Gestão

ESG: o que é governança corporativa?

2 Mins de leitura

No modelo mais atual de negócios, muitas empresas adotam a prática do ESG (Environmental, Social and Governance), que é uma série de práticas voltadas para a governança ambiental, social e corporativa dentro da empresa. O objetivo é equilibrar os interesses financeiros imediatos da empresa com as questões mais abrangentes relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e à ética nos negócios. 

Conheça um pouco mais sobre o que significa governança corporativa dentro do ESG e como sua implementação impacta os resultados empresariais.

O que é o ESG?

O ESG foi citado pela primeira vez em 2004, no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento intitulado “Who Cares Wins” (traduzido como “vence aquele que se importa”), abriu a visão do mundo para novos horizontes.

O conceito engloba critérios que investidores podem avaliar para medir o desempenho em questões ambientais, sociais e de governança de uma determinada empresa.

É importante ressaltar que o mercado considera empresas que se destacam no conceito do ESG como responsáveis e sustentáveis. Isso pode atrair investidores conscientes e contribuir para seu desempenho financeiro em longo prazo.

Como a governança corporativa afeta o ESG?

A governança corporativa forma a base pora a construção da estrutura organizacional. Ou seja, é o sistema de regras, práticas e protocolos que garante que a empresa seja dirigida e controlada de maneira transparente, responsável e ética.

Quando se trata de ESG, uma governança robusta e dinâmica é essencial para garantir práticas ambientais e sociais integradas em todas as operações e decisões da empresa.

Como aplicar governança corporativa em uma empresa?

Então. existem abordagens de aplicação de governança diferentes para os mais variados setores nos quais se encaixam as empresas. Mas em linhas gerais a governança corporativa pode ser implementada através de algumas práticas descritas nos pontos a seguir.

Construção de um conselho de administrativo independente

Muitas vezes, o gargalo das práticas de ESG está localizado na própria administração, afinal, nem todo mundo nasceu sabendo como gerenciar uma empresa sustentável. Portanto, adotar um conselho de administração independente contribui para uma visão mais ampla do modelo de negócio. Isso inclui abordagens distintas por diferentes pessoas, a fim de buscar uma solução que seja sustentável financeira, ecológica e socialmente.

Treinamento das lideranças e bem-estar no trabalho

Uma das chaves fundamentais para a sustentabilidade interna da empresa é a capacitação da liderança. Portanto, investir no crescimento pessoal dos colaboradores contribui significativamente para o sucesso interno e externo do seu negócio.

Outro ponto extremamente necessário é viabilizar a saúde mental da sua equipe, para que haja bem-estar no trabalho. Afinal, colaboradores felizes e que sentem valorizados buscam melhores soluções e produzem melhores resultados.

Promova a transparência

A transparência ao divulgar informações sobre ESG, finanças e decisões não só aumenta a confiança dos investidores e colaboradores, mas promove uma cultura de responsabilidade empresarial. Assim, todos valorizam a comunicação confiável e combatem práticas criminosas como extorsão, desvio de dinheiro e corrupção.

E aí? Está pronto para aplicar o ESG na sua empresa? E temos mais uma dica pra você! Sabia que a Inteligência artificial pode facilitar a sua gestão? Confira aqui o vídeo que preparamos pra você e amplie o poder de alcance da sua empresa.

Artigos relacionados
Gestão

Micro e Macroambientes: Pilares do Sucesso Empresarial

6 Mins de leitura
Entenda os conceitos e a importância da matriz SWOT para o crescimento do seu negócio No mundo dos negócios, entender o ambiente…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
ContabilidadeGestão

6 Maneiras de Reduzir a Inadimplência no Escritório Contábil

2 Mins de leitura
Reduzir os índices de inadimplência é meta constante dos escritórios de contabilidade. Isso requer, no entanto, uma gestão financeira eficiente e estratégias…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *