NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Gestão Contábil

O guia de marketing digital para contadores: 5 estratégias para seguir

5 Mins de leitura

Você já parou para pensar que a mesma oportunidade que o meio online vem trazendo para vários setores de serviço também pode servir para o seu negócio? O marketing digital para contadores é uma tendência cada vez mais relevante e necessária para quem quer se destacar.

Em um cenário em que 80% das empresas estão apenas começando nessa estratégia, e práticas simples como e-mail marketing estão se provando muito eficazes, quem agarra a chance hoje pode sair na frente dos concorrentes.

Veja, então, 10 dicas que vão ajudar muito. Preparamos 5 estratégias para adotar e 5 erros para não cometer se você quer colocar seu negócio na ponta dessa nova era digital. Confira!

5 estratégias de marketing digital para contadores

O marketing digital diz respeito a todas as estratégias, ferramentas e técnicas para uma empresa se divulgar em canais online — principalmente para o público a ser atingido, mas até mesmo para seus próprios funcionários (prática conhecida como endomarketing).

Como mais de 90% dos usuários brasileiros de internet usam redes sociais, o meio vem se tornando mais importante para a comunicação do que formas tradicionais de propaganda.

Ou seja, investir em marketing digital é aumentar o alcance da sua mensagem e atrair leads mais qualificados que podem se tornar clientes no futuro.

Mas como conseguir esse poder de atração? Atualmente, são 5 os pilares que norteiam esse tipo de estratégia. Veja quais são!

1. Site

Parece um pouco exagerada esta afirmação, mas acredite: hoje, quem não tem um site não existe para o público. Conhecer a empresa e seus serviços pela internet é um passo comum para o cliente do futuro, e frustrá-lo logo de cara vai atrapalhar seus planos de crescimento.

Por isso, tenha no mínimo uma página institucional que sirva de vitrine para seus diferenciais, e ofereça canais diretos de contato. Ele será como um para-raios para sua estratégia digital, atraindo e convertendo os clientes.

2. Blog

O seu objetivo principal é atrair pessoas para seu site e convertê-las. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é um chamariz orgânico.

A ideia é ter um blog com textos educativos sobre assuntos que sejam de interesse do seu público. Ao mesmo tempo que você cria uma aura de autoridade para a sua marca, você gera volume de visitas e consegue trabalhar a capacitação de novos leads de dentro do seu site.

3. Ads e SEO

Como um possível cliente encontra a empresa na internet? Com pesquisas em redes sociais e no Google. Se o seu perfil e site aparecem entre os primeiros resultados dessas buscas, você tem muito mais alcance que outras companhias, até das grandes do ramo.

Você pode fazer isso de duas formas:

  • pagando por anúncios que apareçam nessas pesquisas (os chamados ads);
  • desenvolvendo uma estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO). Trata-se de criar conteúdo focado na visibilidade do seu blog e do seu site quando o lead vai atrás de palavras-chave relevantes (como “contabilidade” ou “escritório de contabilidade online”).

4. E-mail marketing

Como dissemos lá em cima, o e-mail é um dos canais mais utilizados por empresas no marketing digital, exatamente por sua eficiência.

Com ferramentas adequadas, é possível automatizar e customizar as mensagens que cada lead recebe, tratando de interesses e trazendo valor para propostas dentro de cada nova mensagem.

Com um bom trabalho, os e-mails geram muita conversão com um investimento bem menor do que outros canais.

Powered by Rock Convert

5. Presença em redes sociais

Se praticamente todos os brasileiros estão nas redes sociais, sua empresa também precisa estar lá. A melhor forma de fazer isso é criar uma personalidade, marketing que interaja com o público em potencial.

Instagram, Facebook, Twitter, quanto mais melhor. Só fique de olho na importância de ser coerente na linguagem e não ser invasivo na hora de falar sobre o seu serviço.

5 erros que não podemos cometer no marketing digital

Já listamos as principais estratégias para entrar nessa disputa pela ponta do mercado digital. Agora, é hora de pesquisar mais a fundo e planejar cada uma delas. Mas, antes, vamos deixar claros os 5 erros que você não vai poder cometer. Veja a seguir!

1. Produzir conteúdo sem uma persona em mente

A persona é um personagem fictício criado para resumir um perfil ideal de público — idade, gostos, rotina, dores, necessidades etc.

Quando você fala, seja no blog ou na rede social, deve falar para esse personagem. Assim, evita mandar mensagens conflitantes ou irrelevantes que podem até afastar as pessoas que estavam mais perto de se tornarem clientes.

2. Copiar conteúdo

Isto aqui é óbvio, mas acontece muito na internet. Se tem tanto conteúdo disponível, ninguém vai perceber se eu copiar o post de um blog de 2014 e mudar umas palavras, certo?

Errado! Copiar textos é uma prática terrível, passível de punição pelos mecanismos de busca como o Google. Além disso, quando descoberta, mancha a imagem de autoridade em contabilidade que você construiu com tanto esforço.

3. Deixar de atualizar blogs e redes sociais

Crie uma escala para publicação de conteúdo. Se você abandona seus perfis e seu blog por muito tempo, eles não só deixam de ser interessantes para seus leads como perdem posições importantes nos mecanismos de busca.

4. Não pensar em responsividade

A navegação mobile já está superando o uso da internet em computadores. Por isso suas páginas precisam ser pensadas para funcionar em qualquer tamanho de tela. Parece secundário, mas a experiência de navegar pode ser a diferença entre um cliente que compra com você ou vai parar no site do concorrente.

5. Não interagir com questões do público

Se você está presente na internet, tem que assumir a responsabilidade da comunicação. Isso significa nunca deixar interações sem resposta — sejam perguntas, sugestões, elogios ou reclamações.

Inclusive, um cliente insatisfeito com um serviço pode ser a oportunidade perfeita para atender bem, resolver a questão e transformá-lo de um detrator para um promotor da sua marca.

O marketing digital como estratégia de escritórios online

Se você está se interessando nessas estratégias, por que não ir além? Essas práticas estão crescendo no setor exatamente por alinharem com um novo movimento de mercado: a consolidação dos escritórios de contabilidade online.

Quem tem uma presença digital forte consegue atrair um perfil de cliente muito lucrativo. São pessoas que preferem buscar esse tipo de serviço pela internet, pagando até melhor pela comodidade e eficiência do modelo.

A mudança de canais de comunicação e de venda é o que está tornando o marketing digital para contadores tão importante. Quem não investe em inovação na contabilidade não aparece para o consumidor do futuro.

Portanto, estude mais sobre os 5 pilares e evite os 5 erros que listamos neste texto. Conheça melhor esse público e planeje como alcançá-lo. E, claro, talvez seja hora de buscar sistemas capazes de sustentar a operação de um escritório online que investe em marketing digital.

Quer entender melhor quais são as vantagens de utilizar esse tipo de solução? Neste artigo você vai encontrar tudo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
11 Artigos

Sobre o autor
Head of Marketing na Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
ContabilidadeGestão Contábil

8 estratégias essenciais para evitar o calote do cliente

5 Mins de leitura
0 0 Gerenciar um negócio é bastante desafiador, e um dos maiores obstáculos é evitar o calote do cliente. A empresa fica…
ContabilidadeGestão Contábil

Entenda como usar o Clubhouse para contadores

4 Mins de leitura
0 0 Usar o Clubhouse para contadores pode ser uma excelente forma de melhorar a performance nos negócios, além de ser um…
ContabilidadeGestão Contábil

Como oferecer seus serviços como freelancer contábil?

4 Mins de leitura
0 0 Trabalhar como freelancer contábil é uma alternativa para profissionais de um segmento cada vez mais concorrido, no qual a oferta…

2 comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.