Gestão

Entenda o que é endomarketing e por que é importante para sua empresa

6 Mins de leitura

Prosperar no mercado é o desejo de todas as empresas, certo? Para serem bem-sucedidas, porém, não basta atrair o desejo de compra dos consumidores. Também é essencial que consigam manter talentos dentro da organização. Afinal de contas, o público interno deve acreditar na marca antes mesmo dos clientes! Então, é fundamental que a companhia crie laços e motive os colaboradores. E isso acontece por meio de ações de endomarketing.

Como o próprio nome já sugere, trata-se do marketing voltado para o público interno. É ele que ajuda a construir uma relação mais forte entre negócio e time, para gerar pertencimento ao ambiente. Afinal, o que diferencia uma empresa das outras é a equipe que trabalha nela!

Essa estratégia é importante devido a uma lógica bem simples: quanto mais satisfeitos os profissionais estiverem com o trabalho e as condições na empresa, mais motivados e valorizados se sentirão. Consequentemente, o empenho e a produtividade vão às alturas! 

Vale já adiantar que, uma vez motivados, os colaboradores são os principais representantes da sua marca, compartilhando com familiares e amigos os benefícios sobre produtos e instituição.  

Quer entender melhor o que é endomarketing e como aplicá-lo na sua organização? Então fique de olho nos próximos tópicos!

O que é endomarketing?

Endo é um prefixo que vem do grego e significa interno. E marketing você já conhece, não é mesmo? O endomarketing é, então, responsável por estabelecer a comunicação internamente. Trata-se de um conjunto de ações que usa princípios de marketing, comunicação corporativa e administração de forma a conectar todos os envolvidos a uma mesma visão de negócio.

As áreas responsáveis pelo endomarketing podem variar em cada empresa, mas o propósito continua sempre o mesmo: servir aos interesses de toda a organização. Afinal, é fundamental conquistar o público interno para que os funcionários percebam sua importância no contexto da empresa. Assim, ele ajuda a:

  • reduzir a rotatividade e atrair profissionais mais qualificados;
  • aprimorar o clima organizacional
  • incentivar a motivação dos colaboradores e a percepção deles, amigos e familiares em relação à empresa;
  • aumentar a eficácia da comunicação interna;
  • desenvolver a produtividade;
  • otimizar o valor da marca.

É crucial que as empresas tenham uma gestão transparente, sempre atenta aos colaboradores, incentivando-os a desenvolver seus talentos, oferecendo condições seguras e saudáveis de trabalho, reconhecendo e recompensando aqueles que efetivamente se dedicam às causas da companhia e assim por diante.

Quais as vantagens de usar o endomarketing?

Empresas que investem em endomarketing estabelecem uma relação de troca com os profissionais que trabalham nela. Isso é importante porque os colaboradores têm contato diário com os processos da organização, e, por isso, estão mais aptos a opinar e influenciar pessoas a respeito da marca.

Confira quais são as principais vantagens de valorizá-los!

Motivação

Mais aberta às contribuições dos funcionários, a empresa mostra que se preocupa com a qualidade de trabalho e o bem-estar da equipe. E é claro: quando o trabalhador se sente valorizado, dá o melhor de si.

Retenção

Com o endomarketing, os profissionais se sentem inseridos em um ambiente que se interessa por seu bem-estar. Com isso, a tendência é que permaneçam na organização, já que ela se importa com eles. Lembrando que a retenção evita os custos trazidos pela alta rotatividade de funcionários.

Clima no endomarketing

Quando a organização transparece cuidado com os integrantes da equipe, o desempenho deles melhora, gerando mais resultados positivos. Com isso, a produtividade e a satisfação dos colaboradores crescem significativamente.

Fidelização

Quando os profissionais estão realmente engajados, transmitem muito mais credibilidade ao consumidor, o que resulta em clientes fiéis.

Empenho nas vendas

Esse benefício surge para a instituição quando há comprometimento real com a campanha de endomarketing. Para que as ações estejam de acordo com os objetivos da companhia, entretanto, é essencial que haja um planejamento adequado.0

Como colocar o endomarketing em prática?

Para que esse processo seja realmente efetivo, é essencial compreender as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no dia a dia da empresa. Esses problemas são, então, transformados em possibilidades de melhoria, sempre em busca de proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível para a equipe.

Conhecendo essas informações, já dá para estabelecer uma comunicação mais eficiente com o time, por meio de campanhas e ações que tenham uma visão panorâmica da mensagem que a companhia quer transmitir. A ideia é estimular os profissionais para, assim, obter o engajamento desejado.

Se houver alta rotatividade entre os funcionários da organização, por exemplo, é preciso mudar as estratégias para motivá-los e, assim, reduzir esse número. Para tanto, é essencial que os profissionais se sintam realmente importantes para a instituição.

A estruturação das ações de endomarketing deve ter esses dados como base. Isso vale para campanhas, materiais gráficos, veículos eletrônicos e digitais, vídeos institucionais, games, palestras, workshops, festas, happy hours e outros. Qualquer que seja a iniciativa, o objetivo sempre será o mesmo: trazer o trabalhador para dentro do espírito da companhia.

Em vez de mandar um e-mail marketing tradicional, a empresa pode agir no ambiente corporativo como um todo para disseminar os conceitos da campanha de endomarketing de forma mais ampla e aumentar as chances de engajamento.

Quais são as melhores práticas do endomarketing?

Para que uma estratégia de endomarketing seja efetiva, ela deve ser adequadamente estruturada e bem planejada. É isso que permite otimizar a alocação de recursos, sabia? Conheça agora algumas das principais etapas envolvidas!

Planejamento

Pode saber: qualquer estratégia bem-sucedida tem como base um bom planejamento. Sem isso, é simplesmente impossível avaliar o desempenho das ações implantadas. Por essas e outras, o primeiro passo na caminhada rumo a um endomarketing efetivo é definir os objetivos da campanha e as metas para construí-la.

Além disso, é preciso avaliar os recursos disponíveis para a execução da estratégia e definir os prazos e os indicadores que mostrarão a evolução do processo. Tudo isso deve estar devidamente documentado para que os resultados possam ser acompanhados e ajustados de acordo com a necessidade.

Comunicação

Com o planejamento pronto, chega a hora de criar canais de comunicação. Lembre-se de que a troca de informações dentro da organização ajuda a colocar o endomarketing em prática. Vale a pena elaborar e enviar boletins informativos, investir em aplicativos e comunicadores instantâneos e assim por diante.

E um detalhe importante: a comunicação não deve acontecer só de cima para baixo – da gestão para os colaboradores. É preciso que todos possam contribuir com sugestões, consigam tirar dúvidas e oferecer comentários relevantes. Para isso, os canais usados devem permitir interações horizontais.

Colaboração

A colaboração permite a troca benéfica de experiências. Só um espaço de descanso para que os profissionais possam interagir em suas pausas, por exemplo, já ajuda a melhorar o clima organizacional. Além disso, a realização de eventos, como workshops e palestras, favorece a criação de laços entre os colaboradores.

Reconhecimento

Os processos de reconhecimento e feedback são essenciais para que os colaboradores se mantenham motivados. Uma ação benéfica, então, é a criação de políticas de benefícios e de valorização. E para que os profissionais fiquem mais satisfeitos, esses benefícios devem ir além daqueles obrigatórios por lei.

Uma política de valorização ajuda a estimular o senso de meritocracia, incentiva a competitividade sadia e torna a bonificação mais justa. Esse reconhecimento pode acontecer por meio de benefícios materiais, como bônus acrescidos ao salário, por exemplo, bem como folgas, promoções e outras possibilidades.

Capacitação no endomarketing

A educação profissional gera colaboradores mais preparados para o mercado. Assim, eles trabalham com mais qualidade e se sentem mais satisfeitos e valorizados. Para isso, a empresa pode fazer parcerias com instituições de ensino ou criar sua própria plataforma, a fim de garantir a educação continuada dos integrantes da equipe. 

Carreira

A elaboração de um plano de carreira indica que a organização valoriza os colaboradores. Com isso, a empresa não só atrai novos talentos como aqueles que já estão lá enxergam possibilidades de crescimento.

Uma boa forma de começar é divulgando as oportunidades para os profissionais mais capacitados para cada função. Depois, vale ter um processo de promoção que demande a superação de um desafio, sempre de acordo com as políticas da empresa.

Resultados

Os bons resultados atingidos pelos trabalhadores devem ser divulgados para toda a empresa. Isso ajuda a incentivar o surgimento de outros exemplos semelhantes, criando um ciclo virtuoso. Tais resultados positivos podem ser apresentados, por exemplo, pelos canais de comunicação criados para fortalecer o endomarketing.

Clima

É certo: o ambiente corporativo influencia diretamente o desempenho dos integrantes da equipe. Assim, caso existam ruídos na comunicação, é essencial entender onde exatamente está a falha. A partir disso, é possível ajustar a estratégia para otimizar os resultados. E é preciso agir rápido, antes que surja um desestímulo generalizado na companhia.

Como você viu, o endomarketing é capaz de causar impactos extremamente positivos na instituição, tudo a partir dos benefícios que traz à organização. É, assim, uma prática que funciona como diferencial competitivo para o negócio, obtido por meio da motivação, do engajamento e dos resultados dos próprios colaboradores.

Agora que você já sabe o que é endomarketing, está preparado para implantá-lo na sua companhia? Siga nossas páginas nas redes sociais para ser o primeiro a saber de novas publicações sobre o assunto! Estamos no Facebook, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn.

 
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Head of Marketing na Alterdata
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