esocial

Passo a passo para fechar a folha no eSocial

O fechamento da folha de pagamento é o objetivo final para quem trabalha com o eSocial. Através das informações prestadas, o eSocial será enviado para DCTFWeb para geração da guia com recolhimento previdenciário. 
Garantindo um fechamento bem sucedido, você pode ficar tranquilo para seguir as demais rotinas no seu escritório.

Mas esse assunto parece bastante complexo não é mesmo? Fique tranquilo, você verá a seguir o passo a passo para garantir o fechamento sem diferenças no eSocial.

1- Conferência da Folha

Após processar a folha no sistema, faça a conferência normalmente. Utilize um relatório que traga todas as informações da folha e confira todos os adicionais e descontos calculados para cada funcionário além das informações de IRRF, FGTS e INSS.

2- Eventos de Remuneração (S-1200)

Com tudo correto na folha, você deverá enviar os eventos de Remuneração (S-1200) para o eSocial. Quando o evento for recepcionado, o eSocial retornará os valores calculados de INSS e FGTS. Com este retorno em mãos, confira os valores do eSocial com os valores processados no seu sistema.

3- Demais eventos periódicos

Caso você tenha movimento de aquisição de produção rural (S-1250), comercialização da produção rural pessoa física (S-1260), informações de desoneração (S-1270) entre outros eventos periódicos, deverá fazer o envio pois influencia diretamente no cálculo patronal do empregador.

4- Eventos de Pagamentos (S-1210)

Agora, você deverá enviar os eventos de Pagamentos (S-1210) de cada funcionário. Quando oeSocial aceitar o evento, você deverá conferir o retorno do cálculo do IRRF se os valores de imposto de renda estão corretos com os valores processados no seu sistema.

5- Evento de Fechamento (S-1299)

Falta pouco! Para fechar o mês no eSocial, você deve enviar o evento de Fechamento do Período (S-1299) até dia 07 do mê seguinte ao mês de apuração. Mas, se chegou o dia 07 e você não conseguiu enviar tudo ainda, você pode enviar o evento de contingência (S-1295) para apurar os valores parciais de INSS e IRRF para você conseguir gerar a guia na DCTFWeb. Mas lembre-se, o S-1295 não substitui o envio do S-1299! Você deverá enviar o S-1299 assim que tudo estiver ok.

Quando eSocial apurar e processar o S-1299, será enviado o retorno com os totalizadores dos valores calculados de INSS e IRRF. Estes valores foram enviados para a DCTFWeb e você deverá conferir com o seu sistema.
Prontinho! Seu eSocial está fechado. Agora, só esperar o próximo mês para refazer esse passo a passo. Não perca o prazo!

alterdata inovaPowered by Rock Convert

Related Posts

Demonstrativo financeiro: saiba como fazer para seu...

Como definir os indicadores mais importantes para meu...

IRPJ: como é a declaração do Imposto de Renda para...

Comments

  • Eduardo
    08/02/2019 at 12:09

    Mariana, bom dia!
    O DCTFWeb, só estará disponível para o segundo grupo, sem ser optante do simples, no mês de abril, correto?
    Nos meses que não o compete, não precisa enviar para DCTFWeb, isso?

  • Mariana
    20/02/2019 at 10:16

    Olá Eduardo! Isso mesmo 🙂

  • Edilson
    11/03/2019 at 09:23

    Enviando o fechamento, como confirmo que realmente foi enviado.

Deixe uma resposta