Indicadores de desempenho organizacional: o que são e como usar

A garantia de informações confiáveis a empreendedores que precisam tomar decisões que impactam o crescimento da empresa depende muito de uma gestão financeira eficiente. Dessa forma, os executivos não mascaram a situação e encontram um cenário realístico a ser gerido. Para o melhor gerenciamento da sua empresa, sugerimos a realização de indicadores de desempenho organizacional, como vamos ver mais abaixo.

O empreendedor nunca deve perder de vista a avaliação dos resultados de sua empresa. Com os indicadores de desempenho organizacional, torna-se viável realizar um breve diagnóstico da saúde financeira da empresa, conseguindo ter tempo para consertar pequenos desvios de rota.

Confira os 7 indicadores de desempenho organizacional que a sua empresa deve acompanhar:

Margem de Lucro

Como um dos maiores objetivos da empresa é ter lucro, esse indicador sempre deve ser inserido na sua empresa para o acompanhamento das metas. A margem de lucro é calculada da seguinte forma: valor do produto/serviço menos o custo.

Dessa forma, deve ser verificado pelo empreendedor o percentual utilizado pelo seu setor, pois esse indicador não é padronizado. A média para o setor de prestação de serviços é de 20%, enquanto para o varejo é de 4% sobre o total de vendas.

Lucratividade

A lucratividade é diferente da margem de lucro, não se deixe confundir. A lucratividade é calculada da seguinte forma: lucro líquido dividido pelo faturamento bruto mensal, tendo como resultado um valor percentual. Ele trata-se da referência mais relevante para se saber se o negócio é rentável ou não.

Burn Rate

Nada mais é que o caixa negativo da empresa, ele é calculado da seguinte forma:

  • Total das despesas – faturamento = Burn Rate

No início de todas as empresas é normal ocorrer o Burn Rate (ou também em épocas de crise), mas o empreendedor deve sempre acompanhar para que seu negócio não vá por água abaixo.

Nível de endividamento

O nível de endividamento deve ser acompanhado de perto, pois informa o quanto a empresa necessita de capital de terceiros. O nível de endividamento da empresa é calculado com os dados contidos no Balanço Patrimonial, dividindo-se o total do Passivo (as dívidas com empréstimos, contas a pagar e obrigações com fornecedores, por exemplo) pelo total do Ativo.

Months Of Cash Left (tempo de dinheiro restante)

Esse indicador informa quanto tempo ainda você terá o seu capital inicial. Assim, você pode planejar a prospecção de mais clientes para geração de lucro suficiente para manter o seu negócio.

O cálculo é realizado da seguinte forma:

  • Capital remanescente / Burn Rate = Months Of Cash Left

CAC — Custo de Aquisição de Cliente

Esse indicador também é conhecido como Customer Acquisition Cost, que mostra o quanto de dinheiro é gasto na captação de cada novo cliente. Nesse momento deve ser levantado todo o custo que a empresa possui com prospecção de novos clientes, como publicidade, call center e marketing de conteúdo, entre outros.

Para que seja feita a análise é somente realizar o cálculo da seguinte forma:

  • Total de despesas com aquisição de cliente / quantidade de novos clientes = Custo de aquisição de cliente

Ticket médio

O ticket médio é o valor médio de cada venda, onde o empreendedor consegue entender a dinâmica varejista. O cálculo é feito da seguinte forma: faturamento dividido pela demanda de vendas do período.

Esse indicador lhe auxilia em várias tomadas de decisões, como por exemplo: indica quem são seus melhores vendedores, mostrar se estão vendendo produtos de maior ou menor valor e se sua empresa está cumprindo a meta estabelecida, além de auxiliar o empresário a analisar a necessidade de capacitação da equipe e definição das estratégias de marketing.

Agora chega de teoria e vamos colocar a mão na massa! Comece já a realizar os indicadores de desempenho organizacional para entender melhor a importância deles no progresso de sua empresa. Lembre-se: não adianta analisar uma vez e abandonar, todo negócio de sucesso deve ter controlada diariamente a sua saúde financeira.

Agora que você está por dentro do assunto dos indicadores de desempenho organizacional, veja agora as 6 dicas fundamentais para o planejamento financeiro empresarial.

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Comments

  • Nilson Lucas
    19/08/2017 at 12:59

    Para calcular a lucratividade, desconto o valor do investimento, ex. receita 100.000,00, despesa bruta 80.000,00, investimento 10.000,00, resultado para cálculo:
    100.000,00 – 80.000,00-10.000,00 = 70.000,00 % 30% de lucratividade

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