Sistema ERP: quando e por que implantar?

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial ou, simplesmente, ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta que visa eliminar os processos manuais e diminuir o tempo de execução das tarefas de um determinado negócio. Os sistemas ERP são muito conhecidos por darem suporte às mais diversas empresas em termos administrativos, comerciais, financeiros, entre outras áreas.

No atual cenário econômico brasileiro, muitos diretores de empresa devem se perguntar: por que investir em um sistema EPR? Qual é o melhor momento para a aquisição de um software?

Caso você tenha essas dúvidas, não se preocupe! Neste post vamos respondê-las e mostrar tudo o que você precisa saber sobre um sistema ERP. Confira!

Por que implantar um sistema ERP?

Toda empresa quer crescer no mercado, aumentar os ganhos e manter a qualidade de seus produtos e serviços, não é verdade? Dentre as mais diversas vantagens que o sistema ERP pode proporcionar para sua empresa, podemos destacar a eliminação de redundâncias e retrabalhos e a simplificação de processos. Tudo isso resulta em ganhos de produtividade e maior segurança das informações.

Além disso, com a implantação de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial é possível realizar um planejamento estratégico mais eficiente, controlar as contras da empresa e otimizar tarefas e processos. Um sistema ERP também auxilia significativamente no aperfeiçoamento de resultados e no crescimento do negócio.

Por último, podemos destacar também a padronização de tarefas e procedimentos, o que permite uma redução significativa do tempo gasto nas mais diversas atividades, a possibilidade de se trabalhar com estoque reduzido e a diminuição dos riscos operacionais.

Quando implantar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial?

Agora que você já sabe vários motivos que comprovam que sua empresa deve implantar um sistema ERP, a grande questão é: quando? A melhor forma de definir o momento exato de investir no software é por meio de uma série de questionamentos:

  • A empresa está desperdiçando tempo ou dinheiro devido a erros operacionais?
  • Os produtos ou serviços prestados são entregues com atraso?
  • Existem gargalos na produção?
  • O estoque alguma vez deixou de suprir a demanda ou as necessidades da empresa?
  • A empresa perdeu alguma venda por falta de informações confiáveis ou atualizadas?
  • Existem produtos ou serviços que os seus respectivos ganhos e resultados não são conhecidos?

Se para alguma das perguntas mostradas acima a resposta for “sim”, aconselhamos que seja feito um levantamento detalhado das consequências e dos impactos que esse problema pode levar à empresa. Com essas informações e de acordo com os resultados recentes do negócio, veja o que você tem deixado de faturar e defina o melhor momento de implantar o sistema.

Lembre-se: o uso de um sistema ERP diminui os custos operacionais e elimina ao máximo os inputs manuais de informação, reduzindo a probabilidade de erros e dados imprecisos. O software padroniza todos os processos da empresa aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços ou produtos. Portanto, o quanto antes a sua empresa optar pelo uso de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial, mais rápido serão os resultados e melhores os lucros! Os ganhos que o software permite garantem à empresa um ROI (Retorno sobre Investimento) de alguns meses.

Agora que você já sabe quando implantar um sistema ERP, não deixe aprender como fazer sua empresa crescer em menos tempo!

Related Posts

5 razões para usar um aplicativo na administração do...

Guia para integração da informação e melhoria da...

SPED Fiscal: como atender vários clientes com essa...

Deixe uma resposta