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5 estratégias de marketing digital com o CRM do supermercado

4 Mins de leitura

Ao desenvolver estratégias de marketing digital para um supermercado, o CRM é uma ferramenta poderosa. Por meio desse sistema, você poderá conhecer melhor o seu público e, dessa forma, desenvolver ações mais eficientes e que tragam mais resultados positivos para o seu negócio.

Neste conteúdo, apresentaremos algumas dicas para de estratégias digitais que podem fortalecer o marketing, com a ajuda do CRM. Antes disso, no entanto, é interessante que você conheça mais sobre o que esse software faz. Siga a leitura!

Entenda o que é o CRM e como ele pode ser útil para o seu marketing digital

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzida para o nosso idioma como “gestão do relacionamento com o cliente”. Trata-se de um tipo de software que coloca o cliente como principal foco dos processos de um negócio.

Com esse sistema, fica mais fácil para as empresas desenvolverem estratégias de relações públicas, de publicidade e de marketing, em geral.

Isso se justifica porque todas as interações são registradas, proporcionando um banco de dados incrível, que pode servir como base para todas as suas estratégias.

Para supermercados, o CRM pode servir como uma ferramenta integrada com outros recursos, como os anúncios no marketing digital, feitos em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Também é possível desenvolver estratégias para que se possa unir a base de dados de clientes do supermercado, que é muito rica e cheia de informações, com as ações de marketing na internet, como a produção de conteúdo para redes sociais.

Veja 5 estratégias de marketing digital para fazer usando o CRM do seu supermercado

Compreendido o que é o CRM e como ele pode servir como suporte para as estratégias de marketing digital? Então, é chegado o momento de ver como isso pode ser colocado em prática no seu supermercado. Acompanhe e confira!

1. Definição de personas estratégicas

O CRM proporciona a construção de um big data relevante, tendo em vista que as jornadas de compra dos clientes são mapeadas, assim como todos os contatos realizados via site, redes sociais, telefone, entre outros meios.

Dessa forma, o gestor supermercadista terá informações valiosas sobre os seus clientes, bem como os seus perfis de compra. Isso é muito importante para definir as personas do negócio e direcionar melhor as ações de marketing.

As personas são personagens semi fictícios, criados para que os estrategistas de marketing e produtores de conteúdo tenham uma espécie de direcionamento para a linguagem a ser adotada nas suas campanhas.

Uma dona de casa, casada e mãe de três filhos, que compra alimentos no supermercado para fazer as refeições da família, provavelmente não tem os mesmos hábitos de consumo do que um homem jovem, solteiro, que mora sozinho e trabalha o dia todo, sem ter muito tempo para comprar os seus mantimentos.

Logo, ao conhecer essas duas personas, fica mais fácil de criar campanhas diferentes, que impactem cada uma delas. Inclusive, os canais em que as mensagens serão reproduzidas poderão ser escolhidos dessa maneira.

2. Envio de ofertas personalizadas com base no perfil de consumo dos clientes

Ao conhecer melhor os clientes, você também terá subsídios para criar ofertas personalizadas para trabalhar via marketing digital. Imagine, por exemplo, que você percebeu que um grupo de personas gosta muito de comprar cerveja e outras bebidas alcoólicas nas sextas-feiras, para beber no final de semana.

Para impulsionar as vendas do produto, nesse dia da semana, você pode enviar notificações ou cupons de desconto, para essas pessoas. Assim, poderá potencializar os lucros do seu negócio.

Vale lembrar que, quando as pessoas são atraídas até um supermercado para comprar um produto, é bem provável que elas também acabem comprando outras coisas. Logo, o ticket médio do supermercado também aumenta.

3. Prática do remarketing

O remarketing, como o próprio nome sugere, significa fazer marketing novamente. Ou seja, trata-se de uma estratégia de marketing digital que se visa impactar novamente um consumidor em potencial, que já teve acesso às suas campanhas publicitárias em outro momento.

Quando você usa um CRM, todas as interações com o cliente são registradas, sendo possível que se verifique, em qualquer momento, quais foram as audiências engajadas. Assim, você saberá quem já visualizou um anúncio ou fez uma compra e voltar a impactar essas pessoas com estratégias personalizadas.

Imagine a seguinte situação: você percebeu que um cliente sempre compra produtos de limpeza próximo aos finais de semana, talvez porque aproveite a folga para limpar a casa. Nesse caso, o remarketing pode ser usado, enviando push notifications, e-mails, mensagens no WhatsApp ou anúncios em redes sociais para esse grupo de consumidores.

A ideia é que você conheça tão bem o seu cliente, que possa antecipar as necessidades que ele tem. Assim, pode sempre criar ofertas para que ele lembre de fazer as compras no seu supermercado e o faturamento do estabelecimento cresça.

4. Reaproveitamento de comerciais para televisão e rádio

Se o seu supermercado anuncia no rádio ou na televisão e, a partir do monitoramento de dados do CRM, perceber que o público dessas mídias também acompanha as redes sociais, pode fazer um reaproveitamento do conteúdo.

No caso dos anúncios para TV, basta fazer a publicação em suas redes sociais, tal e qual ele foi ao ar na mídia tradicional. Já no caso de supermercados que fazem anúncios no rádio, principalmente nas cidades menores, em que não há emissoras de TV locais, o áudio pode ser solicitado à emissora e publicado nas mídias digitais, usando imagens ilustrativas de fundo, como o produto que está sendo anunciado pelo locutor.

5. Uso das redes sociais para engajar e fidelizar clientes

Com o CRM, você também conhecerá mais sobre o comportamento dos seus clientes nas redes sociais. De acordo com o desenvolvimento das estratégias, se saberá qual é o tipo de conteúdo que mais converte, por exemplo.

Dessa forma, se os seus seguidores se engajarem mais com anúncios no formato de carrossel, por exemplo, esse formato deve ser usado com mais frequência em suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram.

Com o CRM, as estratégias de marketing digital do seu supermercado serão mais certeiras e trarão resultados mais rapidamente. Por isso, usar esse tipo de programa é tão importante.

Gostou do conteúdo de marketing digital para supermercado, com a ajuda do CRM? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários que vamos responder.

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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