Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura

Sabemos que utilizar estratégias de marketing no varejista é fundamental para o bom funcionamento do negócio. No segmento de supermercado não é diferente. E então empresário, você já tem utilizado esse recurso?

Apesar de muito pertinente, essa questão é frequentemente ignorada por muitos empresários do setor. 

E sobretudo, por aqueles que estão iniciando suas atividades no mercado.

Entretanto, as empresas do segmento que alcançam os maiores resultados só o fazem por uma palavra-chave: estratégia de marketing. 

Nesse sentido, cabe lembrar de uma valiosa lição do pai do Marketing, Philip Kotler:

O Marketing é a arte de criar valor real para seus clientes e ajudá-los a melhorar”.

Por isso, o marketing para supermercado deve ser uma prioridade dos negócios do segmento para diferenciar a sua marca. 

Dessa forma, garante-se um posicionamento efetivo e diferenciado na mente dos clientes. 

Consequentemente, é claro, isso impacta o número de vendas e garante um crescimento sustentável do negócio.

Quer conhecer melhor como implementar a estratégia de marketing para supermercado?

Confira a seguir as dicas que vão impactar o seu negócio positivamente e ajudar você a conquistar a sua presença digital!

Continue com a gente.

Qual é a importância das estratégias de marketing para supermercado?

O marketing para supermercado é essencial para atingir da melhor forma, as pessoas certas para o seu negócio. Além de estritamente divulgar produtos e serviços, por meio do marketing para supermercado, é possível fazer mais.

Por meio de táticas diferenciadas que contribuam para uma melhor experiência do cliente, participação e engajamento, as chances de fidelização são muito maiores.

Por isso, é fundamental conhecer as principais estratégias de marketing associadas a esse setor varejista tão importante para nossa economia

E dentre os principais, destaca-se, por exemplo, conhecer o seu consumidor.

Para quem você vende? Quais as características do seu cliente ideal ou persona?

Nessa equação, entram fatores regionais, culturais e sociais que podem ser aproveitados para oferecer da melhor forma, a melhor solução. 

Assim, organizações que se dedicam a entender o perfil do cliente vão saber desenvolver produtos e serviços que atendam seus interesses. 

Todos esses fatores contribuem para fortalecer a imagem da marca na mente de seus consumidores. Ou seja, eles lembrarão do seu supermercado na hora de escolher onde comprar. 

Em suma, o marketing para supermercado tem como principais benefícios:

  • Comunicação eficiente com o público-alvo;
  • Criação de conteúdo rico e personalizado, que atraia o consumidor;
  • Fidelização e conquista de clientes;
  • Alta possibilidade de aumento no faturamento; 
  • Posicionamento eficiente da marca.

Quais as melhores estratégias de marketing para supermercado?

Há um amplo conjunto de estratégias de marketing que podem ser desenvolvidas para otimizar os resultados das empresas e essa lógica também é válida para os supermercados. 

O conhecimento dessas práticas vai ajudar o seu estabelecimento a vender mais e a crescer no mercado.

Diante desse cenário, é fundamental conhecer as melhores práticas para assegurar o seu sucesso com o marketing para supermercado!

1. Presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais não é mais uma exclusividade de poucos negócios, mas antes, um pressuposto. 

Cada vez mais pessoas estão presentes nas redes sociais. Nesse contexto, o investimento em presença nessas páginas é uma excelente oportunidade para o seu negócio.

E por meio delas é que se dará a atração, nutrição e fidelização dos clientes. 

Além de se comunicar de maneira assertiva, é possível divulgar promoções e novidades do seu estabelecimento. 

Também é uma ótima ideia aproveitar esses canais para fornecer suporte e esclarecer as eventuais dúvidas que os clientes possam ter.

As empresas que marcam presença nas redes sociais conseguem melhorar a imagem da marca, falar com o seu público e alcançar mais pessoas. 

Entretanto, diante desse cenário pode surgir a seguinte dúvida: vale a pena investir em todas as redes? 

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois isso depende das características do seu negócio e do perfil do seu público. 

Busque adaptar e reaproveitar os conteúdos em cada rede social escolhida como adequada, utilizando seus recursos únicos ao máximo. 

2. Utilização do Whatsapp como ferramenta de vendas

O Whatsapp Business é uma ótima ferramenta comercial. E realmente vale a pena aproveitá-la para otimizar o seu marketing para supermercado. 

Por meio WhatsApp Business é possível contar com:

  • Mensagens rápidas: é possível pré-definir mensagens automáticas de primeiro contato, além de atalhos para responder às dúvidas mais frequentes. Essa função é ótima para otimizar o tempo no dia a dia.
  • Perfil comercial: no WhatsApp Business, você separa o pessoal do profissional com recursos riquíssimos como telefone, e-mail, site, e localização física. Isso tudo, em uma rápida olhada no WhatsApp pelo cliente, facilita as chances de conversão.
  • Vitrine virtual: por meio dessa rica funcionalidade, é possível construir um catálogo virtual, com preços de produtos, imagens e a descrição de cada um. Essa funcionalidade é ótima para agilizar o atendimento nas vendas.
  • Análise de dados: o app ainda fornece uma série de informações valiosas para a gestão, como a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas, entregues e engajamento. Isso facilita a formulação de futuros planos de marketing.
  • Etiquetas personalizadas: nem todos os clientes são iguais, certo? Por isso, segmente eles em categorias para personalizar a melhor comunicação para cada grupo. Pense o seguinte: se o grupo A costuma comprar com mais frequência, possivelmente serão mais receptivos a programas de vantagens, certo?

3. Produção de conteúdos relevantes

A produção de conteúdos relevantes nos sites e nos blogs é uma das principais estratégias de marketing para supermercado. 

Por meio dessa prática torna-se possível atrair mais consumidores. Isso acontece porque os clientes terão a oportunidade de conhecer os seus produtos e serviços de maneira orgânica, com base em suas buscas.

Além disso, a publicação dos conteúdos contribui para aumentar a autoridade e visibilidade do seu negócio. 

Diante desse cenário, é fundamental utilizar as estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca), que irão assegurar que o site será mostrado nas SERP (resultados das pesquisas orgânicas).

4. Divulgação de promoções

A divulgação de promoções é outro fator primordial no marketing para supermercado. Por meio dessa simples estratégia, torna-se possível ofertar preços atrativos ao cliente.

Ao fornecer promoções e preços atrativos, a sua empresa vai transmitir uma imagem positiva no mercado. 

O fornecimento de preços atrativos ainda contribui para o aumento do número de vendas.

5. Atendimento ao cliente

Uma das melhores estratégias de marketing para supermercado é o atendimento ao cliente. 

Por qual motivo? 

As empresas que se dedicam em proporcionar um atendimento diferenciado e humanizado ao consumidor transmitem uma experiência positiva para as pessoas. 

Além disso, mais indivíduos estarão propensos a comprar novamente no seu estabelecimento.

Nesse contexto, é bastante válido ter o conhecimento das necessidades, os anseios e os objetivos. 

Ao entender sobre essas questões torna-se possível fornecer um atendimento personalizado, conforme os interesses das pessoas.

O atendimento ao consumidor também contribui para proporcionar uma imagem positiva no mercado. 

Com isso, mais pessoas vão se identificar com a sua empresa, o que contribui para o aumento do número de vendas.

Como é possível perceber, o marketing para supermercado é fundamental na estratégia de crescimento das empresas do setor e seus benefícios são muito elevados.

Gostou das nossas dicas para utilizar o marketing para supermercado a seu favor? Então que tal agora descobrir como o sistema Alterdata pode te ajudar. Clique aqui e solicite uma demonstração gratuita!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.
Supermercado

Tecnologia para supermercados: veja 3 ideias para aprimorar sua gestão

4 Mins de leitura
Com o apoio da tecnologia para supermercados é possível colaborar para otimizar a performance de todas as áreas do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *