
O que é e como fazer o saneamento cadastral para o eSocial?
obrigações em apenas uma.
Juntamente a essa obrigação, surgiu a necessidade de serem realizados diversos ajustes e adequações em sistemas e procedimentos realizados dentro da empresa. Dentre eles, podemos destacar o saneamento cadastral.
No artigo de hoje, mostraremos o que é e como funciona esse procedimento crucial para que o eSocial da sua empresa seja transmitido corretamente. Acompanhe!
O eSocial é um programa criado pelo Governo Federal que tem como objetivo integrar as informações e dados trabalhistas que são gerados pelas empresas, unificando todas as
Saiba o que é o saneamento cadastral
O termo saneamento, quando empregado nesse contexto, pode ser entendido como uma espécie de verificação e resolução de possíveis erros, inconsistências ou falta de informações em cadastros. Nesse sentido, quando voltamos os olhos para o eSocial, podemos definir o saneamento como uma atualização ou complementação de informações constantes nos sistemas informatizados da empresa, com o objetivo de verificar se os aspectos fiscais, tributários e contábeis estão devidamente compatíveis. Antes do eSocial, as empresas não precisavam se preocupar tanto com a congruência dos dados trabalhistas, contábil e fiscal utilizados pelos vários sistemas que eram utilizados para transmitir as obrigações. Entretanto, após a chegada do eSocial, tornou-se necessário o saneamento dessas informações com o objetivo de mantê-las em perfeita compatibilidade.Entenda como realizar esse procedimento
Agora que você já sabe o que é o saneamento cadastral, bem como sua importância para o perfeito atendimento das exigências contidas no eSocial, vamos mostrar quais os passos que você deve seguir para fazer esse procedimento. Para adequar a sua empresa ao eSocial, o procedimento de saneamento cadastral deve ser realizado observando alguns critérios, que você conhecerá neste tópico. Continue lendo!Qualificação cadastral
O processo de qualificação é utilizado pelo Governo Federal para cruzar todos os dados dos colaboradores registrados em sua empresa, tais como: nome, data de nascimento, número do CPF e NIS. O objetivo desse saneamento é evitar cadastros duplicados ou divergentes. Esse procedimento pode ser realizado diretamente no site do eSocial e você ainda tem a opção de fazer esse processo de forma individual ou em lotes. Caso ocorra alguma divergência nesses dados, é possível que as declarações enviadas sejam invalidadas, exigindo que o trabalhador seja encaminhado para o órgão responsável com o objetivo de regularizar o cadastro. O site permite realizar a consulta individual, em que é possível verificar até 10 trabalhadores por vez na mesma tela. A outra opção possibilita ao usuário a alteração em lote, utilizando um arquivo padrão, de acordo com o layout do sistema. Esse processo é executado mediante o seguimento de algumas etapas, conforme descreveremos nos pontos a seguir:- primeiramente, deverá ser gerado o arquivo com as informações dos colaboradores;
- em seguida, ele deve ser enviado para o site do eSocial, especificamente na página destinada para a qualificação cadastral;
- feito isso, deve-se aguardar um prazo de aproximadamente 48 horas. Após esse período, o arquivo processado estará pronto para download;
- depois que o arquivo estiver em sua posse, verifique se ele foi rejeitado ou processado;
- o último passo, portanto, é a verificação dos motivos da rejeição — caso tenha ocorrido — ou a realização das alterações em caso de divergências encontradas.