NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura

Investir na tecnologia é importante para ver o seu mercado se destacar da concorrência, conquistar um público fidelizado, otimizar os recursos e conquistar uma boa competitividade. Por isso, escolher o melhor sistema de mercado é essencial, pois ele contribui (e muito) para o sucesso dos negócios.

No entanto, sabemos que nem sempre essa alternativa é fácil. Afinal, encontramos diversas soluções que prometem solucionar os seus problemas. Mas, qual é o melhor? Você também tem essa dúvida?

Então, venha conosco e confira 8 dicas para acertar na escolha do melhor sistema de mercado e veja como a Alterdata é a melhor solução. Vamos lá?

1. Escolha um software com um ótimo suporte para compras

O controle do estoque é um dos principais problemas para quem tem um supermercado. Por isso, utilizar a tecnologia para ajudar a tornar esse processo mais rápido, fácil e ágil é uma ideia interessante. Então, na hora da escolha do software, invista em um que ofereça um ótimo suporte para compras.

O sistema de supermercado da Alterdata tem um módulo de compras que analisa todas as informações tanto de entrada quanto de saída. Dessa forma, ele mostra a quantidade exata do que você precisa comprar, evitando ficar com a prateleira desabastecida.

2. Avalie se ele mostra a curva ABC de produtos

Outra dica importante na hora de escolher um sistema de supermercado é conferir se ele mostra com clareza a curva ABC de produtos. Isso porque, é fundamental que você consiga avaliar diversas informações estratégicas, como:

  • Quais são os produtos com mais demanda;
  • Os que têm menos;
  • Quais são os que apresentam o maior lucro;
  • Os que têm menor giro;
  • Entre outros.

O sistema de supermercado da Alterdata ajuda você a não perder tempo analisando todas as informações estratégicas de forma manual. Dessa forma, você pode avaliar um relatório de curva ABC para entender melhor como está o seu mix de produtos.

3. Tenha a certeza de que ele atualiza os produtos em promoção automaticamente

Não há nada pior do que apresentar ao cliente um encarte com promoções e, quando ele passa no caixa, o produto sai com o preço antigo. Isso gera desconfiança e insatisfação para o consumidor. Por isso, invista em um sistema de mercado que realize o reajuste de preços de forma automática.

O software da Alterdata permite que você selecione um grupo de mercadorias e atualize os preços de uma só vez. Além disso, é possível informar ao sistema quando eles precisam voltar ao preço antigo. Isso é extremamente útil, principalmente quando você tem promoções sazonais.

4. Avalie o suporte do sistema de mercado

A tecnologia está sempre aí para nos ajudar. Os sistemas são muito bons, mas somente quando funcionam. Por isso, é muito importante investir em um software para mercado que tenha um suporte rápido e eficiente.

A Alterdata conta com uma equipe de suporte realmente qualificada e um suporte especializado. Isso significa que, quando você mais precisar, a equipe estará pronta para auxiliá-lo a resolver todas as suas demandas.

O mais importante é que esse suporte é realizado 24 horas e por todos os dias da semana. Então, não há nenhum problema se o seu mercado tem um horário diferenciado!

5. Tenha cuidado com as dores de cabeça provenientes dos cartões

O seu mercado trabalha com diversos tipos de cartões, certo? Afinal, oferecer diversas possibilidades de pagamento ao cliente é importante para que ele possa escolher qual é o método mais adequado para a sua realidade. No entanto, investir em um software que não faça a conciliação de cartões pode se tornar uma grande dor de cabeça.

O software para mercado da Alterdata permite o total controle das vendas. Dessa forma, ele cruza as informações do sistema com o que a operadora creditou na sua conta.

Sendo assim, analisa se há divergências e emite alertas. Além de todas essas vantagens, ele ainda realiza a baixa automática dos títulos, sem que seja necessária a intervenção manual.

6. Invista em um sistema de mercado que tenha o recurso de self checkout

Embora o serviço de self checkout — quando o cliente realiza as suas compras e passa as suas próprias mercadorias em um caixa específico de autopagamento — ainda esteja “engatinhando” no Brasil, contar com essa tecnologia é bem importante. Afinal, você mostra que investe em opções interessantes para evitar filas no caixa e melhorar a experiência do cliente no seu mercado.

Por isso, apostar em um sistema de mercado que ofereça o recurso de self checkout é bem importante para fidelizar clientes e agilizar os atendimentos. O sistema da Alterdata tem essa ferramenta, possibilitando mais facilidade com o pagamento realizado no cartão.

7. Veja a possibilidade de fazer a integração com a sua loja on-line

Principalmente com a pandemia em virtude do coronavírus, muitas empresas (de todos os portes e nichos) começaram a investir nas vendas on-line. Afinal, é uma alternativa interessante para promover a saúde dos seus clientes e continuar lucrando, mesmo em tempos de crise.

Por isso, confira se o sistema de mercado tem uma boa integração com a sua loja on-line. Assim, você oferece a alternativa para o seu cliente receber os seus produtos no conforto da sua casa.

O sistema de mercado da Alterdata ajuda a criar um site de pedidos, realizando a total integração com os produtos do seu mercado e sem que seja necessário investir em uma equipe de Tecnologia da Informação (TI).

8. Veja quais são os benefícios para você e ao cliente

Outra dica importante na hora de escolher um sistema de mercado é conferir se ele é beneficial tanto para você quanto para o cliente. Por exemplo, o sistema de mercado da Alterdata conta com um módulo chamado Clube de Promoções, que é muito vantajoso tanto para você quanto para seu cliente.

Dessa maneira, você desenvolve diversas promoções aos clientes — o que é ótimo para ele optar por comprar do seu mercado e não na concorrência — sem precisar desembolsar ou investir nelas.

Por meio do apoio de diversas empresas e grandes indústrias, você consegue oferecer mercadorias com preços bem competitivos e receber o reembolso dos descontos oferecidos. Além disso, você não precisa se preocupar: não é necessário realizar nenhuma mudança de preços manualmente.

Veja a explicação da Alterdata: “Isso é possível graças à intermediação feita entre os comerciantes varejistas e as indústrias através da Scanntech, que fecha as parcerias resultando em descontos nos produtos disponibilizados no site Clube de Promoções. Essa parceria não gera ônus para você, empresário. Inclusive, você só terá lucro, pois, apesar de vender os produtos mais baratos, os valores serão reembolsados pela indústria parceira”. Interessante, não é mesmo?

Escolher um sistema de mercado exige grande responsabilidade. Por isso, trouxemos algumas dicas interessantes para você não errar na escolha. Gostou? Se sim, aproveite para conhecer o nosso software completo, que possui todas as funcionalidades e benefícios que citamos neste conteúdo.

Você gostou de conhecer mais sobre as nossas principais dicas para acertar na escolha do sistema de mercado? Se sim, que tal fazer uma demonstração gratuita no software da Alterdata? Agende aqui o melhor horário para que um de nossos consultores entrem em contato.

231 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
SupermercadoVarejo

Sistema para supermercado: como escolher?

5 Mins de leitura
Veja um passo a passo sobre como escolher sistema para supermercado e não errar no momento da contratação!
Supermercado

Como definir o sistema de caixa de supermercado da sua loja?

5 Mins de leitura
Conheça o sistema de caixa de supermercado da Alterdata e saiba como ele pode auxiliar no sucesso do seu negócio!
Supermercado

Qual o melhor software para supermercado?

5 Mins de leitura
Seu mercado cresceu e a tecnologia pode ajudá-lo a se desenvolver ainda mais. Veja como escolher o melhor software para supermercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.