Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
O que são eSupermercados?

O que são esupermercados?

  • 16 de novembro de 2020
  • Henrique Rebello
  • Supermercado
  • 0
  • 0

Você já ouviu falar em esupermercados? Essa é uma tendência para o comércio varejista e é interessante que empresários do setor atendem para isso, tendo em vista que é uma boa maneira de atender a novos públicos e também aumentar a lucratividade dos estabelecimentos tradicionais.

Vale lembrar que, segundo um estudo realizado pela empresa Ebit | Nielsen, divulgado em reportagem do portal Meio & Mensagem, apenas entre março e abril de 2020, houve um aumento de 20% nas compras de supermercado pela internet.

É claro que isso tem interferência do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Porém, durante o período de quarentena, as pessoas aprenderam a comprar online e devem continuar com esse hábito, eventualmente, mesmo quando a crise sanitária já estiver totalmente solucionada.

Logo, investir em esupermercados é muito interessante para os empresários do setor varejista. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto. Esclarecemos, a seguir, as principais delas. Acompanhe!

Afinal, o que são esupermercados e quais são as suas diferenças em relação a um e-commerce convencional?

Os esupermercados nada mais são do que e-commerces para supermercados. No entanto, existem algumas particularidades que devem ser observadas. A primeira delas é que os alimentos podem ser perecíveis e, por conta disso, a logística deve ter uma atenção especial.

Além disso, como o consumidor não escolhe exatamente o que ele pretende adquirir, é uma obrigação do estabelecimento garantir a qualidade e a integridade dos produtos. Além de deixar os clientes satisfeitos, isso fará com que eles ganhem confiança e voltem a fazer compras de supermercado online em outras oportunidades.

Como fazer a escolha da plataforma para esupermercados?

Ao iniciar o atendimento pela internet, é importante que você faça a escolha de uma boa plataforma para esupermercados. Deve-se pensar em todas as possibilidades que envolvem o processo de compra do  consumir e verificar se a opção escolhida atende a todos os requisitos.

Nesse momento também pesa a escolha por um site ou aplicativo para o esupermercado. O ideal é que você tenha ambas as opções, para que o cliente possa escolher qual ele prefere para fazer as suas compras.

No entanto, se precisar escolher apenas uma delas, por questões financeiras, por exemplo, o mais indicado é optar pelo aplicativo. Afinal, com o app, os clientes poderão fazer as suas compras mais rapidamente e terão a acessibilidade facilitada, tendo em vista que poderão acessar o esupermercado por meio de seus smartphones ou tablets.

Ao fazer a escolha da plataforma, é importante que você verifique se ela tem um design responsivo, ou seja, se é adaptável ao tamanho da tela do dispositivo em que é acessado. Isso é fundamental para que o cliente possa fazer as suas compras com mais facilidade.

Além disso, a navegação também precisa ser intuitiva e segura, para que os clientes consigam fazer as compras mais facilmente e se sintam à vontade para compartilhar informações pessoais, como o seu endereço residencial e número do cartão de crédito ou débito para pagamento.

Qual é o papel do ERP em um esupermercado?

Se você já tem um supermercado físico e agora deseja também atender os seus clientes no meio digital, algo fundamental de ser realizado é a escolha de um bom ERP. É importante que o sistema operacional utilizado seja o mesmo para ambos os canais de atendimento, para que você tenha o trabalho otimizado.

Para começar, você precisa organizar muito bem a gestão do seu espaço físico, controlando todos os departamentos, como o financeiro, a gestão de estoque, as atividades logísticas, o controle fiscal etc.

Depois de ter tudo organizado, deve ser feita a integração com a plataforma do esupermercado. Dessa forma, conforme os clientes forem comprando, as atividades serão realizadas de forma automatizada, otimizando os trabalhos que precisam ser feitos pela sua equipe.

Além disso, com o ERP integrado à plataforma para esupermercados, você terá acesso a relatórios que serão gerados, como a curva ABC de produtos. De tal maneira, será muito mais simples e prático fazer a gestão do supermercado virtual e se programar para bem atender o consumidor, aumentando os seus lucros, automaticamente.

Quais as principais estratégias e ferramentas de marketing para esupermercados?

Para conquistar mais vendas em um esupermercado, você precisa adotar algumas estratégias de marketing. Veja, a seguir, algumas das principais delas!

Anúncios nas redes sociais

Ter páginas nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, é muito importante para os esupermercados. Isso porque os consumidores que compram pela internet, geralmente, acessam esses canais.

Para ter mais resultados positivos e alcançar mais público, o ideal é que você faça anúncios, que são publicações pagas, em que você define um valor e uma estimativa de alcance de usuários é gerada.

Além disso, ao fazer anúncios nas redes sociais, você consegue nichar o seu público, de acordo com uma série de fatores. Um deles é a geolocalização, o que é muito interessante para esupermercados.

Você pode escolher a opção de mostrar o seu anúncio apenas para moradores da sua cidade ou região de atuação, por exemplo. Isso é importante, tendo em vista que, para a maioria dos esupermercados, é difícil ter uma abrangência muito grande de área para atendimento.

E-mail marketing

Para atrair público para o seu esupermercado, investir em uma estratégia de e-mail marketing é uma excelente estratégia, sobretudo se você já tiver uma base de dados com os endereços dos clientes cadastrados.

A ideia é que você envie e-mails com as ofertas da semana, promoções e até mesmo envie cupons de desconto. Assim, as pessoas conhecerão o estabelecimento digital ou até mesmo lembrarão que precisam comprar um item de supermercado e farão a compra.

Notificações push

As notificações push são mensagens que aparecem nos sites ou aplicativos, para que os usuários conheçam determinado produto ou acessem a uma página. Na prática, funciona como um anúncio dentro da sua própria plataforma.

Esses anúncios podem lembrar o consumidor de ofertas especiais do dia, por exemplo. Assim, as pessoas que entrarem para comprar determinado produto poderão ficar sabendo que existem outras boas opções de itens para adquirir, aumentando o ticket médio do seu estabelecimento.

Os esupermercados estão em alta e você pode sair na frente dos seus concorrentes ao investir nesse modelo de negócio. Com toda a certeza, o investimento valerá a pena!

Siga a Alterdata nas redes sociais para acompanhar mais informações interessantes para o ramo supermercadista! Você nos encontra no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Facebook e no Instagram.

  • 0
  • 0
  • Anterior
  • Próximo

Henrique Rebello

Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Recentes

  • RAIS 2021 x eSocial
  • Como administrar um pequeno negócio começando do zero?
  • Como funciona o MEI e seus benefícios no Brasil?
  • Descubra como abrir uma pequena empresa em 9 passos
  • Como emitir nota fiscal sendo MEI

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #controlefinanceiro #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #loja #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #Software #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade Dicas de Gestão DIRF ebook ECD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

© 1989 - - Alterdata Software - Direitos reservados.