Você sabe como melhorar a satisfação dos colaboradores?

Toda organização possui em seu quadro de funcionários pessoas de diferentes hábitos, culturas, crenças, objetivos e maneiras de interagir com os demais companheiros de trabalho. Essa diversidade, na maioria das vezes, gera conflitos na empresa e precisa da ajuda do gestor para manter o ambiente em harmonia.

Visando melhorar o ambiente organizacional e manter a satisfação dos colaboradores, muitas empresas adotam estratégias de motivação e gerenciamento de pessoas para conseguir manter o clima organizacional adequado para o desenvolvimento dos talentos e da própria empresa.

Mas quais são essas estratégias? Continue a leitura e veja nossas dicas de como melhorar a satisfação dos colaboradores!

1. Invista na comunicação

Uma comunicação clara e bem realizada ajuda a empresa a dialogar com os colaboradores de forma fluida e sem ruídos, permitindo que sejam expostas satisfações e sugestões de melhoria. A aproximação entre gestores e sua equipe só é possível quando o gestor se preocupa em conhecer melhor seus funcionários e adaptar sua maneira de conversar com cada perfil de trabalhador.

Além da conversa entre as pessoas, o investimento em ferramentas de comunicação que tem como objetivo fornecer as informações aos funcionários também é necessário. Essa preocupação da empresa em fazer o profissional se sentir valorizado e parte da estratégia aumenta a satisfação dos colaboradores, que conseguem ter uma boa estrutura e desempenhar melhor o trabalho.

2. Promova a qualidade de vida

A qualidade de vida dos funcionários, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, afeta diretamente o desempenho e a satisfação do colaborador. Funcionários estressados tendem a ter uma imagem negativa da organização, pouca paciência com outras pessoas, deixam o clima organizacional ruim e podem desenvolver problemas de saúde.

Cabe então ao gestor estimular a qualidade de vida de seus funcionários por meio de ações de promoção à saúde, incentivo à cultura, ao estudo, ao esporte e ao bom relacionamento entre companheiros de trabalho.

3. Ofereça feedbacks

O feedback é um retorno que o gestor dá a seus colaboradores quanto ao desempenho, resultados alcançados e objetivos propostos. Essa ação aumenta a satisfação dos funcionários, pois demonstra que a empresa observa, valoriza o trabalho de todos e ainda incentiva e faz um acompanhamento adequado do crescimento do profissional.

Para obter melhores resultados, tenha a humildade para aceitar o feedback dos subordinados e comunique-se de forma construtiva, isto é, seja sincero quando observar uma oportunidade de melhoria, mas não deixe de ressaltar os pontos positivos do colaborador e propor ações de desenvolvimento e correção.

4. Crie um ambiente confortável

O bom clima organizacional e o conforto que os trabalhadores encontram para poder desempenhar bem suas atividades influenciam diretamente na satisfação dos colaboradores e na produtividade da equipe.

Além das condições básicas para o trabalho, como equipamentos funcionando e cuidados com a saúde ocupacional, ofereça à sua equipe um ambiente sem regras excessivas e com liberdade para se expressarem para motivar os colaboradores e alavancar o crescimento da empresa.

5. Ofereça benefícios atrativos

O salário deixou de ser o único atrativo para um profissional no momento da escolha de um emprego. Os benefícios que a empresa oferece tem grande peso na escolha e influenciam na satisfação dos funcionários.

Esses benefícios não precisam obrigatoriamente de um investimento financeiro da empresa, mas da observação das necessidades da equipe. O job rotation e home office são benefícios muito valorizados, uma vez que oferecem a oportunidade de crescimento na empresa e permitem que o colaborador trabalhe dentro de casa e não se desgaste com a locomoção.

O que você achou das nossas dicas? Conhece outros métodos para melhorar a satisfação dos colaboradores? Então deixe um comentário abaixo com suas sugestões!

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