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Veja dicas de como organizar um açougue pequeno em pouco tempo

como organizar um açougue pequeno

Pode parecer fácil ter um açougue pequeno para gerir. No entanto, esse tipo de empreendimento necessita de um alto grau de organização. E tudo isso em pouco tempo. Afinal é preciso organizar a limpeza e manutenção constante dos equipamentos. Mas então como organizar um açougue pequeno?

Esse processo pode iniciar pelos balcões e expositores do empreendimento. É preciso compreender o ponto de visão do cliente, deixando a organização de maneira mais atraente possível. Também vale pensar nos cuidados com utensílios e maquinários. Esses devem estar sempre limpos e em pleno funcionamento.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça dicas fundamentais para organizar um açougue pequeno. 

6 dicas de como organizar um açougue pequeno

Organize balcões e expositores

A primeira dica para saber como organizar um açougue pequeno é começar pelo balcão e expositores. Esses locais são de fácil visão para os clientes, portanto devem estar bem organizados de forma a atrair a atenção do consumidor. 

Sendo assim, vale a pena investir em expositores que contêm carne fatiadas em forma de bife ou cortadas em pedaços já distribuídos em bandejas. Também é uma boa opção organizar os balcões em estruturas modernas e amparados com iluminação adequada. Assim, vai ser possível expor e valorizar as peças de carnes. 

Dessa forma, o cliente compreende que os produtos foram devidamente separados para organização dos produtos.

Priorize a higienização do ambiente

Todos nós sabemos que qualquer ambiente comercial necessita estar asseado. Mas quando assunto é açougue essa exigência é ainda mais elevada. Por se tratar de estabelecimento na área de alimentação é preciso tomar cuidados para prevenir contaminação e proliferação de microrganismos. 

Sem contar que na ausência de uma boa higiene acaba acumulando muitas moscas e outros insetos. Esse cenário contribui para desistência da compra por parte dos clientes. E esses estão corretos em fazer isso, concorda? 

Por isso é importante ter atenção redobrada quanto às escalas de limpeza do estabelecimento. É preciso manter não apenas a parte visível para os clientes, como balcões e expositores. Mas também a parte interna onde há equipamento pisos e paredes do açougue. 

Todas essas áreas devem ser devidamente limpas. A higienização pode ser realizada por escala. Por exemplo, no final do expediente e também durante o expediente em momentos em onde há troca de produto.

Preocupe-se com os itens essenciais

As ferramentas utilizadas é outro fator para considerar quando o assunto é como organizar um açougue pequeno. Invista em equipamentos necessários para o bom andamento do estabelecimento. Isso porque esses itens devem estar em perfeito funcionamento para que não haja comprometimento nos processos do estabelecimento do açougue. 

Por exemplo, é preciso realizar manutenções constantes e verificação da qualidade de funcionamento de freezer e câmaras refrigeradas. Também é preciso verificar a situação dos equipamentos de corte como serras. Sem falar que ainda é interessante verificar e avaliar a situação da balança de carne e a mesa de corte.

Outro detalhe interessante nesse contexto é adquirir novos produtos. Isso não quer dizer apenas para repor aqueles que estão danificados. Mas especificamente trocá-los por alguns mais modernos. 

A cada ano são lançados novos produtos no mercado que trazem maior comodidade e segurança para açougues. É o caso, por exemplo, das lâminas que podem ser encontradas em vários tipos de materiais. Realizar a manutenção e investir em equipamentos de alta qualidade e de boa procedência são fundamentais para o sucesso de um açougue pequeno. 

Atenção redobrada ao estoque

O estoque é um ponto sensível para a grande parte dos empreendimentos. No caso do açougue, ele é fundamental. Afinal, já pensou o cliente procurar por uma determinada carne e o açougue não ter reposto esse produto no seu estoque? 

Isso pode gerar uma situação de desconforto e de desconfiança por parte do cliente que acha que o açougue não tem se esforçado para garantir as suas necessidades. Então, a gestão de estoque é fundamental para garantir o mix de produtos e adequar ao abastecimento adequado do açougue. 

Para garantir isso é importante ter um bom relacionamento com os fornecedores. Eles devem ser comprometidos com os prazos e com a entrega de qualidade das carnes.

Conscientize a equipe de trabalho

Outra maneira de como organizar um açougue pequeno é fazer com que todos trabalhem com o mesmo objetivo. É importante que os colaboradores sejam empenhados na organização do espaço. 

Eles precisam ter proatividade para resolver questões rápidas diante de imprevistos. E também tem que estar disciplinados para seguirem a rotina do estabelecimento. Por isso é fundamental convidar os colaboradores para uma conversa e explicar a eles quais são as dinâmicas de atividades do estabelecimento. 

Nesse contexto, pode ser possível oferecer treinamentos. Esses garantem o aprendizado de habilidades importantes de como organizar um açougue pequeno.

Também é importante contratar novos colaboradores que estejam empenhados em seguir as metas da empresa. É importante contratar aqueles profissionais especializados no corte de carnes e também aqueles que sabem fazer um bom atendimento ao cliente.

Faça uso da tecnologia

Outro modo de como organizar um açougue pequeno é investir em tecnologia. Por meio de um software de gestão é possível identificar quais são os gargalos do estabelecimento. 

Esse tipo de tecnologia consegue acompanhar, em tempo real, o número das compras e vendas. Também gerencia o fluxo do estoque. Assim é possível ter uma visão 360° do negócio e com isso tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Essas foram algumas informações de como organizar um açougue pequeno. É importante sempre buscar a inovação no setor de alimentação. Por isso busque novas tendências na relacionadas na venda de carnes. Por exemplo, ofereça carnes em bandejas embaladas a vácuo e carnes com cortes especiais. Isso tudo agrega valor ao produto e ao empreendimento.

E então, você sabe nos dizer como estão as finanças do seu açougue? Leia agora mesmo esse texto e descubra como calcular o lucro de um açougue de forma prática.

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