ERP

Conheça os 8 principais indicadores de produção industrial

4 Mins de leitura

Os indicadores de produção industrial são como bússolas que guiam o sucesso nas fábricas. Em outras palavras, medem desde o uso eficiente de matéria-prima até a produtividade por hora, sendo essenciais para direcionar metas e otimizar as etapa do processo fabril.

Neste artigo, revelamos os 8 principais indicadores de produção que não só impulsionam resultados, mas também abrem caminhos para um crescimento industrial duradouro. 

Não perca essa oportunidade de transformar sua operação e alcançar novos patamares de sucesso! Vamos juntos nessa jornada?

Como funcionam os indicadores?

Na prática, os indicadores transformam critérios de desempenho em números, viabilizando assim o controle total do seu negócio. Além disso, por meio desse acompanhamento, é possível entender o que motiva a estagnação e a queda na produção, traçar metas e acompanhar os resultados. 

Para entender melhor, alguns indicadores podem estar relacionados a:

  • Produtividade de máquina: métrica que relaciona o número de máquinas, o tempo trabalhado e o quanto foi produzido. Permite entender se a produção está suprindo as demandas, sem faltar ou sobrar. 
  • Lead Time: é o período de tempo que envolve todo o ciclo de produção, desde o pedido do cliente até a entrega do produto. A análise deste quesito é fundamental! Pois, ao reduzir o lead time, você minimiza desperdícios, otimiza processos, assegura entregas mais ágeis e mantém a qualidade para o cliente final.

Para escolher a melhor estratégia e entender como as métricas se relacionam, avalie os pontos abaixo. E lembre-se de manter uma auditoria constante, para entender as necessidades reais do seu negócio.

Quais os 8 principais indicadores de produção industrial?

Para te ajudar nesta tarefa, separamos os 8 principais indicadores de produção industrial.  Eles possibilitam uma visão geral do setor produtivo da sua fábrica e se conectam diretamente às outras métricas, facilitando a integração de informação. 

Confira: 

  1. Produção total: esse é um valor que seu PCP (Programação e controle da produção) deve entregar para você monitorar diariamente a produção, avaliando se está acima da meta ou não e, se não estiver, o que está sendo perdido e por que;
  2. Refugo: é o indicador de material a ser desprezado, “inútil”, que é resultante da produção. Geralmente produtos mal fabricados que não podem ser reprocessados ou restos de matéria-prima, aquilo que vai para o lixo. Sendo assim, sua indústria deve acompanhá-lo semanal ou mensalmente;
  3. Reprocesso: se refere aos produtos e materiais fora de especificação, mas que podem ser reprocessados, reaproveitados;
  4. OEE (Overall Equipment Effectiveness): trata-se de um indicador de desempenho das máquinas e equipamentos com o objetivo de determinar a produtividade de cada unidade em relação à sua capacidade produtiva, detectando também possíveis gargalos; 
  5. Índice de qualidade do fornecedor (IQF): índice extremamente importante para a produção, pois leva em consideração o fornecedor. Afinal, é necessário entender se o fornecedor está entregando a matéria-prima na hora certa, de acordo com sua estratégia de produção, se os insumos estão dentro dos ideais de qualidade da fábrica, entre outros fatores que afetam diretamente a sua entrega;
  6. Qualidade/Conformidade: é o indicador que mostra a relação dos refugos, de processos e erros de produção no geral que levam a descarte ou retrabalho, permitindo rever o andamento das etapas e aproveitar melhor o material;
  7. Takt time: ciclo de tempo ideal para o processo de produção de uma mercadoria na sua indústria considerando sua capacidade produtiva, necessidade de entrega para os clientes e outros critérios;
  8. Indicadores específicos do setor: essa categoria de métricas se refere aos principais valores do seu setor industrial em específico. Taxa de refugo de lingotes na metalurgia, prazos de validade na alimentícia ou na farmacêutica e viscosidade da borracha em fábricas de pneus são alguns exemplos.

Como controlar os indicadores de produção?

Ciente dos principais indicadores de produção, vamos à prática! Afinal, como controlar o seu negócio de maneira eficaz, garantindo praticidade, assertividade e integração? Bom, há quem inicie a sua empresa mapeando os alcances com planilhas, por exemplo. Esse trabalho manual pode até dar um norte no primeiro momento, mas seu resultado é limitado e o controle é manual.

Quem projeta um crescimento sem limites precisa de recursos profissionais que garantem a competitividade da sua indústria. E um dos pilares essenciais para esse controle é a utilização de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que integra e automatiza processos, proporcionando uma visão completa e em tempo real de toda a operação.

Vantagens de um ERP Industrial

Existem vários motivos para investir em um sistema ERP. Aqui estão algumas vantagens dessa ferramenta indispensável para a sua indústria:

  • Dashboards intuitivas atualizadas em tempo real, apresentando informações cruciais sobre o seu negócio, permitindo identificação proativa de desafios;
  • Sistema 100% web, facilitando o acesso aos dados de qualquer lugar; 
  • Integração total entre estoque, financeiro, linha de produção, expedição e armazenamento;
  • Rastreabilidade completa desde a entrada do insumo até a venda do produto final; 
  • CRM para apoio ao relacionamento com clientes e/ou fornecedores;
  • Emissão de Notas Fiscais, faturamento e toda gestão financeira;
  • Recursos adaptáveis ao crescimento do seu negócio. 

E se você deseja aproveitar as vantagens dessa ferramenta poderosa de gestão, nós temos uma boa notícia! O ERP Alterdata é destaque no mercado e pode desbloquear o potencial da sua indústria. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais transformar sua gestão de produção em uma máquina de excelência.

E para ficar por dentro das notícias que podem te ajudar a alavancar a sua fábrica, assine a nossa newsletter e siga as nossas redes sociais

Artigos relacionados
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ERP

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

4 Mins de leitura
Relatórios de Business Intelligence, precificação de produtos e assistente de compras são algumas das funções essenciais de um bom ERP para distribuidor.
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *