Tecnologia

Pesquisa mostra impacto da Inteligência Artificial no futuro do trabalho

2 Mins de leitura

Nos últimos tempos, a inteligência artificial (IA) ganhou considerável popularidade, e diversas ferramentas impulsionadas por essa tecnologia foram lançadas ao público ao longo deste ano. A IA, que se baseia na capacidade de computadores e máquinas imitarem as habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões da mente humana, está transformando o cenário do trabalho. Em uma parceria colaborativa entre a Access Partnership e a Amazon Web Services (AWS), foi conduzida uma pesquisa abrangente envolvendo 1600 funcionários e 500 organizações de diversos setores no Brasil, visando compreender melhor o desenvolvimento dessa tecnologia no ambiente profissional.

Os resultados revelam que a inteligência artificial pode impulsionar significativamente a economia do país e desempenhar um papel crucial no suporte a uma variedade considerável de tarefas profissionais. A perspectiva é promissora, uma vez que praticamente todas as organizações no Brasil estão se preparando para incorporar a inteligência artificial em suas operações. De acordo com os dados, surpreendentes 97% dos empregadores têm planos de adotar soluções baseadas em IA até o ano de 2028.

A automação de tarefas é destacada como o principal benefício da inteligência artificial, conforme expresso por 68% dos colaboradores. Adicionalmente, a pesquisa aponta que os setores de TI, P&D e financeiro são os que mais se beneficiarão, na visão de 95% dos empregadores. A inteligência artificial generativa, capaz de criar conteúdos diversos como histórias, imagens, vídeos e músicas, ganhou notoriedade, exemplificada pela criação do ChatGPT e do Bard, do Google. Diante disso, 97% dos empregadores e 94% dos funcionários entrevistados planejam incorporar a IA generativa em suas organizações nos próximos cinco anos.

Os benefícios percebidos vão além, com 80% dos empregadores considerando a contratação de talentos com habilidades em IA como uma prioridade. Contudo, há um desafio notável, pois 68% deles relatam dificuldades em encontrar os talentos desejados. Por outro lado, 80% dos trabalhadores manifestam interesse em desenvolver habilidades em IA para impulsionar suas carreiras, sendo esse número ainda mais expressivo entre as mulheres, com 92% indicando interesse.

Destaca-se que os empregadores não estão apenas buscando habilidades técnicas, como codificação, mas valorizam cada vez mais o pensamento crítico e criativo. Andrea Leal, gerente de treinamentos massivos da AWS, enfatiza que essa ênfase reflete uma nova fronteira a ser enfrentada para o crescimento do país e para proporcionar oportunidades significativas no mercado de trabalho.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Tecnologia

Panorama Empresarial: Retrospectiva 2023

2 Mins de leitura
Se você fosse fazer uma retrospectiva da sua empresa em 2023, como classificaria a evolução dela no mercado? Perguntas como essa resultam…
Tecnologia

Atendimento ao cliente: a implementação de chatbots e IA

4 Mins de leitura
O atendimento ao cliente tem se transformado radicalmente com a introdução de tecnologias avançadas como chatbots e Inteligência Artificial (IA).  Empresas de…
AlterdataTecnologia

As Contribuições da Tecnologia para a Sociedade

2 Mins de leitura
O Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, celebrado em 16 de outubro, é uma homenagem às conquistas científicas e avanços tecnológicos ao…

1 comentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *