NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
ERPNegóciosSoftware

Saiba trabalhar a integração dos setores com o sistema ERP

2 Mins de leitura
Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert

Em um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente as empresas que apostam na inovação como forma de resolver seus próprios problemas e crescer. Identificar gargalos que prejudicam processos de gestão e as vendas de serviços e produtos, ter acesso a informações importantes para a tomada de decisão e buscar a integração dos setores da empresa são alguns dos desejos dos gestores de qualquer ramo de negócio.

O que não é realidade em todas as empresas é que esses objetivos podem ser atingidos com o auxílio de um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês), que pode ser personalizado conforme as necessidades específicas do seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre a importância da integração dos setores de uma empresa por meio de um sistema ERP e suas vantagens. Boa leitura!

Por que buscar a integração dos setores da sua empresa?

Cada equipe tem um ritmo e um trabalho diferente: o pessoal do financeiro, vendas, comercial, estoque, contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, etc. Cada um trabalha separadamente, mas para que uma empresa dê certo é preciso que esses setores estejam afinados entre si.

As informações e os dados gerados por cada departamento contam um pouco sobre a rotina da empresa e um gestor só consegue ter controle sobre o que acontece em cada setor se essas informações estiverem integradas e ao seu alcance a qualquer hora.

Identificando os gargalos de seu negócio

O ERP integra diversos softwares para automatizar processos de gestão na tela de seu computador. A alternativa a esse sistema é o velho método manual: exigir relatórios detalhados aos chefes de cada setor e cruzar os dados obtidos. Um processo cansativo e demorado.

O sistema automatizado otimiza o tempo gasto com esse procedimento. Uma análise atenta dos dados mostrados em seu ERP é capaz de te ajudar a tomar decisões e identificar gargalos que precisam ser corrigidos.

Powered by Rock Convert

Se o setor de produção apresenta boa produtividade e o de vendas tem cumprido suas metas, por que as finanças não acompanham o ritmo? O sistema de gestão automatizado pode ajudar a identificar esses cenários em um menor tempo.

Reduzindo as falhas

Outra vantagem do sistema ERP é a redução de falhas. A automação de alguns processos evita erros que, sem dúvida, seriam cometidos caso eles fossem feitos de forma manual. Um exemplo clássico é um erro de cálculo que pode comprometer todo o andamento de um trabalho na semana, o que não aconteceria se isso fosse feito por um software.

A redução de falhas deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa que precise de informações confiáveis para elaborar estratégias para o seu negócio.

Realizando atividades em menos tempo

“Tempo é dinheiro” não é somente a frase cunhada por Benjamin Franklin, mas também uma espécie de mantra usado por toda empresa desde aquela época até os dias atuais. Hoje, a tecnologia é o componente vital para transformar a expressão em realidade.

O objetivo é usar ferramentas, como os softwares ERP, para automatizar processos burocráticos, que costumam demandar um tempo enorme de execução e, dessa forma, otimizar o andamento das atividades. Gastar pouco tempo com tarefas mecânicas e mais tempo com o planejamento é um passo importante para cumprir metas e atingir um resultado satisfatório.

Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre Sistema ERP: quando e por que implantar?

Alterdata Bimer

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
218 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Software

Saiba como educar seus clientes contábeis sobre as novas formas de pagamento

5 Mins de leitura
00A pandemia provocada pelo novo coronavírus forçou o isolamento social, acelerando o surgimento de tecnologias, como a inteligência artificial e novas formas…
ERPVarejo

Descubra o ERP for Me, o ERP para pequenas empresas

5 Mins de leitura
Você é MEI, ME ou tem um pequeno negócio? Ter um ERP para pequenas empresas pode ser fundamental para seu sucesso. Conheça o ERP for Me!
ERP

Como escolher um software para MEI?

5 Mins de leitura
Veja quais são os principais aspectos que devem ser analisados ao escolher um software para MEI.

2 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.