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Como montar uma loja de calçados? Tire as principais dúvidas!

5 Mins de leitura

Muitos empreendedores desejam investir em lojas de varejo e buscam soluções como montar uma loja de calçados. O crescimento do setor atacadista ajuda a transformar o sonho em realidade, principalmente pelo aumento da demanda.

A atividade social de uma loja de calçados compreende apenas o comércio desse tipo de item, ou seja, não inclui artigos de viagem como malas, bolsas e mochilas. Se quiser vendê-los, aqui vai a primeira dica: coloque isso no contrato social da empresa.

Se você deseja montar uma loja de calçados, continue a leitura e veja quais são as principais dúvidas que os empreendedores têm.

Como montar uma loja de calçados: 12 dicas para quem quer empreender

1. Quais são os tipos de lojas de calçados?

Na hora de montar uma loja de calçados, é possível encontrar três modelos de negócios. São eles:

  • Franquia: negocia especificamente os modelos fabricados pela marca que será representada.
  • Multimarcas: modelo mais comum, pois trabalha simultaneamente com diversos fornecedores e modelos de calçados.
  • Loja de fábrica: vende aquilo que fabrica, portanto, pode apresentar preços mais competitivos que os demais tipos.

2. Devo focar em uma marca ou ser multimarcas?

Essa escolha dependerá do tipo de público que você deseja atender. Consumidores das classes C e D, por exemplo, precisam de muitos produtos para atraí-los. Já os das classes A e B costumam comprar itens mais bem elaborados e de alto custo, portanto, não quererem espaços abarrotados de produtos.

Outra dica importante é, dentro desse conceito, buscar nichos específicos: sandálias, calçados esportivos, calçados ortopédicos, que atendam somente um gênero ou faixa etária, etc.

3. Como levantar os investimentos necessários?

Outra dúvida comum sobre como montar uma loja de calçados diz respeito aos investimentos necessários. A organização deles evita surpresas desagradáveis, principalmente as que afetam o financeiro.

Quando estiver montando sua loja, atente-se a esses gastos:

  • Aluguel ou compra do ponto de venda;
  • Estoque;
  • Preparação do ambiente interno;
  • Contratação da equipe;
  • Custos comuns, como água, energia e internet;
  • Taxas de regularização do negócio;
  • Capital de giro.

Compreenda as necessidades iniciais que a loja de calçados tem para se organizar da maneira correta e não comprometer as finanças por falta de capital.

4. Como pesquisar o mercado e a concorrência?

A pesquisa do mercado e da concorrência permite avaliar a viabilidade real do seu negócio. Saiba, portanto, quais são os produtos mais vendidos no seu nicho e segmento, quais preços são praticados pelos concorrentes e quais tendências estão em alta.

Essa pesquisa pode ser feita a partir de dados digitais. Encontre informações do setor calçadista em locais que são referência no assunto, como o site da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados.

5. Como se diferenciar da concorrência?

A partir da pesquisa acima será possível observar quais são os pontos fortes e fracos da concorrência. O ideal é nunca copiar o que está sendo feito. As boas práticas devem sim ser seguidas, mas tente aprimorá-las para oferecer um serviço diferenciado para os seus clientes.

Invista, principalmente, em melhorias nos pontos fracos dos seus concorrentes. O que eles não fazem de bom, você deve entregar uma experiência de primeira.

6. Como escolher o ponto de venda?

O ponto de venda escolhido faz total diferença na hora de montar uma loja de calçados. Seja estratégico na escolha da localização, pois ela é capaz de aumentar e diminuir o movimento.

Locais bem movimentados, com bastante fluxo de pessoas e consumidores, aumentam as chances de atraí-los para dentro da sua loja. No entanto, a quantidade de concorrentes também pode ser maior.

Esteja ainda próximo do seu público, seja de suas residências ou em locais que eles passam frequentemente.

7. Como fazer um plano de negócios?

O planejamento do seu negócio é fundamental para o sucesso desse empreendimento. O plano de negócios consolida os pontos citados acima e garante a base para a estratégia.

Ele também evita custos desnecessários, entretanto, é essencial considerar cada detalhe em sua elaboração. Na parte financeira, por exemplo, liste os dados mais recentes sobre os custos envolvidos.

Utilize ferramentas que auxiliam no autodiagnóstico do empreendimento, como a análise SWOT (ou FOFA). Ela permite visualizar o cenário da futura loja de calçados.

Você também encontra apoio em organizações como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

8. Como encontrar bons fornecedores?

Sabemos que, para montar uma loja de calçados com boa competitividade no mercado, é necessário encontrar fornecedores confiáveis com preços compatíveis com o tamanho do seu negócio.

Busque fornecedores atacadistas para fazer compras maiores e, desse modo, obter um baixo preço unitário na negociação. Verifique também quais proporcionam os mais variados meios de pagamento e os melhores prazos.

Opte por aqueles que têm um bom histórico com outras marcas, pois isso conta bastante para o sucesso da sua estratégia, evitando atrasos e demais problemas de abastecimento.

9. Como preparar meu estoque?

Ao montar uma loja de calçados é importante preparar seu estoque para atender corretamente a demanda do público. Nesse sentido, você deve calcular a cobertura de estoque.

Controle também as entradas e saídas, além de evitar faltas e excessos. Determine um inventário rotativo e mantenha contato constante com os fornecedores.

Organize o espaço físico e defina um fluxo de reposição, observando sempre a margem de perdas e danos.

10. Como devo me capacitar para ser um bom líder?

Além de montar uma loja de calçados, você deve se preparar para ser um gestor da equipe. Invista, portanto, em cursos e capacitações para se tornar um bom líder. Esse tipo de conhecimento é fundamental para lidar com situações difíceis, motivar os funcionários e direcionar o negócio para um caminho de sucesso.

11. Como treinar minha equipe de vendas?

Assim como você, sua equipe também necessitará de treinamento. Mantenha-os atualizados em relação às novas tendências de abordagem de clientes e de vendas.

Os cursos online, nesse sentido, são uma ótima opção. Você encontra vários por um preço acessível — as vezes até de graça. Estabeleça as tarefas desses cursos como parte das metas de sua equipe.

12. Em quais tecnologias devo investir?

Invista em um bom sistema de gestão para loja de calçados, pois ele possibilita o controle total das operações, bem como evitar o enfraquecimento do estoque.

Esqueça as planilhas e anotações manuais, pois somente um bom sistema de gestão é capaz de realizar tarefas de forma automática e gerar dados que podem ser consultados facilmente a qualquer momento do seu dia.

Gostou das dicas sobre como montar uma loja de calçados? Leia outros artigos como este aqui no blog da Alterdata!

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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