Blog Alterdata
Menu
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco
Blog AlterdataBlog Alterdata
  • Contábil
    • Inteligência Fiscal
  • Gestão
    • Dicas de Gestão
  • Imobiliário
  • Tecnologia
  • Food Service
  • Materiais gratuitos
  • Fale Conosco

Passo a passo: saiba como definir metas para seu time

  • 21 de junho de 2017
  • Henrique Rebello
  • Gestão
  • 0
  • 0
Por incrível que pareça, quando o assunto envolve metas internas, uma lógica um tanto quanto perversa e autodestrutiva ainda prevalece na cultura de diversas empresas. Para muitos gestores, quanto mais desafiadores forem os objetivos, maior será o esforço dos colaboradores para conquistá-los. O detalhe é que, colocada em prática, essa lógica acaba gerando o efeito oposto: desmotivação. Pense bem: quem é que vai se esforçar para buscar algo evidentemente impossível? Por isso é que as metas devem sempre ter um pé na realidade. Mas como definir metas ao mesmo tempo atingíveis e desafiadoras? Pois é exatamente isso que vamos mostrar no post de hoje. Então continue acompanhando!

Aplique o padrão SMART

Em primeiro lugar, é preciso definir o que são metas realistas. Quais conceitos devem ser aplicados para conseguirmos, de fato, estabelecer metas que façam sentido para o negócio? Anote aí: o padrão de metas mais usado é o SMART, que, em português, pode ser traduzido como padrão inteligente. Específica (Specific), mensurável (Measurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time-based): daí é formada a sigla SMART, que resume todas as características de uma meta ideal. Veja só:
  • Específica: dados e números claros, que devem ser usados na criação de uma meta;
  • Mensurável: definição de métricas para fazer o devido acompanhamento dos resultados;
  • Atingível: verificação da meta de acordo com a realidade da empresa e do mercado;
  • Relevante: conquista dos objetivos de longo prazo da empresa por meio da meta;
  • Temporal: definição de prazos para o cumprimento da meta, a fim de conseguir priorizar as atividades certas.

Estabeleça indicadores de desempenho

A partir de agora, nada de definir metas que não tenham como base a informação, ok? Por isso, é sempre importante pensar em indicadores de desempenho para acompanhá-las. Assim você consegue monitorar bem de perto os resultados do negócio, ficando sempre a par da realidade da empresa. Por demandarem uma constante coleta de dados, os indicadores ainda ajudam a criar um histórico empresarial que pode ser usado como base de comparação de períodos distintos, facilitando a definição de metas cada vez mais realistas. Por serem específicos e mensuráveis, os indicadores de desempenho representam o S e o M das metas inteligentes.

Faça uma pesquisa de mercado

Estabelecida a base de comparação de resultados internos por meio dos indicadores de desempenho? Ótimo, mas não suficiente! Para criar boas metas, também é preciso conhecer bem o mercado. Em tempos de crise, por exemplo, é fundamental acompanhar indicadores e pesquisas de instituições renomadas, como Sebrae e IBGE, entre outras. Além disso, o benchmarking também é uma excelente estratégia de acompanhamento dos resultados da concorrência. Agora sim: com a análise dos resultados internos e a avaliação do mercado, o A das metas SMART, referente à atingibilidade, está traçado.

Cuide do planejamento estratégico

Quais são seus valores, sua missão e sua visão de negócio? Definir tudo isso é crucial para a elaboração de boas metas corporativas. E todas essas questões são pensadas justamente no planejamento estratégico da empresa. Se uma meta está de acordo com os valores, a missão e a visão do negócio, isso significa que ela é relevante, podendo de fato ajudar a empresa a amadurecer. Com isso, o R está das metas SMART é atingido.

Defina as prioridades do negócio

Por fim, é preciso entender que a definição de metas possui uma relação direta com a gestão do tempo. É muito importante que o gestor saiba exatamente quais são as prioridades do negócio. Para isso, deve definir um prazo para a conclusão de cada uma das metas. Só assim evita aquele sentimento de urgência constante na organização, que muitas vezes puxa o ânimo dos colaboradores para baixo. E aí está o último item das metas SMART: a temporalidade. E se gostou das nossas dicas sobre como definir metas, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajudar seus amigos?
Ebook Contabilidade RuralPowered by Rock Convert
Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
  • 0
  • 0
  • Anterior
  • Próximo

Henrique Rebello

Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Material do Mês

Contabilidade do Futuro

Recentes

  • Checklist do Departamento Pessoal: 14 obrigações em final/início de ano!
  • Está liberado o envio de eventos de Folha para o eSocial!
  • [ E-book] O guia completo da gestão do mini mercado
  • #FeitadeGente – Dayana Alves
  • Parabéns Empresário Contábil! Você é a força que move nosso país!

Autores

Renata SoaresRenata Soares
Dante BariniDante Barini
Laura MendesLaura Mendes
Guilherme SantosGuilherme Santos
Isabella LapaIsabella Lapa
Mariana da SilvaMariana da Silva
Marcus OliveiraMarcus Oliveira
Pollyana TiburcioPollyana Tiburcio
Marcella CastilhoMarcella Castilho
Joseph SpiegelJoseph Spiegel
Michel CoelhoMichel Coelho
Ladmir CarvalhoLadmir Carvalho
Edson LopesEdson Lopes
Rodrigo MendesRodrigo Mendes
Henrique RebelloHenrique Rebello

Tags

#contabilidade #Contador #coronavírus #DP #e-book #ERP #eSocial #FeitadeGente #gestão #LGPD #MarketingContábil #moda #PDV #petshop #restaurantes #supermercado #varejo Alterdata Alterdata Explica Alterdata Software Condomínios Contabilidade CRM DCTF Dicas de Gestão DIRF ebook ECD EFD Escritório Contábil eSocial FGTS Food Service Gestão Gestão Contábil Gestão de condomínios Gestão imobiliária ICMS Imposto de Renda Imóveis Inteligência Fiscal Ladmir Carvalho lgpd Simples Nacional Tecnologia
  • Contábil
  • Empresarial
  • Imobiliário
  • Nuvem

Sobre

Desde o início, sempre com soluções próprias, +400k sistemas em operação com facilidade, simplesmente porque acredita que ter bons produtos é fundamental, além do essencial, é ter um ótimo atendimento.

Conheça a Alterdata

Redes Socias

Atendimento

Comercial
Chat
Perto de Você
0800-704-1418

©1989 - 2020 - Alterdata Software - Direitos reservados.