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Veja dicas de como organizar um açougue pequeno em pouco tempo

4 Mins de leitura

Pode parecer fácil ter um açougue pequeno para gerir. No entanto, esse tipo de empreendimento necessita de um alto grau de organização. E tudo isso em pouco tempo. Afinal é preciso organizar a limpeza e manutenção constante dos equipamentos. Mas então como organizar um açougue pequeno?

Esse processo pode iniciar pelos balcões e expositores do empreendimento. É preciso compreender o ponto de visão do cliente, deixando a organização de maneira mais atraente possível. Também vale pensar nos cuidados com utensílios e maquinários. Esses devem estar sempre limpos e em pleno funcionamento.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça dicas fundamentais para organizar um açougue pequeno. 

6 dicas de como organizar um açougue pequeno

Organize balcões e expositores

como organizar um açougue pequeno

A primeira dica para saber como organizar um açougue pequeno é começar pelo balcão e expositores. Esses locais são de fácil visão para os clientes, portanto devem estar bem organizados de forma a atrair a atenção do consumidor. 

Sendo assim, vale a pena investir em expositores que contêm carne fatiadas em forma de bife ou cortadas em pedaços já distribuídos em bandejas. Também é uma boa opção organizar os balcões em estruturas modernas e amparados com iluminação adequada. Assim, vai ser possível expor e valorizar as peças de carnes. 

Dessa forma, o cliente compreende que os produtos foram devidamente separados para organização dos produtos.

Priorize a higienização do ambiente

Todos nós sabemos que qualquer ambiente comercial necessita estar asseado. Mas quando assunto é açougue essa exigência é ainda mais elevada. Por se tratar de estabelecimento na área de alimentação é preciso tomar cuidados para prevenir contaminação e proliferação de microrganismos. 

Sem contar que na ausência de uma boa higiene acaba acumulando muitas moscas e outros insetos. Esse cenário contribui para desistência da compra por parte dos clientes. E esses estão corretos em fazer isso, concorda? 

Por isso é importante ter atenção redobrada quanto às escalas de limpeza do estabelecimento. É preciso manter não apenas a parte visível para os clientes, como balcões e expositores. Mas também a parte interna onde há equipamento pisos e paredes do açougue. 

Todas essas áreas devem ser devidamente limpas. A higienização pode ser realizada por escala. Por exemplo, no final do expediente e também durante o expediente em momentos em onde há troca de produto.

Preocupe-se com os itens essenciais

As ferramentas utilizadas é outro fator para considerar quando o assunto é como organizar um açougue pequeno. Invista em equipamentos necessários para o bom andamento do estabelecimento. Isso porque esses itens devem estar em perfeito funcionamento para que não haja comprometimento nos processos do estabelecimento do açougue. 

Por exemplo, é preciso realizar manutenções constantes e verificação da qualidade de funcionamento de freezer e câmaras refrigeradas. Também é preciso verificar a situação dos equipamentos de corte como serras. Sem falar que ainda é interessante verificar e avaliar a situação da balança de carne e a mesa de corte.

Outro detalhe interessante nesse contexto é adquirir novos produtos. Isso não quer dizer apenas para repor aqueles que estão danificados. Mas especificamente trocá-los por alguns mais modernos. 

A cada ano são lançados novos produtos no mercado que trazem maior comodidade e segurança para açougues. É o caso, por exemplo, das lâminas que podem ser encontradas em vários tipos de materiais. Realizar a manutenção e investir em equipamentos de alta qualidade e de boa procedência são fundamentais para o sucesso de um açougue pequeno. 

Atenção redobrada ao estoque

O estoque é um ponto sensível para a grande parte dos empreendimentos. No caso do açougue, ele é fundamental. Afinal, já pensou o cliente procurar por uma determinada carne e o açougue não ter reposto esse produto no seu estoque? 

Isso pode gerar uma situação de desconforto e de desconfiança por parte do cliente que acha que o açougue não tem se esforçado para garantir as suas necessidades. Então, a gestão de estoque é fundamental para garantir o mix de produtos e adequar ao abastecimento adequado do açougue. 

Para garantir isso é importante ter um bom relacionamento com os fornecedores. Eles devem ser comprometidos com os prazos e com a entrega de qualidade das carnes.

Conscientize a equipe de trabalho

Outra maneira de como organizar um açougue pequeno é fazer com que todos trabalhem com o mesmo objetivo. É importante que os colaboradores sejam empenhados na organização do espaço. 

Eles precisam ter proatividade para resolver questões rápidas diante de imprevistos. E também tem que estar disciplinados para seguirem a rotina do estabelecimento. Por isso é fundamental convidar os colaboradores para uma conversa e explicar a eles quais são as dinâmicas de atividades do estabelecimento. 

Nesse contexto, pode ser possível oferecer treinamentos. Esses garantem o aprendizado de habilidades importantes de como organizar um açougue pequeno.

Também é importante contratar novos colaboradores que estejam empenhados em seguir as metas da empresa. É importante contratar aqueles profissionais especializados no corte de carnes e também aqueles que sabem fazer um bom atendimento ao cliente.

Faça uso da tecnologia

Outro modo de como organizar um açougue pequeno é investir em tecnologia. Por meio de um software de gestão é possível identificar quais são os gargalos do estabelecimento. 

Esse tipo de tecnologia consegue acompanhar, em tempo real, o número das compras e vendas. Também gerencia o fluxo do estoque. Assim é possível ter uma visão 360° do negócio e com isso tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Essas foram algumas informações de como organizar um açougue pequeno. É importante sempre buscar a inovação no setor de alimentação. Por isso busque novas tendências na relacionadas na venda de carnes. Por exemplo, ofereça carnes em bandejas embaladas a vácuo e carnes com cortes especiais. Isso tudo agrega valor ao produto e ao empreendimento.

E então, você sabe nos dizer como estão as finanças do seu açougue? Leia agora mesmo esse texto e descubra como calcular o lucro de um açougue de forma prática.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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