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Tecnologia

Inteligência Artificial na contabilidade: confira as principais tendências

9 Mins de leitura

Não é novidade que os avanços tecnológicos estão trazendo a transformação digital aos mais diversos segmentos do mercado e, com isso, gerando novas formas de executar processos cotidianos e lidar com as informações de clientes e fornecedores. Nesse contexto, a relação entre contabilidade e inteligência artificial (IA) é uma tendência natural, cada vez mais presente no setor.

Isso porque, com seus recursos de automação de tarefas e algoritmos de aprendizagem altamente avançados, a IA tem auxiliado contadores com soluções para o cálculo de tributos, gerenciamento de questões empresariais burocráticas, identificação de pontos de melhoria, entre outros aspectos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como a inteligência artificial é cada vez mais uma realidade na área contábil e de que maneira ela está trazendo inovações para o setor. Continue a leitura e saiba mais!

O que a tecnologia está trazendo de novidades?

Os avanços tecnológicos estão transformando os mais diversos segmentos do mercado, proporcionando facilidades às necessidades pessoais e empresariais da sociedade moderna. A seguir, mostraremos algumas das principais tendências que prometem evoluir cada vez mais.

Machine Learning

Sem dúvida, esse é um dos pilares que sustentam a inteligência artificial na contabilidade e em qualquer outra área em que ela atue. A Machine Learning, também conhecida como aprendizado da máquina, é uma tecnologia que avança conforme os computadores adquirem a habilidade de aprender somente com o mínimo de programação.

O que queremos dizer é que, normalmente, um computador é limitado a realizar apenas o que foi programado para fazer e dentro do prazo estabelecido. Com a Machine Learning, a máquina aprende as “regras” sem necessitar da intervenção de terceiros, formando seu próprio banco de dados — do qual utilizará as informações contidas para tomar decisões melhores e autônomas à medida que assimilar novos conhecimentos.

No setor contábil, por exemplo, ela pode ser útil em melhorar as interações com os clientes que receberam atendimento por chatbots pelo site ou software da empresa. As interações são otimizadas a cada novo atendimento, a ponto de proporcionar uma experiência muito mais agradável aos usuários.

Deep Learning

Trata-se do espectro do aprendizado do computador em que algoritmos de nível muito mais complexo são aplicados para simular a rede neural do cérebro humano. A ideia aqui é fazer com que a IA seja capaz de aprender sobre áreas de conhecimento mais profundas, com pouca ou nenhuma supervisão.

No Deep Learning, os algoritmos usados são compostos pela inteligência necessária, de modo que o computador reconheça não apenas imagens e a voz de pessoas, mas também leia a linguagem natural e hábitos (processos) de aprendizado por conta própria. Em outras palavras, ele tem conexões de redes neurais artificiais tão intensas, que podem propagar as informações utilizando o mesmo fluxo da cadeia de pensamento de uma pessoa.

Processamento de linguagem natural

Por fim, o processamento de linguagem natural é o recurso tecnológico que conclui o ciclo de lógica da inteligência artificial. Também conhecido pela sigla PNI, ele utiliza as mesmas técnicas de Machine Learning e Deep Learning ao identificar e reconhecer padrões de dados em conjunto e linguagem humana natural.

O objetivo é tornar as interações entre máquinas e pessoas mais fluida e menos robotizada a fim de que o atendimento ao cliente seja aprimorado a níveis ainda não vistos. No mercado atual, já existem os chatbots, que são robôs de atendimento que atuam como assistentes virtuais.

Essas tecnologias são programadas a auxiliar os usuários em níveis primários e intermediários de dúvidas. Embora ainda sejam limitados em muitos aspectos, conseguem ajudar a solucionar uma série de problemas sem que seja necessário transferir o usuário a um atendente humano — o que agiliza o processo e satisfaz o cliente.

O que é inteligência artificial e qual é sua importância?

O conceito de inteligência artificial está diretamente associado à capacidade de computadores “pensarem” e agirem como se fossem seres humanos. Isso quer dizer que a IA é uma tecnologia que permite às máquinas, a partir de dados colhidos, aprender, “raciocinar” e tomar decisões inteligentes.

Ela representa a soma da computação com software, lógica e disciplinas filosóficas que objetiva fazer com que os computadores exerçam funções semelhantes às realizadas por humanos, como perceber o significado em linguagem falada ou escrita, aprender, reconhecer expressões faciais, entre outras.

Cada vez mais, a nossa realidade apresenta uma quantidade de informação, praticamente impossível de ser gerenciada. O gerenciamento de toneladas de dados gerados, que precisam ser analisados, só é possível se contarmos com uma tecnologia especializada.

A inteligência artificial consegue automatizar a aprendizagem repetitiva por meio da análise de dados. Assim, ao contrário da automação robótica, guiada por hardwares, ela tem capacidade de automatizar diversas tarefas, com grandes volumes, de maneira efetiva e confiável. A interferência humana apenas é necessária para a configuração do sistema.

Essa tecnologia já faz parte da nossa realidade, possibilitando a utilização de smartphones com assistentes, redes sociais, sistemas de navegação, entre outros. Dessa forma, a IA é essencial para os grandes avanços tecnológicos, principalmente para o tratamento de informações que seria impossível de ser realizado apenas por meio do esforço humano.

Aplicação da IA na interpretação de documentos

Uma das principais aplicações nos últimos anos se refere à interpretação de documentos, realizada por meio da união da capacidade de análise com a inteligência artificial. Veja a seguir os tipos de análises possíveis e como elas podem gerar impactos positivos nas empresas.

Análise morfológica

Consiste em interpretar palavras ou mesmo expressões em um texto escrito ou falado, formulando conclusões de acordo com as palavras-chave que foram utilizadas. Exemplo disso é o chatbot, utilizado em atendimento ao cliente, que envia opções orientando sobre os próximos passos até chegar à informação desejada ou contatar um atendente.

Os robôs mais inteligentes interpretam todas as palavras a fim de obter um significado, interpretando e entendendo cada uma das etapas individualmente para construir uma conclusão.

Análise semântica

Essa é uma análise mais avançada do que a morfológica. Após analisar as palavras de maneira individual, é necessário compreender o que elas significam em seu conjunto. Dessa forma, as expressões utilizadas são analisadas visando o entendimento do sentido da frase.

Processamento de linguagem natural (PLN)

O PLN se refere a uma área da inteligência artificial da linguística. Trata-se de um processamento automático da linguagem humana que torna a interface da IA com o interlocutor a mais natural possível.

Assim, dá para falar em uma ligação telefônica ou em um chatbot, tendo a impressão de estar conversando com uma pessoa. No contexto de análise, isso significa a compreensão não só de expressões, como também de metáforas e ironias, entre outras nuances que podem ocorrer em um diálogo.

Análise de sentimento

Esse tipo de análise se relaciona com o PLN, pois a inteligência artificial interpreta o sentimento que está contido na resposta da pessoa que está interagindo. Dessa forma, em um chatbot humanizado, é possível identificar se o cliente está animado ou frustrado, pelas variações interpretadas durante a conversa.

Análise de imagens

Essa análise é normalmente utilizada por empresas que recebem muitas fotos dos seus clientes, como as seguradoras. O sistema é treinado para identificar a validade da imagem, verificando se ela foi manipulada. Nesses casos, a inteligência artificial consegue calcular o tipo de prejuízo e o seu valor.

Além disso, a IA pode verificar até mesmo se há indícios de fraude por inconsistências entre a narrativa da pessoa que enviou a foto e o dano identificado. Assim como os demais tipos de análise, quanto mais o sistema é utilizado, maior é o seu aprendizado e conhecimento acumulado.

Análises de documentos

A inteligência artificial reduz significativamente o tempo de verificação de documentos e gera sugestões para tomadas de decisões com baixíssimas margens de erros. Nesse sentido, empresas que recebem diariamente documentos digitais, como relatórios, certidões e notas fiscais em diversos formatos (JPG, PNG etc.), se beneficiam grandemente.

Quais são as vantagens da inteligência artificial para as empresas?

A inteligência artificial contribui significativamente com o aumento da produtividade e da qualidade no atendimento ao cliente. Isso reflete direta e positivamente no sucesso das empresas, melhorando os seus resultados. Mas as vantagens não terminam aí:

  • agilidade;
  • aumento da eficiência;
  • diminuição da margem de erros;
  • insights e estratégias;
  • maior precisão;
  • melhora nas tomadas de decisões;
  • redução de custos operacionais;
  • resposta rápida a modificações de ambiente;
  • satisfação do cliente;
  • segurança das informações.

Como a inteligência artificial auxilia a contabilidade?

É correto afirmar que a presença da tecnologia na sociedade moderna está mudando a maneira como as empresas e pessoas se relacionam, pagam suas contas, realizam tarefas cotidianas e até mesmo consomem conteúdo. O escritório de contabilidade não fica para trás, assim como a maneira que os seus profissionais desenvolvem as funções contábeis.

Afinal, muitas mudanças ocorreram em relação à classificação fiscal, tributação, enquadramento tributário e regras de cálculo. O setor tem obtido ganhos relevantes com o surgimento de softwares de gestão empresarial — fundamentados em inteligência artificial, que conseguem:

  • agilizar as rotinas operacionais no escritório contábil;
  • analisar comportamentos de indicadores de resultados;
  • aproximar o cliente e melhorar o relacionamento comercial;
  • automatizar a emissão de NF-e;
  • calcular e recolher os tributos com mais precisão;
  • checar o CNPJ do fornecedor ou cliente com mais segurança;
  • elaborar a classificação fiscal de documentos;
  • eliminar grande parte dos procedimentos manuais;
  • fazer correções de inconsistências de dados com antecedência;
  • identificar pontos de melhoria;
  • otimizar o cálculo da folha de pagamentos.

Esses e outros aspectos conseguem diminuir consideravelmente as atividades operacionais no escritório de contabilidade, que costumavam ser realizadas de modo manual. Hoje, um bom sistema de gestão contábil e empresarial pode ser usado em conjunto com sistemas e aplicativos do Governo e da Receita Federal.

A outra vantagem é que essas ferramentas emitem notificações, alertando o contador a respeito da proximidade dos prazos de vencimento de impostos, entre outras responsabilidades tributárias.

Qual é o papel do contador nisso tudo para não ser substituído?

Antes de qualquer posicionamento em relação ao papel do contador frente aos avanços tecnológicos, é importante observar que, independentemente da aplicação da inteligência artificial na contabilidade, a participação do contador em todo o processo é essencial e indiscutível.

O principal objetivo de implementar soluções tecnológicas em um escritório contábil é garantir que o negócio acompanhe a evolução do mercado e se torne mais eficiente e competitivo. Dessa forma, a IA deve ser entendida como uma importante ferramenta de apoio aos contadores — que otimiza o tempo do funcionário, liberando-o para outras funções, como o atendimento ao cliente e incrementação dos serviços oferecidos.

Nesse sentido, com a adoção da IA, a prioridade do profissional de contabilidade passa a ser cuidar da estratégia contábil, sendo importante adquirir conhecimentos para liderar a transformação digital, diferenciar-se e reter clientes, como:

  • análise e melhoria em procedimentos internos dos clientes;
  • consultoria especializada;
  • consultoria financeira;
  • desenvolvimento de reestruturação e planos de negócios;
  • planejamento tributário;
  • recomendação de sistemas de tecnologia da informação;
  • revisão de sistemas contábeis.

Embora a inteligência artificial consiga executar muitas tarefas com eficiência, as atividades mencionadas continuam essencialmente humanas. Dessa forma, o contador precisará desenvolver novas habilidades e competências para acompanhar as inovações. Mas é importante considerar que a figura do contador parceiro e consultivo não será extinta nem mesmo com a melhor tecnologia de IA.

Novo perfil do contador

Além de digitalizar o escritório contábil, o contador precisa atualizar e desenvolver o seu perfil profissional por meio de novas hard skills e soft skills. Isso também é importante para a equipe, já que os colaboradores precisam ter habilidades alinhadas com as demandas para a gestão da inovação.

A inteligência artificial e a força de trabalho dos escritórios contábeis devem trabalhar para atingir os objetivos da empresa e atender às necessidades dos clientes. Nesse sentido, para manter o escritório contábil competitivo, o contador deve se concentrar em alguns desafios centrais, como:

  • acompanhar a velocidade da transformação digital;
  • captar e reter clientes;
  • selecionar e manter profissionais qualificados;
  • investir em tecnologias de ponta para a contabilidade;
  • cuidar do aprimoramento profissional e tecnológico da equipe;
  • revisar continuamente a estratégia do escritório;
  • analisar o comportamento do mercado e aplicar mudanças para acompanhamento no segmento.

Como vimos, a relação entre contabilidade e inteligência artificial é extremamente benéfica às empresas da área, já que proporciona agilidade, eficiência e aumento da produtividade. Além disso, a IA permite que equipes de trabalho ganhem mais tempo para cuidar de estratégias que podem levar à fidelização de clientes e à diferenciação no mercado.

E o seu escritório contábil, já está se atualizando com as novas tecnologias? Para saber como implementar a inteligência artificial em sua empresa, entre em contato com a Alterdata e conheça as nossas soluções!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
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