Supermercado

Tecnologia para supermercados: veja 3 ideias para aprimorar sua gestão

4 Mins de leitura

A perspectiva do mercado faz com que setores como supermercados tentem diversificar suas estratégias diante das mudanças previstas. Algumas delas são importantes, como, por exemplo, investir em tecnologia para supermercados.

Recursos tecnológicos podem garantir melhor gestão de estoque. Por exemplo, não deixar faltar aquele produto que tem alta demanda por parte dos consumidores. Nem mesmo sobrecarregar o estoque com produtos que estão prestes a vencer.

Essas e outras facilidades podem ser conquistadas com o uso de ferramentas tecnológicas. Neste texto, separamos alguns exemplos interessantes. Também mostramos como a tecnologia pode ser útil para o negócio como um todo. Confira!

Entenda a importância de investir em tecnologia no seu supermercado

A tecnologia tem trazido grandes benefícios para os mais diversos empreendimentos, incluindo supermercados. Esse tipo de recurso colabora para otimizar a performance de todas as áreas da empresa.

É possível encontrar ferramentas que auxiliam desde o controle de estoque, passando pela gestão de colaboradores e facilitando a relação entre clientes e empresa.

As soluções promovidas pela tecnologia são cada vez mais personalizáveis, versáteis e promissoras. Por exemplo, é possível fazer a redução do quadro de colaboradores, adotando tecnologias de automação de tarefas.

Também é possível ampliar a margem de lucro ao conhecer os relatórios e análise de dados desenvolvidos por um software. No tópico seguinte vamos conhecer mais detalhes sobre essas vantagens.

3 benefícios de se investir em tecnologia para supermercados

tecnologia para mercado

Vimos anteriormente que as vantagens de investir em tecnologia para supermercados é algo bastante amplo, mas para que você tenha uma visão mais direcionada a respeito dessas vantagens selecionamos alguns das principais vantagens, confira.

1. Facilidade no gerenciamento do estoque

O estoque é um fator crucial para supermercados. Afinal, já pensou se cliente não encontrar um produto na prateleira por estar fora de estoque e ter que buscar o produto no concorrente? Isso pode reduzir a chances de fidelização desse consumidor.

Para não correr esse risco é fundamental investir em tecnologia que garanta um bom controle do estoque. Essa tecnologia fará gerenciamento das entradas e saídas de produtos do estoque.

Essa tecnologia também permite emissão de relatórios, que ajudam a indicar quais são os picos de vendas em determinadas épocas do ano. Dessa maneira, não vai faltar produto na prateleira nem excesso de produtos empilhados por muito tempo no estoque.

2. Otimização de tempo

A tecnologia para supermercados também permite otimizar o tempo. Isso se justifica principalmente pela agilidade que um software tem em realizar cálculos complexos e comunicar de forma integrada os departamentos sobre os resultados encontrados.

Além disso, vai ser possível reduzir custos com material de escritório, os quais seriam utilizados para o registro manual. Com a tecnologia para supermercados é possível o colaborador fazer a inclusão dos dados que serão complementados com outros já presentes no software.

Dessa maneira, há otimização do tempo de trabalho, fazendo com que os colaboradores passem a dedicar seu tempo esforço a tarefas que realmente exige um intenso trabalho humano.

3. Melhorar o relacionamento com clientes

Sempre é importante investir em relacionamento com o cliente. Afinal, eles são responsáveis pelo grande volume de compras do supermercado. Então, vale a pena buscar a tecnologias para supermercados que contenham essa parte importante.

Existe uma variedade de recursos tecnológicos desse tipo. Por exemplo, utilizar redes sociais para aumentar o engajamento e melhorar a imagem do supermercado perante os consumidores.

Também pode-se criar campanhas de e-mail que enviem informações importantes para manter consumidores informados sobre ações realizadas pelo supermercado.

Além disso, o relacionamento do cliente pode ser melhorado ou estudar os níveis de satisfação desses. Utilizando ferramentas específicas é possível colher dados que os clientes produzem em relação ao supermercado. Estudando esses dados e pesquisando mais a respeito do nicho de atuação, vai ser possível melhorar as estratégias de vendas do supermercado.

Em quais tecnologias investir?

Notamos anteriormente quais seriam alguns dos benefícios gerais de investir em tecnologia para o supermercado. E você deve estar se perguntando o que há na prática que pode ser usado pelo gestor do supermercado. Para ajudar nisso, separamos algumas dessas tecnologias. Vamos ver a seguir.

1. Precificação dinâmica

Umas das estratégias importantes que o supermercado pode adotar são promoções rápidas ao longo do dia. O propóstio é sempre manter o cliente animado em comprar mais. No entanto, sem uso de uma tecnologia ágil esse tipo de alteração nos preços pode ser demorado.

Nesse sentido, é importante utilizar um sistema automatizado capaz de gerar etiquetas de forma rápida. Isso facilita o registro dos preços nas prateleiras e no sistema de cobrança do caixa. Dessa maneira, é possível reduzir bastante o erro humano, como por exemplo, esquecer de mudar o preço de algum produto.

2. Software de gestão

Outra tecnologia para supermercados bastante importante é o software de gestão. Essa é uma solução tecnológica que organiza e gerência o fluxo de atividades e rotinas do supermercado.

Ele permite a integração de todos os departamentos do supermercado, fazendo com que a comunicação flua de maneira mais eficiente.

É possível acompanhar o desempenho tanto dos setores de compras, de vendas, quanto de estoque e relacionamento com cliente. Dessa maneira, o gestor terá uma visão sistêmica de todo o negócio, podendo tomar decisões mais assertivas.

3.Pagamento via pix

O pagamento instantâneo ou PIX é uma das novidades do mercado que tem ganhado grande adesão por parte dos consumidores. Praticamente aquele comércio que não oferece o pagamento via PIX acaba perdendo clientes.

E isso não é sem motivo, o pix apresenta benefícios bastante interessantes, como por exemplo, zero custo, agilidade e segurança para realizar pagamentos de forma instantânea. Por isso é importante implementar esse tipo de tecnologia, pois é mais uma opção para o consumidor na hora de fechar a compra.

Essas foram algumas informações sobre tecnologia para supermercados. É importante destacar que para implementação de qualquer novidade tecnológica, é fundamental reunir os colaboradores fazer uma boa capacitação. Assim, todos terão pleno domínio sobre a tecnologia, evitando atraso na entrega das tarefas.

Quer entender melhor como a Alterdata Software pode ajudar na rotina da gestão do seu supermercado? Então clique aqui e solicite uma demonstração gratuita!

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.
Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura
Marketing para supermercado é um poderoso aliado para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar presença digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *