NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Dicas de Gestão

Entenda a importância dos benefícios para a satisfação dos colaboradores

4 Mins de leitura

Oferecer benefícios para funcionários é fundamental para garantir que os colaboradores fiquem satisfeitos com a empresa e realizem suas atividades da melhor forma possível. Isso porque eles vão perceber que você valoriza e reconhece o seu trabalho.

Mas, para que essa estratégia funcione corretamente, é preciso ofertar os melhores benefícios que têm relação com o perfil da sua equipe. Assim, as gratificações serão mais bem aceitas por todos os integrantes do time.

Quer entender melhor sobre a importância dos benefícios para satisfação dos colaboradores? Neste artigo, apresentamos suas vantagens, a importância dessa escolha e algumas dicas de opções interessantes para colocar na sua estratégia. Confira!

As vantagens de oferecer benefícios para funcionários

Quando você passa a oferecer benefícios para os seus funcionários, é possível garantir diversas vantagens até para a empresa. Veja as principais!

Redução da rotatividade dos colaboradores

Quando uma empresa tem um alto nível de rotatividade, chamamos isso de turnover — o que pode ser muito prejudicial para as contas do negócio. Isso porque vai haver contratação e treinamento de novos colaboradores com mais frequência, da mesma forma que isso pode acarretar prejuízos no processo produtivo da empresa.

Contudo, quando você oferece os melhores benefícios para os colaboradores, eles tendem a permanecer no quadro, diminuindo chances de desligamentos.

Aumento da produtividade

Ter uma equipe mais produtiva é o objetivo de todos os gestores, visto que, quando os funcionários se sentem fundamentais para a empresa, passam a ter uma participação ativa com as demandas corporativas. Isso impacta diretamente a lucratividade do negócio e a credibilidade da empresa diante do mercado.

Diminuição das faltas

Quando os colaboradores estão motivados com benefícios, dificilmente vão faltar ao trabalho na empresa. Eles tendem a ser pessoas mais empenhadas e responsáveis, pois sabem que os seus líderes contam com seu apoio para execução das demandas e são valorizados por isso. Assim, há menos prejuízos nas rotinas e nos custos operacionais, porque seu negócio não vai sofrer com o absenteísmo.

A escolha dos melhores benefícios para funcionários

Ao saber escolher os melhores benefícios para funcionários, você garante que o endomarketing seja realizado com eficácia. Mas, para que isso seja possível, é necessário entender quais são as reais necessidades da sua equipe. Uma ótima forma de fazer isso é realizar uma pesquisa com os colaboradores: investigue seus gostos e anseios pessoais e profissionais.

Assim, dependendo das respostas obtidas, vai ser mais fácil ofertar benefícios diferentes para o seu time, que realmente vão ser usados. Um exemplo? Funcionários que desejam aprender um novo idioma vão ficar muito contentes com descontos em cursos de inglês. Dessa forma, as vantagens oferecidas vão ter serventia para o colaborador, uma vez que elas estarão de acordo com os seus anseios.

O que a legislação trabalhista diz a respeito desses benefícios

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o trabalhador CLT tem direito a benefícios obrigatórios, que independem da vontade da empresa. São eles:

  • vale-transporte;
  • férias;
  • fundo de garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • décimo terceiro salário.

Os demais benefícios, como assistência médica e auxílio-creche, ficam a cargo da empresa contratante. Isso porque eles não são obrigatórios, mas opcionais. Dessa forma, cabe à organização decidir se deseja ofertar outras vantagens para sua equipe.

Os 4 melhores benefícios para funcionários

Muitos gestores têm dúvidas sobre quais benefícios oferecer aos funcionários da empresa. Por isso, listamos alguns que costumam ser determinantes para grande parte dos trabalhadores no mercado atual. Veja!

1. Plano de saúde

Disponibilizar uma boa assistência médico-hospitalar costuma ser muito vantajoso para quem deseja captar e reter bons colaboradores dentro da organização. Isso porque esse benefício está diretamente relacionado à saúde e à segurança dos funcionários e de seus familiares.

Além disso, o seu negócio pode contratar planos de saúde de diferentes modelos, como ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, hospitalar, odontológico etc. Escolha a opção mais vantajosa tanto para a sua empresa quanto para os seus colaboradores.

2. Descontos em cursos

Oferecer descontos em cursos também é uma boa opção de benefícios para funcionários, pois as pessoas terão a chance de aprimorar o seu conhecimento e de se tornarem mais capacitadas e aptas a desempenhar suas funções do dia a dia. Com isso, sua empresa só tem a ganhar, pois um colaborador capacitado vai aplicar o que aprendeu dentro de seu negócio.

As opções de cursos que você pode oferecer para sua equipe devem ser as mais variadas, desde capacitações técnicas até aprendizados comportamentais. Quanto à duração, pode ser desde cursos rápidos, como um curso de oratória, até graduações no setor imobiliário e administrativo, por exemplo.

3. Vale-refeição e vale-alimentação

Muitas empresas têm refeitório no local de trabalho, mas isso não costuma ser tão vantajoso assim para muitos colaboradores, visto que eles podem não gostar do cardápio oferecido na hora do almoço. Além disso, algumas pessoas preferem ter a opção de escolher locais diferentes para fazer suas refeições, fora do ambiente profissional.

Por isso, optar por oferecer vale-refeição e/ou vale-alimentação é um dos principais benefícios que devem fazer parte da sua administradora de imóveis. Isso também vale para os colaboradores que trabalham em regime de home office. O valor depositado nos vales pode servir para que eles comprem os itens necessários para preparar o almoço em casa.

4. Convênios e espaços de lazer

Investir em lazer é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos profissionais, deixando-os mais descansados para exercer as atividades do dia a dia. Para isso, uma boa opção de benefício é optar por convênios com clubes aquáticos, parques de diversão, cinema, teatro, entre outros.

Outra ideia interessante é criar dentro da empresa um espaço reservado para jogos, de modo que possa ser frequentado no momento de pausa do trabalho. A partir disso, você consegue oferecer um ambiente leve e descontraído, contribuindo para melhorar o clima organizacional na imobiliária.

Os benefícios para funcionários são uma ótima estratégia para deixar sua equipe satisfeita e fazer com que o empreendimento alcance os melhores resultados. Mas, para que isso seja possível, não se esqueça de investir nos melhores benefícios ao seu time, que realmente sejam atrativos e funcionem como um diferencial.

Gostou das dicas e sugestões? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do setor empresarial. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
47 Artigos

Sobre o autor
CEO e CoFounder da Alterdata Software
Artigos
Artigos relacionados
Dicas de Gestão

4 livros para inspirar a sua criatividade e inovação no ambiente de trabalho!

4 Mins de leitura
Devido à globalização, competição no ambiente de negócios e ritmo acelerado da mudança, há um reconhecimento crescente de que a criatividade e…
Dicas de Gestão

4 dicas de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

3 Mins de leitura
Como já dizia o famoso Chacrinha: quem não se comunica se trumbica! E, hoje que a Internet domina a comunicação, quem não…
Dicas de GestãoGestão

Como as Redes Sociais são importantes para uma aproximação com seu público- alvo

4 Mins de leitura
As redes sociais e o público-alvo têm uma relação muito direta. Afinal de contas, essas mídias se tornaram canais de comunicação com…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.