NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Tecnologia

Como promover a segurança de dados da minha empresa?

4 Mins de leitura

A segurança de dados é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa. Entretanto, a maioria dos empresários não costumam dar a devida atenção a esse ponto ou acabam executando algumas práticas que não proporcionam uma segurança efetiva nesse elemento.

Geralmente, a preocupação com os dados de um negócio surge, justamente, quando pessoas de má índole invadem seus servidores, sequestram essas informações ou, simplesmente, quando algum acontecimento alheio à sua vontade acaba danificando os equipamentos.

No artigo de hoje, mostraremos quais são os principais riscos de não investir em segurança de dados para o seu negócio, bem como os principais problemas que podem acontecer se você negligenciar essa área de sua empresa. Confira!

Segurança de dados: os riscos de não investir nela

A tecnologia contribuiu bastante para o desenvolvimento do mundo empresarial. Nesse cenário, não há mais como pensar em um negócio totalmente desvinculado dela. Muitas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas são executadas, exclusivamente, com o apoio de recursos tecnológicos.

Além disso, modernas ferramentas contribuíram para tornar o trabalho mais ágil e integrado, possibilitando aos gestores acesso às informações valiosas sobre o seu negócio em apenas alguns segundos, com poucos cliques de distância.

Entretanto, juntamente às maravilhas proporcionadas pela tecnologia, surgiu um novo tipo de crime que, em resumo, podemos definir como uma espécie de sequestro de dados.

Como as empresas passaram a armazenar informações importantes em servidores ou computadores mais simples, geralmente conectados à internet, elas abrem brechas para entrada de pessoas mal-intencionadas que roubam dados com o objetivo único de obter dinheiro dos proprietários.

Com o efeito, um empresário que não investiu em segurança de dados para economizar ou reduzir os custos do seu negócio, teria um problema muito maior pela frente. Afinal, estaria refém de pessoas que podem, a qualquer momento, apagar todos as suas informações, caso o pagamento do resgate não seja feito.

Consequências legais da perda de dados

Além do transtorno que o sequestro de dados gera, não podemos nos esquecer das consequências legais que isso pode gerar para o seu negócio. Além de ter que pagar para recuperar as informações, você ainda correrá o risco de sofrer sanções pela falta de determinados documentos.

Por exemplo, caso seja necessário apresentar os arquivos XML em um processo de fiscalização e os seus dados estiverem mantidos criptografados, é bem provável que você tenha problema com o órgão fiscalizador — que não terá outra alternativa senão notificá-lo e até mesmo multar a sua empresa pela falta de apresentação desses documentos.

Além disso, devemos destacar o fato de que, sem os dados, a gestão ficará totalmente comprometida. Isso porque não será possível analisar cenários e relatórios sem a ajuda de informações de seu negócio.

Ransomware e os riscos para o seu negócio

O Ransomware é o nome dado para um tipo de software malicioso (malware) que é instalado acidentalmente em um computador e, depois disso, passa a criptografar todos os dados armazenados nele. Com isso, ele impede que qualquer usuário tenha acesso aos arquivos.

Esse é o popular “sequestro de dados” que mencionamos em outro tópico deste artigo. Para liberar os seus arquivos, o sequestrador cobra um resgate que, na maioria das vezes, deve ser feito em moeda virtual (como os bitcoins, criptomoedas que causaram debates no mercado nos últimos anos). Caso não seja feito, sua empresa simplesmente perderá essas informações valiosas.

Descobrindo se você foi uma vítima

A descoberta desse tipo de ataque é muito simples. Em um dia normal de trabalho, ao tentar abrir um arquivo, você receberá uma mensagem contendo o passo a passo para liberar seus dados, bem como a forma de pagamento exigida.

A partir desse momento, torna-se impossível abrir qualquer arquivo que esteja armazenado no computador ou servidor que foi vítima do ataque.

As ações necessárias a serem tomadas após o ataque

Caso você não tenha nenhum backup de segurança, será necessário avaliar a possibilidade de ceder à chantagem dessas pessoas e cumprir com as exigências. Afinal, as consequências pela perda dos seus dados podem ser consideravelmente maiores que o resgate cobrado.

Entretanto, existe algumas praticas que você pode adotar ainda hoje para evitar que esse tipo de problema venha a acontecer em sua empresa — mas isso será assunto para o nosso próximo tópico.

Prevenção de ataques

Embora seja difícil estar 100% protegido, existem algumas práticas que possibilitarão que você pelo menos não pague o resgate, caso seus dados sejam sequestrados.

Inicialmente, o ideal é evitar que esses softwares maléficos cheguem aos computadores da sua empresa. Para isso, o ideal é criar um controle de acesso a sites e investir na restrição de e-mails ou arquivos que possam apresentar qualquer risco para os servidores.

Isso pode ser facilmente parametrizado com as ferramentas de proteção existentes no mercado. Além disso, você também pode difundir entre seus colaboradores a política de segurança máxima, incentivando-os a desconfiar de possíveis ataques de hackers.

Por fim, uma das estratégias mais poderosas para evitar esse tipo de problema e blindar os seus dados de ataques do Ransomware é o backup. Empresas que mantêm seus dados devidamente armazenados em outras mídias, especialmente na nuvem, têm um risco consideravelmente diminuído.

Mesmo que ocorra um ataque em seus servidores, se você tiver uma boa política de backup e utilizar as ferramentas ideais para fazer esse processo, sua empresa não sofrerá com possíveis invasões. E o melhor: não será necessário pagar resgaste dos seus dados.

Isso porque esses dados estarão protegidos e armazenados em outros locais, bastando que você elimine o malware do computador e reinsira todas as informações novamente, sem riscos ou prejuízos para a sua empresa.

Como vimos, investir em segurança de dados é uma estratégia crucial para ter sucesso em um negócio. Esse tipo de investimento deixará sua empresa protegida contra invasores e, até mesmo, problemas ocorridos no dia a dia que podem danificar suas máquinas.

Você quer saber mais sobre o processo de backup e outras formas de manter seu negócio sempre protegido? Então confira agora mesmo como elevar a segurança de dados da sua empresa a outro nível.

Artigos relacionados
AlterdataTecnologia

Verdadeiro ou Falso da LGPD: "O aceite da política de privacidade é forma de coleta de consentimento"

4 Mins de leitura
00Se você caiu de paraquedas nesse artigo, recomendamos que olhe as postagens anteriores sobre a LGPD para entender melhor sobre o que…
Tecnologia

Trabalho remoto: como fazer segurança de dados

4 Mins de leitura
00Estamos passando para uma das fases mais difíceis não só de saúde, mas nos negócios e economia em geral. Diante desta dificuldade…
Tecnologia

Inteligência Artificial na contabilidade: confira as principais tendências

4 Mins de leitura
00Não é nenhuma novidade que a tecnologia está trazendo transformação digital aos mais diversos segmentos do mercado e, com isso, gerando novas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.