Análise estratégica de dados: 6 segredos para o sucesso de escritórios contábeis

Com o acelerado avanço da tecnologia e a possibilidade de acessar dados com uma rapidez extraordinária, o contato com as informações e seu uso no dia a dia transformaram completamente a forma como as empresas trabalham. E foi justamente a importância dessas informações que trouxe à tona a relevância da análise estratégica de dados para um posicionamento mercadológico de destaque.

Principalmente em razão de todos os avanços e das possibilidades trazidas pela tecnologia e pela informação, o mercado tem se tornado um campo cada vez mais competitivo. Por isso, tornou-se urgente a necessidade de reagir com rapidez às transformações que acontecem diante dos nossos olhos. Para agir com a mesma agilidade, é imprescindível contar com métodos, tecnologias e soluções que apoiem e permitam um trabalho eficaz.

Neste post, você vai descobrir como aproveitar a análise estratégica de dados no seu escritório contábil, usando ferramentas, dicas e metodologias focadas no que há de melhor em termos de gestão da informação e tecnologia. Confira!

1. Invista em tecnologia para gestão

Quando se fala em informação e análise estratégica de dados, o primeiro pensamento que vem à cabeça envolve a tecnologia. O que isso significa? Simples: que um não vive sem o apoio do outro! Assim, um escritório contábil que busca competitividade no mercado precisa se modernizar, investindo em softwares e tecnologias que tragam eficiência e qualidade para os serviços prestados.

Com o mundo se modernizando, o caminho não poderia ser outro: as empresas vêm buscando soluções cada vez mais rápidas para seus negócios. Os smartphones, por exemplo, já são itens de necessidade básica. A tecnologia já é realidade, já faz parte da vida das pessoas. Por essas e outras, adaptar-se a essa realidade é a única maneira de seguir se destacando diante da concorrência.

2. Conheça o Business Intelligence

Quando o tema é análise estratégica de dados, uma das primeiras metodologias que se destacam é o Business Intelligence. O BI, como também é conhecido, permite a união de diversos dados gerados pelo escritório contábil, possibilitando novas formas de enxergar diferentes áreas da empresa.

Além dos dados internos, que devem estar devidamente organizados, a inteligência de negócios também usa algumas informações externas para fazer uma boa avaliação do cenário. Alguns dados usados para esse fim são: comportamento do mercado, comportamento dos consumidores, contexto econômico e político do país, além do posicionamento da concorrência.

Essa estratégia se propõe a fazer uma análise aprofundada tanto dos dados internos como dos dados externos, com o objetivo principal de avaliar a real situação da empresa. Quais são suas necessidades e deficiências? A partir daí fica muito mais fácil buscar as melhores soluções para o negócio.

3. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico nada mais é que um estudo para mapear o negócio, pensando e fazendo planos de uma maneira tática. Elaborando um planejamento para seu escritório contábil, fica bem mais fácil organizar a gestão, uma vez que esse estudo esquematiza os objetivos, as deficiências e os pontos fortes que podem ser explorados no âmbito interno da gestão.

Pensar uma empresa estrategicamente permite ao gestor avaliar com mais clareza a situação do negócio, inclusive por meio da análise dos dados gerados internamente. Com o planejamento estratégico, é possível saber qual caminho seguir após ter em mãos os dados e sua respectiva análise.

4. Descubra os benefícios do data driven

Agora que você está pensando na análise estratégica de dados, precisa conhecer o data driven, que proporciona uma contabilidade orientada a dados. As decisões e ideias em um ambiente contábil que usa essa metodologia surgem a partir da avaliação das informações coletadas sobre o trabalho.

Dessa forma, é possível dizer que um escritório contábil que usa estratégias de data driven baseia sua tomada de decisões estratégicas exclusivamente em evidências obtidas por meio do trabalho realizado. Afinal, informação concreta e real é evidência. E uma decisão baseada em evidências tem muito mais chances de ser positiva para o negócio.

5. Foque nas mudanças do mercado

É o comportamento do mercado que orienta grande parte das ações estratégicas de um negócio. Por isso é tão importante estar por dentro do que acontece no meio contábil, entender como a concorrência está se comportando e que tipo de soluções o mercado está oferecendo para os escritórios que atuam no âmbito da contabilidade.

É responsabilidade do gestor do escritório conhecer o mercado, entender como otimizar as atividades e como produzir com eficiência e qualidade, tudo para garantir que o negócio se destaque dos demais. Um exemplo disso é a importância de conhecer as soluções em softwares contábeis.

Hoje em dia, é possível informatizar e integrar todas as informações que transitam em um escritório de contabilidade por meio de sistemas desenvolvidos especialmente para esse formato de empresa. Isso garante agilidade e eficiência, diferenciais que asseguram destaque perante a concorrência.

6. Invista na gestão das informações

Empresas e escritórios que lidam com uma quantidade muito grande de informações precisam estar atentos à forma como fazem o armazenamento, o controle e a gestão desses dados. Afinal, o principal capital de um escritório de contabilidade é justamente a informação gerada e armazenada diariamente em suas rotinas de trabalho. Por isso é tão importante que o gestor valorize e invista constantemente em sua gestão.

Isso significa que não basta comprar um sistema simples só para tapar o buraco. É imprescindível mapear a situação do negócio, avaliar o modelo de trabalho, elaborar um planejamento estratégico, entender a importância dos dados que transitam dentro do escritório, conhecer o mercado, investir em tecnologia, usar a inteligência de negócios e aproveitar a eficiência de todas as metodologias disponíveis sobre dados, usando-as em prol de uma gestão eficiente.

Com uma análise estratégica de dados e o uso da tecnologia por meio de softwares feitos especialmente para atender às necessidades do seu negócio, você garante o crescimento e a otimização das tarefas em seu escritório contábil. Está esperando o que para começar a modernizar e garantir o crescimento do seu negócio?

Agora que tal aprofundar seus conhecimentos sobre sistema contábil para entender como esse recurso pode ajudar no seu dia a dia? Baixe nosso e-book!

 

Related Posts

Como otimizar a força de vendas da sua empresa?...

#FeitadeGente – Wallace de Oliveira

Como preparar sua imobiliária para as mudanças...

Deixe uma resposta