NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Sem categoria

[E-BOOK] Planilha de fluxo de caixa para empresas

5 Mins de leitura

Uma planilha de fluxo de caixa pode ser o recurso mais indicado às empresas que ainda estão implementando processos digitais de controle financeiro. Também serve como solução adicional aos softwares de gestão, sendo utilizada, por exemplo, no cadastro de clientes e fornecedores.

Isso porque planilhas apresentam características que as tornam especialmente úteis quando há a necessidade de cálculos e registros frequentes. Ou seja, são a ferramenta ideal ao monitorar as entradas e saídas de valores da sua empresa.

Antes de fazer uso da planilha que reservamos para você, veja quais vantagens existem ao implementá-la em suas rotinas e tire dela o máximo proveito!

A importância do fluxo de caixa para empresas

Por analogia, o setor financeiro é como se fosse o coração de um negócio. Logo, o fluxo de caixa seria, de certa forma, o “ritmo cardíaco” da empresa. Se esse ritmo se mostra muito lento, sinaliza problemas de liquidez, já que as receitas não cobrem as despesas. Por outro lado, “batimentos” mais acelerados podem indicar perda de controle, no qual os registros necessários deixam de ser feitos.

O ideal, sempre, é o estado de equilíbrio. Além da questão do controle financeiro, o fluxo de caixa ainda é um elemento de gestão fundamental. Isso vale não só para as grandes organizações como para as microempresas e, principalmente, pequenos negócios e empreendimentos familiares, como mostra o estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Os benefícios da planilha de fluxo de caixa

Outro aspecto da maior relevância que a empresa passa a acompanhar quando controla suas entradas e saídas financeiras pelo fluxo de caixa é a inteligência de negócios. Afinal, pelo fluxo de caixa, forma-se um histórico de todas as movimentações de recursos.

Com o tempo, os dados acumulados podem servir de referência ao tomar decisões e orientar medidas visando o crescimento. Em outras palavras, pelo fluxo de caixa, a empresa deixa de se basear em suposições ou de depender apenas da experiência de seus líderes a decidir o seu destino.

Ele é uma fonte de insights valiosos e deve, por isso, ser controlado diariamente e utilizado como base na formação de estratégias comerciais. Por esses motivos, o controle com uma planilha de fluxo de caixa traz consigo algumas vantagens. Veja a seguir as principais!

Alinhamento de pagamentos e processos

Salários, comissões e fornecedores. São incontáveis as fontes de custos e despesas em uma empresa, não? Assim, quanto maior o tamanho dela, maior a necessidade de implementar medidas de controle e de gestão de custos a fim de evitar erros.

Imagine, por exemplo, que uma empresa trabalha com uma política de reembolso aos colaboradores que usam seus próprios veículos para trabalhar. Esse regime de trabalho pode colocar a gestão da empresa em posição vulnerável, caso ela não tenha mecanismos de controle e ferramentas ao aferir os valores pagos. 

Controle efetivo de despesas

Todo negócio apresenta, basicamente, dois tipos de custos: os fixos e os variáveis. Nos fixos, são contabilizados os custos que, independentemente do quanto se venda e se produza, não mudam ao longo do tempo. É o caso dos salários, dos impostos estaduais e das contribuições sociais.

Já os custos variáveis são as despesas que mudam conforme a empresa produz, como fornecedores, matérias-primas e comissões. Assim sendo, se o seu negócio decidir investir em ampliar uma linha de mercadorias ou desenvolver um novo produto, necessariamente aumentará esse tipo de custo.

Uma planilha, nesse sentido, é ideal em manter sempre sob controle o quanto a empresa destina de seus recursos para fazer o dinheiro girar. Com o tempo, ela ganha uma visão mais ampla de suas atividades e, dessa forma, habilita-se a antecipar soluções.

Processo mais organizado

Talvez a principal finalidade do controle do fluxo de caixa seja mesmo tornar a gestão financeira organizada. Sobre isso, o estudo Sobrevivência das Empresas, do Sebrae, não deixa dúvidas — negócios que não se planejam e deixam de se organizar fatalmente ficarão no meio do caminho.

Contar com planilhas, nesse aspecto, é um ótimo ponto de partida para a organização em todos os sentidos. Uma vez que elas cumpram o seu papel e que a empresa atinja o crescimento esperado, poderão, enfim, dar lugar a ferramentas mais sofisticadas.

Controle simplificado

Outra vantagem das planilhas é que, diferentemente dos softwares de gestão e controle de fluxo de caixa, elas não demandam longos treinamentos ao serem implementadas. Evidentemente, é preciso algum tipo de conhecimento prévio ao seu bom uso, mas, em geral, não é difícil dominá-las dentro de pouco tempo.

Por esse motivo, elas podem ser uma espécie de ferramenta intermediária. Enquanto a empresa se prepara para instalar um sistema robusto, as planilhas dão conta de tarefas que exijam acompanhamento constante. É o que acontece com o fluxo de caixa, por exemplo.

Mais inteligência de dados

Com o preenchimento de uma planilha padronizada, você consegue gerar relatórios sobre variações e evolução de indicadores. É uma visão otimizada que melhora os números do dia a dia, além de previsibilidade ao acompanhar as tendências de mercado.

Considere, nesse caso, que você planeja expandir seu negócio. Com o controle do fluxo de caixa, saberá quais são os períodos do ano em que a sua empresa está com o capital de giro folgado para investir.  

Maior poder de decisão

Não se pode deixar de destacar que, quando a crise aperta — como no caso da pandemia do coronavírus —, quanto mais orientada por dados é a empresa, menos prejuízos ela tende a sofrer. Essa é uma proteção com que você pode contar quando controla todas as suas movimentações financeiras por meio de uma ferramenta confiável.

Conheça nossa planilha

O importante é começar, para isso, nada melhor que uma solução gratuita, acessível e relativamente fácil de ser utilizada. Agora que você sabe tudo o que precisa sobre o controle financeiro, está em suas mãos assumir as rédeas de seu negócio e direcioná-lo ao crescimento.

Na planilha de fluxo de caixa da Alterdata, você terá uma ferramenta prática, voltada a empreendedores que querem conhecer melhor as suas finanças e ter mais controle sobre seu negócio. Esse é um recurso que se baseia em inteligência de dados: com um preenchimento padronizado, é possível gerar relatórios sobre variação e evolução de indicadores, por exemplo.

Lembre-se, ainda, de que o bom uso de uma planilha de fluxo de caixa depende de conhecimento e da prática constante. Por isso, o setor responsável da empresa deve estar sempre em busca de atualização e, claro, conhecimento. Nesse sentido, algo que ajuda bastante é acompanhar os conteúdos publicados aqui, em nosso blog, para saber mais sobre gestão financeira, contabilidade e negócios.

Gostou das dicas? Baixe gratuitamente a nossa planilha de fluxo de caixa clicando aqui, implemente-a em suas estratégias e dificilmente sua empresa será pega de surpresa!

Artigos relacionados
EstéticaSem categoria

Como fazer o gerenciamento de resíduos no salão de beleza?

4 Mins de leitura
Quer aprender o que é, como funciona e como fazer o gerenciamento de resíduos no salão de beleza? Venha conosco e confira algumas dicas importantes.

21 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.