFOGRÁFICO] Afinal, qual a diferença entre NF-e e...

Por que você precisa otimizar sua rotina imobiliária...

Como evitar gastos desnecessários no setor de compras?

Deixe uma resposta