Saiba trabalhar a integração dos setores com o sistema ERP

Em um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente as empresas que apostam na inovação como forma de resolver seus próprios problemas e crescer. Identificar gargalos que prejudicam processos de gestão e as vendas de serviços e produtos, ter acesso a informações importantes para a tomada de decisão e buscar a integração dos setores da empresa são alguns dos desejos dos gestores de qualquer ramo de negócio.

O que não é realidade em todas as empresas é que esses objetivos podem ser atingidos com o auxílio de um bom sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês), que pode ser personalizado conforme as necessidades específicas do seu negócio.

Neste artigo vamos falar sobre a importância da integração dos setores de uma empresa por meio de um sistema ERP e suas vantagens. Boa leitura!

Por que buscar a integração dos setores da sua empresa?

Cada equipe tem um ritmo e um trabalho diferente: o pessoal do financeiro, vendas, comercial, estoque, contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, etc. Cada um trabalha separadamente, mas para que uma empresa dê certo é preciso que esses setores estejam afinados entre si.

As informações e os dados gerados por cada departamento contam um pouco sobre a rotina da empresa e um gestor só consegue ter controle sobre o que acontece em cada setor se essas informações estiverem integradas e ao seu alcance a qualquer hora.

Identificando os gargalos de seu negócio

O ERP integra diversos softwares para automatizar processos de gestão na tela de seu computador. A alternativa a esse sistema é o velho método manual: exigir relatórios detalhados aos chefes de cada setor e cruzar os dados obtidos. Um processo cansativo e demorado.

O sistema automatizado otimiza o tempo gasto com esse procedimento. Uma análise atenta dos dados mostrados em seu ERP é capaz de te ajudar a tomar decisões e identificar gargalos que precisam ser corrigidos.

Se o setor de produção apresenta boa produtividade e o de vendas tem cumprido suas metas, por que as finanças não acompanham o ritmo? O sistema de gestão automatizado pode ajudar a identificar esses cenários em um menor tempo.

Reduzindo as falhas

Outra vantagem do sistema ERP é a redução de falhas. A automação de alguns processos evita erros que, sem dúvida, seriam cometidos caso eles fossem feitos de forma manual. Um exemplo clássico é um erro de cálculo que pode comprometer todo o andamento de um trabalho na semana, o que não aconteceria se isso fosse feito por um software.

A redução de falhas deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa que precise de informações confiáveis para elaborar estratégias para o seu negócio.

Realizando atividades em menos tempo

“Tempo é dinheiro” não é somente a frase cunhada por Benjamin Franklin, mas também uma espécie de mantra usado por toda empresa desde aquela época até os dias atuais. Hoje, a tecnologia é o componente vital para transformar a expressão em realidade.

O objetivo é usar ferramentas, como os softwares ERP, para automatizar processos burocráticos, que costumam demandar um tempo enorme de execução e, dessa forma, otimizar o andamento das atividades. Gastar pouco tempo com tarefas mecânicas e mais tempo com o planejamento é um passo importante para cumprir metas e atingir um resultado satisfatório.

Quer saber mais? Confira nosso artigo sobre Sistema ERP: quando e por que implantar?

Alterdata Bimer

Related Posts

Como entender o comportamento do consumidor no ponto de...

[INFOGRÁFICO] Checklist como fazer um Demonstrativo de...

Produtividade do escritório de contabilidade: 10...

Comments

  • Jaqueline Ferraes
    27/11/2017 at 09:11

    Oi! D+ a postagem e achei muito top o seu blog!
    Muito obrigada pelas dicas.

    Jaqueline

    • Henrique Rebello
      14/12/2017 at 16:47

      Boa tarde Jaqueline, que bom que gostou.

Deixe uma resposta