NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Varejo

Veja como decorar um açougue pequeno com pouco gasto

5 Mins de leitura

Dependendo do tipo de negócio, o cuidado com a decoração muda completamente. Uma casa de shows, por exemplo, precisa de um tipo de organização específica. É algo que traz exigências diferentes de outros empreendimentos como decorar um açougue pequeno ou uma academia. 

Isso tem a ver com o público consumidor. Uma casa de shows precisa ter um apelo estético muito mais acentuado. Já o açougue deve considerar principalmente aspectos como a higiene e a atratividade de seus produtos. 

O que não quer dizer que o empreendedor não possa decorar o ambiente de maneira estratégica. A realidade é que lidando com essa necessidade com critérios, as possibilidades de vendas aumentam. 

Então é hora de pensar na decoração desse tipo de ambiente. Confira no conteúdo algumas dicas para fazer esse trabalho da melhor maneira possível. 

1. Pense na vitrine do açougue 

como decorar um açougue pequeno

Atenção à vitrine na hora de pensar como decorar um açougue pequeno. Ela é o local onde os produtos serão apresentados aos clientes. Considerando o tamanho reduzido do empreendimento, uma vitrine bem organizada é essencial. O mais importante é que ela seja planejada para gerar uma boa impressão e facilitar a compra. 

Por isso, vale a pena colocar em destaque dois tipos de peças:  

  • As que mais vendem;  
  • E as que estão em promoção.  

Procure também cuidar da parte estética dos produtos. Não existe uma relação direta, mas é normal que a carne com coloração mais avermelhada se destaque para o consumidor. Por isso, dê preferência àquelas que mais chamam a atenção. 

2. Considere o essencial sobre como decorar um açougue pequeno e limpo 

Assim como a coloração das peças das carnes, outros aspectos também fazem a diferença na organização da vitrine e na decoração do açougue como um todo. Ter atenção a eles é importante, porque o público certamente pensa nisso na hora de comprar. 

Entre outros aspectos está a higienização. É preciso que seja feita uma limpeza diária no ambiente, tanto dentro quanto fora. Até porque o açougue é um local onde as pessoas entram e saem o dia inteiro. 

Sendo assim, é necessário ter uma boa limpeza geral ao fim do dia, além de ações durante o expediente. Não adianta pensar em como decorar um açougue pequeno sem considerar a higiene. 

Atenção também ao estado da vitrine. Os vidros precisam estar devidamente higienizados, assim como as peças precisam estar conservadas e dentro da validade. Pior do que chamar a atenção pelo aspecto negativo do ambiente e dos produtos é correr o risco de gerar uma contaminação no cliente. 

Ambientes menores não podem abrir mão de cuidar desses elementos. No caso deles, qualquer erro pode gerar prejuízo. 

3. Atue de maneira estratégica 

Vale lembrar que um açougue bem decorado pode partir de uma proposta mais rústica. É isso o que costuma chamar a atenção em empreendimentos mais criativos. Sabendo disso, você tem como decorar um açougue pequeno com maior facilidade. 

Brincar com a ideia da vida em fazenda, por exemplo, é uma possibilidade interessante. É nesse sentido que itens estéticos podem se encaixar na sua decoração. Quadros que remetem à vida no campo, vasos de plantas e até móveis como o balcão de atendimento e o espaço para visualização de carnes podem ser temáticos. 

Uma dica é apostar na temática rústica, mais bucólica. Essa é uma tendência para uma série de negócios e não é diferente neste caso. Sua empresa pode criar uma marca forte no mercado explorando uma temática que tem dado certo nos últimos anos. 

4. Pense na transformação que seu produto gera 

Algo essencial a respeito de como decorar um açougue pequeno é pensar que no seu açougue você não vende carne: vende a experiência que o cliente deseja viver quando estiver consumindo o seu produto. Esse raciocínio faz toda a diferença. 

A realidade é que as empresas que vendem muito, independentemente do ramo no qual atuam, estão sempre em busca de algo que está além de produtos e serviços. Assim, um bom ponto de partida é entender que o seu açougue oferece o que é necessário para que o cliente prepare as melhores receitas. 

Você consegue sugerir esse potencial de transformação decorando seu estabelecimento de um jeito atrativo. Uma estratégia de marketing bastante eficiente é organizar o espaço da loja de acordo com a transformação que ela pretende gerar, no caso, você pode decorar o seu açougue com imagens de famílias felizes em volta de uma churrasqueira, por exemplo. 

5. Decore de acordo com o avatar transformado 

O conceito do avatar transformado é muito comum no marketing. Nele, a ideia é que as peças de comunicação empresarial tragam a representação do avatar vivendo a experiência satisfatória após consumir o que a empresa vende. 

Para ficar mais fácil de entender: se o consumidor típico de um açougue for um homem de 40 a 45 anos, casado e com filhos, uma proposta de avatar transformado é decorar o ambiente com imagens de homens parecidos com ele, satisfeitos em um almoço com a família. Assim você tem como decorar um açougue pequeno em função do seu avatar. 

Esse é um tipo de gatilho mental, na qual o consumidor já se projeta consumindo o produto em questão. O poder desse gatilho é quebrar a objeção de venda. Ele é válido e pode ser explorado para melhorar os seus resultados. 

6. Considere os tipos mais comuns de decoração 

Existem modelos que podem ser seguidos como inspiração. Não sabe como decorar um açougue pequeno? Considere os modelos que funcionam e faça a sua adaptação. 

O vintage, por exemplo, é típico da primeira metade do século XX. Suas características principais são o uso de azulejos, pedra e madeira, quadros em ardósia, frascos em vidro e elementos decorativos que remetem às décadas de 20 e 30. 

Outra possibilidade é a construção de um ambiente orgânico. Aqui, a proposta é valorizar o natural. Assim, os espaços são mais aproveitados e a modernidade se sobrepõe ao tradicionalismo. A visibilidade deve ser reforçada pela predominância de luz e cores claras. 

Por fim, considere também o modelo de decoração regional. Nele, a ideia é se aproximar do aspecto local de onde se produz a carne. Assim, casas mais simples e regiões inteiras podem ser imitadas.

Isso é muito comum quando é uma proposta da marca se associar a determinado local. Isso acontece muito em Portugal. Nesse tipo de decoração o ambiente é mais escuro, com o espaço sendo bastante preenchido com decoração e produtos. 

Agora que sabe como decorar um açougue pequeno, confira também como começar o seu negócio do jeito mais fácil. Saiba como funciona o MEI e seus benefícios no Brasil.

297 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
AtacadoVarejo

Vale a pena adquirir um programa para atacado e varejo?

4 Mins de leitura
Programa para atacado e varejo: saiba mais sobre essa solução e se ela realmente deve ser implantada no seu negócio.
Varejo

Entenda como gerenciar um açougue em 5 passos

4 Mins de leitura
Focar nos desejos dos clientes e investir em um software de gestão são algumas das mais excelentes maneiras de como gerenciar um açougue.
Varejo

5 razões para ter um sistema de gestão para loja de calçados

4 Mins de leitura
Sistema de gestão para loja de calçados: saiba do que se trata, além de conhecer 5 motivos para adotar no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.