ERP

Fique por dentro das principais facilidades dos sistemas de ERP online

4 Mins de leitura

A importância de adotar um sistema de gestão já é unanimidade entre empresas de todos os portes e setores. Não é à toa. Sistemas de ERP online oferecem facilidades diversas para os vários tipos de negócios, como implantação descomplicada, mobilidade, escalabilidade operacional e segurança nos dados.

Além de poder contar com recursos importantes para gerir o dia a dia do negócio, implantar um ERP deve ser considerado prioridade por algumas razões. Entre elas, adquirir maior controle financeiro, reduzir os seus custos com papel e tornar os dados da empresa mais transparentes. Fique por dentro das principais facilidades dos sistemas de ERP online!

Benefícios do ERP online

Os sistemas de ERP online oferecem várias vantagens para os negócios de todos os portes. Além de ser implantada com facilidade, a ferramenta tem diferenciais como mobilidade e segurança dos dados, e suas funcionalidades ainda podem acompanhar o crescimento da empresa. Confira as suas características!

Facilidade de implantação

Rapidez, eficácia e segurança na implantação do sistema são diferenciais do ERP online. O processo de implementação da ferramenta é simples. Com o apoio de um parceiro especializado, é possível colocar em funcionamento um sistema sob medida para o seu negócio em pouco tempo, otimizando os seus processos.

Mobilidade

Outra facilidade dos sistemas de ERP online é a mobilidade. Como a ferramenta é hospedada na nuvem, você pode acessar as informações estratégicas do negócio quando quiser, de onde estiver. Simples de usar, o sistema descomplica a rotina e facilita a gestão por sua acessibilidade.

Segurança

Esqueça a velha prática de armazenar dados estratégicos em planilhas diversas, que podem ser facilmente acessadas por qualquer um. Uma vantagem do ERP online é oferecer mais segurança para as informações. Os acessos podem ser personalizados para cada setor ou funcionário, o que evita o vazamento de dados.

Escalabilidade operacional

Sistemas de ERP online também oferecem a escalabilidade operacional. Na prática, isso quer dizer que a ferramenta pode crescer junto com a sua empresa.

Por ser modular, o sistema traz flexibilidade, com módulos que podem ser acrescentados conforme a necessidade da organização. Além disso, a estrutura também permite que o usuário cadastre a informação da maneira que for mais conveniente para o seu negócio. Dessa forma, a empresa não precisa gastar horas de trabalho e investir em programadores para contar com um sistema de ponta.

Centralização de informações

Outra facilidade dos sistemas de ERP online é centralizar todas as informações importantes para a gestão da empresa. Isso permite que os usuários tenham visão geral de todo o ciclo produtivo do negócio e, assim, alcancem maior controle sobre todo o fluxo de dados. Com poucos cliques, é possível ter acesso ao status da interação com o cliente, acompanhando desde a venda até a entrada do item ou do serviço.

Ao controlar o ciclo produtivo do negócio, é possível adotar ações rápidas se surgir algum obstáculo no processo — como se um produto estiver em falta ou caso aconteça algum problema de logística no transporte de determinado item.

Por que adotar um ERP online

Agora que você está por dentro das principais facilidades dos sistemas de ERP online, confira alguns motivos para adotar agora mesmo uma solução para a sua empresa. Entre eles, ter maior controle financeiro, reduzir os seus custos com papel e contar com mais transparência de dados. Veja!

Maior controle financeiro

Ao adotar um ERP online, você aumenta o controle financeiro da sua organização. Um sistema desse tipo reúne todas as informações necessárias para a gestão das finanças de uma empresa. Além disso, você otimiza as tarefas do dia a dia, com a automatização de certos processos — a geração de notas fiscais, por exemplo.

Outra vantagem do ERP é a redução de erros. Afinal, diferentemente do que acontece com planilhas de Excel (na qual os dados são inseridos de forma manual), um ERP funciona de maneira integrada. Seu acesso a informações financeiras diversas acontece em tempo real, o que leva a mais agilidade na tomada de decisões.

Redução de custos com papel

Outro motivo para adotar agora mesmo um ERP online é reduzir os custos que a sua empresa tem com papel. Com a implementação da ferramenta, as informações passam a ser disponibilizadas na nuvem, podendo ser acessadas nos mais diversos dispositivos, como celular e tablet. Dessa forma, não há necessidade de imprimir documentos.

Além de tornar os processos corporativos mais sustentáveis, você reduz custos e aumenta a segurança dos dados, que só poderão ser acessados por funcionários e departamentos autorizados, mediante o uso de senha.

Transparência de dados

Investir na implantação de um ERP online na sua empresa é uma forma de garantir também a transparência de dados. As informações, além de estarem centralizadas, estão acessíveis a todas as áreas interessadas. Isso facilita, por exemplo, quando um funcionário sai de férias. Como os dados estão na nuvem, outras pessoas podem assumir as suas atividades sem problemas.

A tomada de decisões também é aprimorada. Em um cenário em que a rotina é cada vez mais corrida e há a necessidade de gerir diferentes áreas do negócio, é essencial que o gestor conte com o devido suporte para decidir de forma acertada. Tendo acesso, em um só lugar, a dados estratégicos de diferentes setores da organização, tudo fica mais fácil.

Com um ERP online, isso é possível. Outro ponto a ser considerado é a otimização de certos processos, já que a integração é uma realidade. Ao implementar um sistema do tipo, você pode fazer uma venda, emitir a nota fiscal, autorizar a separação dos itens, dar a baixa no seu estoque e atualizar o sistema financeiro da empresa, tudo de maneira totalmente automatizada

Os sistemas de ERP online são soluções perfeitas para quem quer otimizar os processos da empresa e ter em um só lugar todas as informações estratégicas para a sua gestão.

Agora que você conhece as principais facilidades dos sistemas de ERP online, por que não investir em uma ferramenta do tipo para otimizar os processos da sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça soluções sob medida para o seu negócio!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ERP

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

4 Mins de leitura
Relatórios de Business Intelligence, precificação de produtos e assistente de compras são algumas das funções essenciais de um bom ERP para distribuidor.
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *