Saiba como o sistema de força de vendas pode impulsionar seu negócio

Se sua empresa conta com vendedores em campo, como você controla e gerencia o trabalho deles? É possível acompanhar de perto esse tipo de função, de maneira integrada, mesmo tendo colaboradores espalhados geograficamente pela cidade, estado ou até o país?

A resposta para isso está na tecnologia, mais especificamente em um sistema de força de vendas. Se você ainda não conhece esse tipo de aplicativo, entenda o que é e o que ele pode fazer pelo seu negócio. Boa leitura!

O que é um sistema de força de vendas?

Um sistema de força de vendas é uma aplicação em forma de serviço ou software. Ele trabalha na automação e estruturação de rotinas de vendas externas, conectando vendedores ao sistema centralizado da empresa.

Geralmente, é oferecido dentro de um sistema ao qual todos os vendedores têm acesso por dispositivos mobile. Dessa forma, eles podem acompanhar informações atualizadas sobre preços, comunicar-se com outros setores para tentar negociar condições melhores e realizar pedidos de dentro da própria aplicação.

Ou seja, ele é um facilitador para as pessoas que estão ativamente conseguindo clientes, com o apoio logístico, administrativo e financeiro que crie as oportunidades em tempo real para cada um deles.

Quais são os principais benefícios desse sistema?

Existem algumas vantagens muito impactantes na adoção de um sistema de força de vendas, percebidas pelo gestor desde o primeiro dia de implementação. Veja a seguir como essa aplicação se transforma em melhorias práticas para essa relação na rotina dos vendedores.

Comunicação em tempo real entre vendedor e empresa

Hoje existem várias formas de se comunicar com a equipe externa: telefone, apps de mensagens, apps de voz. Mas o que esse tipo de solução não traz é inteligência para a relação entre vendedor empresa.

Manter essa relação em um sistema de força de vendas ajuda a incrementar a comunicação em tempo real com dados e processos integrados no sistema. Essas conversas também podem ser registradas para análise posterior e para o aprimoramento de técnicas de venda.

Mais armas para negociar

Com esse sistema, o vendedor tem contato com a empresa e acesso a todos os dados, processos e possibilidades — tudo isso em tempo real. Dessa forma, ele tem mais liberdade para negociar preços, descontos e condições durante uma venda.

Muitas conversões podem ser asseguradas com ação rápida que demonstre preocupação em agradar o cliente, além da confiança de que o agente externo tem poder para ceder em pontos que o favoreçam. Essa pode ser a diferença entre uma venda perdida e um novo consumidor fidelizado.

Integração com o ERP da empresa

Tudo isso é possível porque sistemas de força de vendas se integram com o ERP do negócio — algo que é potencializado quando a fornecedora dos dois serviços é a mesma.

Com esse tipo de centralização de dados, o gestor consegue repassar automaticamente mudanças de estratégia para seus vendedores. Ao mesmo tempo, ele controla sua produtividade e pensa em como otimizar o trabalho de todos.

Ou seja, um ERP com sistema de força de vendas é uma solução completa, que aborda todas as características presentes em um negócio de sucesso: inteligência, estratégia e automação de gestão.

Vendas mais rápidas e eficientes

O resultado de comunicação em tempo real, integração e negociação facilitada só pode ser um: sua empresa vende mais.

E não apenas isso, ela vende mais rápido. Outra grande vantagem desse tipo de solução é que o vendedor pode fazer o pedido diretamente pelo aplicativo conectado ao ERP. Enquanto ele conversa com o cliente, o pedido já está sendo preparado.

Assim, o cliente consegue um bom preço, melhor condição de pagamento e velocidade na compra, tudo isso de uma vez. É o tipo de experiência que encanta e fideliza, concorda?

Que tipos de negócios podem ser beneficiados?

A princípio, todo negócio que conta com uma força de vendas externa pode se beneficiar de um sistema especializado. Se esse modelo for por vendas em catálogo, principalmente, a solução tem a capacidade de revolucionar a empresa.

Mas até em situações menos óbvias é possível aprimorar o atendimento utilizando essa tecnologia. Em food service, por exemplo, a aplicação de um sistema do tipo para os atendentes de salão integra e automatiza a sua relação com a cozinha, acelerando pedidos e otimizando o trabalho de todos.

Ou seja, um sistema dessa categoria pode contribuir imensamente para o sucesso em qualquer relação de venda que não seja direta (o cliente vir até a empresa em ambiente físico ou virtual).

Como um aplicativo mobile de força de vendas pode impulsionar sua empresa?

Por fim, gostaríamos de reforçar esse impacto do sistema de forças de venda na sua organização apresentando como você pode, na prática, influenciar nesse processo.

Quer entender como facilitar o trabalho dos vendedores e ter mais poder de decisão sobre cada negociação? Veja a seguir.

Controle de equipe

Por meio do uso do aplicativo, você tem muito mais controle sobre a produtividade da equipe. É possível gerenciar as visitas e o número de vendas, planejar rotas e acompanhar indicadores importantes — como tempo médio de visita e taxa de conversão.

Promoção de vendas

Outra grande vantagem da integração entre força de vendas e ERP é a possibilidade de controlar remotamente a capacidade de criar condições para uma venda.

São processos simplificados como:

  • a sugestão de pedidos com base em históricos;
  • a criação de campanhas de vendas e fidelização;
  • a relação entre o seu catálogo e os pedidos mais rentáveis ou mais vendidos.

Tudo isso contribui para o crescimento da receita.

Rotinas financeiras

Com todo esse controle sobre as vendas, o gestor ganha também mais ferramentas para uma administração financeira de qualidade.

São dados sobre giro de estoque, fluxo de caixa, definição e acompanhamento de metas de faturamento… Ou seja, tudo o que transforme a ponta do seu negócio, que é a venda, em mais uma fonte de dados para uma empresa inteligente na forma como lida com o próprio capital.

Controle, aumento do faturamento, acompanhamento de indicadores, mais opções para seus vendedores negociarem. Que diretor não quer isso? Com um sistema de força de vendas, você está um passo mais perto desse objetivo.

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