Tomada de decisão: a importância da organização de dados

Pior do que não ter dados para uma tomada de decisão é possuí-los sem a certeza de que são confiáveis. Os dirigentes de empresas de todos os portes têm que acreditar que sua decisão será suportada por informações provenientes de dados seguros e garantidos.

Assim, cada vez mais, as empresas necessitam de uma base de dados organizada e estruturada. Isto possibilitará que os sistemas possam apresentar dados, gráficos e relatórios seguros e que norteiem a tomada de decisão pelos seus diretores.

Neste post você encontrará algumas informações sobre a importância da organização de dados para a tomada de decisão. Confira!

Dado: o bem mais valioso de uma empresa

Com o avanço das tecnologias, os dados, que, em um segundo momento, são transformados em informações, tornaram o mais importante ativo das empresas. Não raro é encontrarmos empresas totalmente virtuais que são mais valiosas do que megacorporações multinacionais. Os recentes exemplos são o Uber, o Facebook e a Airbnb, cujos valores de mercado superam grandes montadoras e grandes siderúrgicas.

Como um bem extremamente importante, os dados devem ter um tratamento cercado de cuidados para que toda tomada de decisão seja feita de maneira consciente e com a certeza da confiabilidade do seu conteúdo.

Para que tenhamos uma boa estrutura de dados, listamos a seguir alguns procedimentos que as empresas devem fazer:

Mapeamento de dados

Independentemente de a empresa ter um ERP de classe mundial ou mesmo um sistema básico de gerenciamento, deve fazer um mapeamento de seus dados e do seu interrelacionamento. Ter conhecimento das informações que precisam ser geradas e saber mapear como consegui-las e como manuseá-las é essencial para a administração de qualquer negócio.

Consistência dos dados

Todos os dados têm que ser consistidos e registrados de maneira correta e com os seus relacionamentos bem definidos e otimizados. Deve-se avaliar a existência de duplicidades e redundâncias. O dimensionamento das bases de dados também deve ser averiguado evitando estouro da capacidade de armazenamento.

Saneamento dos dados

Caso já exista uma base de dados em operação, sugere-se que a mesma passe por um saneamento de seu conteúdo. Isto significa uma atualização das informações registradas nos sistemas, para que os seus dados fiquem de acordo com as regras contábeis, fiscais e tributárias em vigor.

Ferramentas de busca

Além de uma base de dados bem organizada, bem estruturada e com seu conteúdo consistido e saneado, é necessária uma boa ferramenta de busca para facilitar o acesso às informações. Dependendo do ambiente, esta ferramenta já faz parte do próprio sistema.

Em algumas instalações pode ser que seja necessário o desenvolvimento de programas específicos para ajudar na tomada de decisão.

Apresentação de resultados

A partir das ferramentas de busca é importante que a apresentação das informações seja feita utilizando gráficos e quadros bem formatados. Isto facilita muito a tomada de decisão por ser de mais fácil interpretação.

Hoje em dia a tecnologia da informação permite o desenvolvimento de aplicativos cada vez mais amigáveis, facilitando a apresentação das informações. Porém, nada disto funcionará se os dados não estiverem organizados, estruturados e confiáveis.

Caso tenha gostado de nosso post, compartilhe nas redes sociais.

Alterdata Software Cockpit

Related Posts

O que é gestão orientada a resultados e por que

[INFOGRÁFICO] Afinal, qual a diferença entre NF-e e...

Por que você precisa otimizar sua rotina imobiliária...

Deixe uma resposta