Por que optar por um ERP customizável no setor contábil?

Como gerente contábil, você já deve ter percebido o quanto a tecnologia pode contribuir com seu cotidiano, certo? E um Enterprise Resource Planning (ERP) customizável é um ótimo exemplo de como soluções tecnológicas podem desburocratizar e simplificar a execução de inúmeras tarefas, trazendo mais eficiência e precisão ao setor.

Mas você sabe o que é e quais são as contribuições que um software como esse pode trazer para seu dia a dia? Pensando justamente nessa dúvida nada incomum é que resolvemos elaborar este post. Continue acompanhando para conhecer os principais benefícios de contar com o auxílio de um ERP customizável no setor contábil!

Afinal de contas, o que é um ERP customizável?

Antes de mais nada, é interessante que você compreenda melhor o que é um ERP customizável. Basicamente, essa solução foi desenvolvida para automatizar os processos do negócio, com destaque para os procedimentos contábeis.

Assim, quando falamos em software customizável, estamos nos referindo à aplicação que tem como característica a capacidade de se adaptar às necessidades da empresa. Falamos, portanto, de um ERP que atende perfeitamente às demandas do negócio e é totalmente personalizável.

Ao adquirir um programa como esse, a empresa tem acesso a uma tecnologia pré-formatada, mas que possibilita inúmeras opções de personalização. E essa flexibilidade tem sido muito importante para os resultados dos negócios, uma vez que os recursos e as funções são sempre os mais adequados a suas necessidades operacionais.

Por que optar por essa solução no setor contábil?

Como dissemos brevemente no tópico anterior, um ERP customizável é aquele que pode ser personalizado de acordo com as necessidades do negócio. Com essa definição, fica claro que a solução pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. E o setor de contabilidade não fica de fora. Veja agora mesmo por que você deve adotar um software adaptável no seu escritório!

Disponibilidade de integração a outros sistemas

O bom exercício da contabilidade depende de inúmeros dados e diversas informações relevantes que nem sempre estão concentrados em um só local. Por isso, contar com um aplicativo personalizável pode ser uma grande ajuda.

Esse modelo tem a capacidade de se integrar a outros programas e aplicativos usados pelo escritório de modo a assegurar mais segurança e agilidade na tomada de decisões. Afinal, com essa solução, o trâmite das informações não só é muito mais rápido como apresenta baixa incidência de erros comuns aos processos manuais.

Além do mais, é importante frisar que essa integração pode se dar tanto em relação a programas da própria empresa como a sistemas de terceiros. Basicamente, portanto, você passará a ter acesso a tudo de que precisa para fazer a contabilidade funcionar corretamente em seu negócio!

Funções alinhadas a suas necessidades

Se seu negócio já faz uso de um ERP padrão, é bem possível que tenha percebido como nem sempre é possível concluir suas tarefas nesse programa. Nesse contexto, é comum faltar algum campo ou informação importante, sendo necessário recorrer a outro programa como complementação.

Evidentemente, tudo isso gera perda de tempo e, como consequência, reduz a produtividade no setor. Pense bem: usar diversos programas para executar um único procedimento não é uma estratégia nada inteligente, que aumenta significativamente as chances de ocorrerem falhas e erros nos processos.

Por outro lado, a implementação de um ERP customizável minimiza esses possíveis problemas decorrentes da limitação dos programas padronizados, permitindo que a equipe tenha à disposição todas as telas, funções e aplicações necessárias para fazer um bom trabalho.

Melhorias na comunicação e produtividade

Para que uma empresa seja produtiva e rentável, é importante que todos os setores tenham um desempenho exemplar e saibam se comunicar. Como cada área tem uma relevância especial, é a perfeita integração entre elas que permite o sucesso corporativo. A comunicação entre os setores é, assim, crucial para alavancar resultados globais.

Quando um cliente faz um pedido, por exemplo, é importante que os times de vendas, estoque, finanças, contabilidade e logística estejam alinhados e prontos para cumprir seu papel nessa tarefa. Só assim, em perfeita sintonia, é que as expectativas do público conseguem ser superadas.

Aí entra, mais uma vez, um software personalizável, que auxilia na execução de todas essas etapas, fazendo com que os colaboradores se dediquem mais às atividades estratégicas, deixando toda a burocracia a cargo do sistema.

Rapidez no retorno sobre o investimento

Como você certamente sabe, o retorno sobre o investimento é uma métrica muito importante para a tomada de decisões empresariais, pois define se o investimento é ou não interessante para o negócio. Nesse contexto, precisamos ressaltar que a aquisição de um sistema ERP customizável possui um excelente retorno!

Em resumo: os benefícios conquistados com tal solução tecnológica são rapidamente percebidos. Dessa forma, em muito pouco tempo, a empresa já consegue desfrutar de uma considerável vantagem competitiva no mercado.

Redução dos custos com treinamento

Toda tecnologia implementada no cotidiano empresarial exige treinamento de pessoal. Afinal, é importante que os colaboradores estejam familiarizados com o programa e saibam operá-lo corretamente. No entanto, no caso de um ERP customizável, os gastos com o treinamento são bastante reduzidos.

Isso acontece porque, como o programa é feito para agilizar o dia a dia de cada setor, está naturalmente mais próximo da realidade dos colaboradores. Em outras palavras: não é um programa altamente complexo e repleto de procedimentos desnecessários. Na verdade, ele tem exatamente tudo de que a equipe precisa para manter a contabilidade do negócio em dia. Por isso, a compreensão e a operação dos comandos é simplificada.

Sem sombra de dúvida, essa é uma vantagem expressiva proporcionada pela solução, já que a redução de custos é um objetivo comum de empresas de todos os portes e áreas de atuação. Lembre-se que, diminuindo custos, o negócio é capaz de ampliar sua competitividade e rentabilidade.

Como você pôde ver, um sistema ERP customizável é uma ferramenta essencial não só para a área de contabilidade, mas para todo o negócio! Como cada empresa possui dinâmicas e necessidades diferentes, é interessante contar com o auxílio de tecnologias adaptáveis a suas demandas, que favoreçam um crescimento saudável. Que tal começar por processos contábeis organizados e produtivos?

E então, o que achou dessa tecnologia? Sua empresa já faz uso de um software ERP customizável? Caso tenha se interessado e queira desfrutar de todos esses benefícios, entre em contato conosco!

 

Related Posts

[INFOGRÁFICO] Afinal, qual a diferença entre NF-e e...

Por que você precisa otimizar sua rotina imobiliária...

Como evitar gastos desnecessários no setor de compras?

Deixe uma resposta