ERP

Entenda como ERP ajuda a reduzir custos da sua empresa

4 Mins de leitura

Em tempos de transformação digital, a implantação de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Empresarial) é uma decisão estratégica indispensável para as organizações. Ela possibilita que as empresas mantenham suas informações ainda mais organizadas, além de otimizar e integrar seus processos.

Todas essas vantagens impactam diretamente o resultado das operações do negócio e aumentam sua competitividade no mercado, o que possibilita que haja uma melhora nas finanças. Continue com a leitura e entenda, em detalhes, como ERP ajuda a reduzir custos em sua empresa!

Como ERP ajuda a reduzir custos da sua empresa?

A seguir abordaremos algumas das vantagens do ERP e como elas influenciam na saúde financeira dos mais diversos setores do seu negócio. Acompanhe!

Diminuição de erros

Uma das principais vantagens de adotar um sistema ERP na sua empresa é diminuir substancialmente o número de erros humanos e, consequentemente, a necessidade de retrabalho. Ao implantar a ferramenta, vários processos do negócio passam a ser automatizados. Assim, reduzem-se as chances de falhas ocasionadas por distrações comuns no dia a dia — como o registros  incorretos ou a falta de atualização de dados.

A adoção do software também permite que os funcionários destinem menos tempo para tarefas operacionais e possam se dedicar a execução de atividades estratégicas para o negócio, alavancando os resultados da organização.

Otimização da produtividade

Contar com um ERP como aliado em sua empresa significa que as informações passarão a ficar centralizadas e, principalmente, visíveis a todos os funcionários — caso eles tenham a devida autorização de acesso. Ter os dados disponíveis no sistema facilita, por exemplo, que outras pessoas executem as atividades dos funcionários ausentes, por férias ou licença, sem dificuldades.

Além disso, a plataforma garante maior dinamicidade às tarefas cotidianos, define fluxos de trabalho mais conectados e acaba com os gargalos da produção. Com a integração de diversas áreas e sistemas, a ferramenta permite vender, emitir nota fiscal, autorizar a separação do produto, dar baixa no estoque e fazer o registro no sistema financeiro do negócio de forma automatizada. Como resultado, há uma maior agilidade no processo e redução no prazo de entrega dos produtos aos clientes.

Gestão de estoque

Administrar o estoque com eficácia é essencial para qualquer empresa. Um bom gerenciamento determina a disponibilidade de produtos à venda para o cliente e influencia diretamente no fluxo de caixa e capital de giro do negócio.

Apesar de ser uma tarefa extremamente importante para os resultados da empresa, podem haver algumas falhas no percurso. Erros são recorrentes na hora de definir a quantidade de itens a serem solicitados para os fornecedores ou mesmo na decisão de compra de produtos que não podem faltar no estoque, o que leva a perdas financeiras.

Adotar um ERP é uma forma de evitar possíveis prejuízos. O sistema permite saber, com poucos cliques, quais são os itens com maior saída e aqueles que não apresentam bom desempenho nas vendas. Outro recurso útil é poder antecipar, por meio da análise de dados , os períodos do ano em que determinadas mercadorias são mais vendidas.

Geração de relatórios e indicadores precisos

O ERP auxilia na geração de relatórios e indicadores precisos. Ao investir em um software de gestão, você garante a transparência dos dados e certifica-se de que eles estarão sempre corretos e atualizados. Com esse sistema a sua disposição, a liderança passa a fazer escolhas mais rápidas e também mais acertadas  — considerando que têm embasamento em informações completas e confiáveis.

Nesse processo, é possível definir KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Performance) para monitorar como as diferentes áreas da empresa estão se desenvolvendo. Podem ser acompanhados, a partir dessa métrica, o desempenho dos setores financeiro e de logística, por exemplo. No mais, também é possível fazer uma análise mais profunda, envolvendo os clientes, fornecedores e parceiros.

Controle do orçamento

É impossível falar de redução de custos sem mencionar as melhorias que o ERP traz para o controle do orçamento da empresa. Nem sempre será viável fazer essa gestão por meio de planilhas eletrônicas ou manuais. Com o apoio do sistema, o líder pode analisar, em tempo real, as informações financeiras do negócio, com acesso a dados como fluxo de caixa, contas a pagar, a receber e preço dos produtos.

O gerenciamento fica mais simples com o apoio do software de gestão, auxiliando a tomada de decisões como a redução de custos para equilibrar o fluxo de caixa ou, até mesmo, novos investimentos na expansão do negócio.

Sustentabilidade

Esse é outro aspecto que torna o software de gestão importante para as empresas. Ao adotar um ERP online você pode tornar o negócio mais sustentável em diferentes âmbitos. Um exemplo prático é a redução significativa da emissão de papéis — o que diminui os gastos com o material e o impacto ao meio ambiente.

Isso porque, com a implementação da ferramenta, os dados passam a ficar disponíveis na nuvem. Assim, o acesso pode ser feito dos mais diversos dispositivos, como notebook, tablet e celular, fazendo com que a impressão de todo e qualquer documento deixe de ser necessária.

Mesmo um ERP para microempresas tem todos os recursos necessários para tornar os processos do negócio cada vez mais sustentáveis, eliminando gastos e aumentando substancialmente a segurança dos dados corporativos.

Como você pôde perceber, o software de gestão garante que a produção fique mais rápida, sem abrir mão da qualidade — muito pelo contrário, ele ainda aperfeiçoa a performance da organização. Tudo isso de forma prática!

Agora que você já sabe como ERP ajuda a reduzir custos da empresa, não deixe de considerar a adoção dessa ferramenta para melhorar ainda mais os resultados do seu negócio. A boa notícia é que a implantação do sistema é perfeitamente possível para todos os portes de empresas, diferente do que diz um dos mitos sobre ERP — que convencionou que o sistema só pode ser usado por grandes corporações.

Aproveite e entre em contato com a gente para tirar suas dúvidas e conhecer as nossas soluções corporativas. Certamente temos opções sob medida para seu negócio!

300 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ERP

Quais são os tipos de ERP que existem e como escolher?

6 Mins de leitura
Os sistemas de gestão integrada são ferramentas de ponta, que têm demonstrado grande potencial de favorecimento ao crescimento das empresas. Mas antes…
ERP

Quanto custa um ERP? Descubra e veja se vale a pena!

4 Mins de leitura
Quando o assunto envolve gestão empresarial, é inegável que avanços e evoluções ocorreram nos últimos anos — e isso ainda vem acontecendo…
ERPVarejo

Descubra o ERP for Me, o ERP para pequenas empresas

5 Mins de leitura
Você é MEI, ME ou tem um pequeno negócio? Ter um ERP para pequenas empresas pode ser fundamental para seu sucesso. Conheça o ERP for Me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.