Redução de custos: 5 despesas que sua empresa deve cortar agora

O sucesso de uma empresa depende, primordialmente, da combinação entre geração de caixa, investimentos rentáveis e corte de despesas. Quando se fala em diminuir os gastos, as ações que você vai tomar na redução de custos, apesar de causarem um desconforto no início, serão essenciais para manter o fluxo de caixa saudável e abrir caminho para grandes resultados em seu negócio.

Acompanhe nossa postagem, pois vamos listar as 5 despesas que você pode cortar agora!

1. Papel e impressão

À primeira vista, resmas de papel e recargas de toner parecem não serem muito onerosos — mas, se você considerar todo o gasto direcionado a essas despesas em um mês, você perceberá que está desperdiçando bastante dinheiro. O grande problema aqui é o uso indiscriminado, ou seja, a quantidade de impressões de documentos irrelevantes fisicamente.

Reúna a equipe e mostre a importância de economizar esses recursos, não apenas de um ponto de vista de redução de custos empresariais, mas também pelo fator ambiental. Hoje em dia, é muito mais eficiente compartilhar um arquivo em PDF, fazer uso de softwares de gestão, encaminhar um e-mail ou utilizar recursos de computação em nuvem.

2. Copos descartáveis

A água e o cafezinho nunca pareceram grandes vilões no orçamento da sua empresa, não é? Porém, quando associados ao uso descontrolado dos copos descartáveis, a redução de custos deve ser urgente.

Peça para que o time “adote” um copo, em vez de utilizar vários deles em um único dia de trabalho. Se tiver um pouco de dinheiro em caixa e quiser fazer melhor ainda, que tal presentear os colaboradores com canecas personalizadas e eliminar, de vez, o uso dos copos descartáveis?

3. Telefonia

O uso do telefone vem diminuindo com o passar do tempo, mas, se essa é uma ferramenta ainda bastante utilizada em sua empresa, é recomendável rever essa necessidade.

Se esse for um meio de comunicação indispensável, verifique se o plano contratado com sua operadora é mesmo adequado ao perfil do seu negócio e a quantidade de ligações realizadas. Caso prefira diminuir o uso do telefone, saiba que a comunicação via internet pode ser uma alternativa igualmente eficiente, através de softwares como o Skype, por exemplo.

4. Horas extras

Intervalo entre um trabalho e outro, conversas no corredor, pausas para um café e, no fim das contas, metade da sua equipe fazendo hora extra ao término do expediente normal. A questão é que você precisa cumprir a legislação trabalhista e pagar um adicional sobre esse tempo extra.

Quando a demanda realmente pede que a turma dedique um pouco mais de tempo no cumprimento das tarefas, a hora extra realmente é válida. Porém, caso você note que os resultados não estão satisfatórios por conta de um mau aproveitamento do tempo normal de trabalho, reúna os gestores e, juntos, promovam uma mudança de cultura na empresa.

5. Marketing

O marketing é dispensável? Não mesmo, mas existem maneiras de aplicar uma redução de custos em suas estratégias, pois você pode estar impactando um público que não tem o menor interesse em se relacionar com sua empresa.

O marketing digital, atualmente, é a melhor alternativa para garantir uma promoção segmentada para o seu público-alvo, e tudo isso com baixo custo. A internet é seu principal aliado nesse momento, através de blogs, e-mail marketing e redes sociais. Você vai precisar gastar em anúncios com o Google, Bing ou Facebook, mas é um valor bem menor quando comparado com a mídia tradicional.

Implantar uma redução de custos não é tarefa fácil, pois requer uma carga de mudanças que, inicialmente, podem ser de difícil adaptação por todos que compõem a empresa. No entanto, com a cooperação da equipe, os resultados serão vistos no longo prazo, com um ganho em competitividade no mercado e um aumento nas vendas, o que, no fim das contas, beneficiará todo mundo.

Você está passando por um momento de corte de despesas? Como vai indo a sua empresa nesse momento? Conte aqui nos comentários!

Related Posts

5 razões para usar um aplicativo na administração do...

Guia para integração da informação e melhoria da...

SPED Fiscal: como atender vários clientes com essa...

Deixe uma resposta