Gestão Contábil

6 dicas de marketing digital para aumentar sua carteira de clientes — mesmo durante a quarentena

5 Mins de leitura

O Brasil conta atualmente com milhares de escritórios contábeis. A concorrência é grande e exige divulgação para aumentar a carteira de clientes. Assim, o Código de Ética Contábil não proíbe a publicidade dos serviços e veda apenas ações denigram a reputação da profissão ou dos colegas. Mesmo assim, pouco se vê sobre marketing contábil porque os veículos tradicionais são caros — principalmente quando consideramos negócios que se encaixam como PME.

Contudo, já que quase todos os serviços contábeis são inteiramente prestados pela internet, faz todo sentido ao contador migrar para o universo virtual também no plano publicitário, especialmente na quarentena. Neste conteúdo, você vai aprender justamente como usar marketing digital ao dar visibilidade à sua empresa e aumentar sua carteira de clientes. Confira!

6 dicas cruciais de marketing digital para contadores

Marketing é o processo de compreensão e atendimento do mercado. Além disso, é preciso saber como e quando alcançar seu alvo. E é aqui que queremos chegar, uma vez que existem duas formas de promover uma ação de marketing: por Inbound ou Outbound Marketing.

Outbound é uma estratégia de prospecção mais genérica, que leva seu produto a uma massa de pessoas que não necessariamente tem perfil de ser seu consumidor. É caro e nem sempre eficiente em aumentar a carteira de clientes. Esse método tradicional busca ativamente o cliente, sem segmentação e sem pensar no timing do prospect alcançado. É o que ocorre com ações em revistas, rádios, TV ou jornal impresso.

Por outro lado, com o surgimento da internet, e na medida em que quase todas as ações humanas passaram a ser feitas pela web, abriram-se possibilidades ilimitadas de atingimento do seu público-alvo de forma mais independente, direta, precisa e barata. Assim, o Inbound Marketing para contadores permite criar situações que atraiam quem realmente está precisando de seus serviços.

Vamos entender 6 formas de fazer essa comunicação e aumentar a sua carteira de clientes?

1. Produza conteúdos ricos

Se hoje um contador precisa ter certificado digital, remeter obrigações acessórias pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e usar até softwares especializados ao apurar tributos automaticamente, está evidente que seu novo ambiente de trabalho é o virtual.

Pois é esse descolamento do meio físico que justifica aprender a captar, negociar, atender e fidelizar clientes também no mundo online. Assim, vence na seleção do Google as empresas melhor adaptadas ao aparecer nas primeiras posições do buscador.

Se alguém digitar “escritório de contabilidade” e seu site figurar nas primeiras linhas, você terá muito mais sucesso do que outros que aparecem na 10º página — ou que nem têm qualquer estratégia de ranqueamento. Essa “batalha virtual” depende de Search Engine Optimization (SEO), um conjunto de técnicas que destacam seu site e turbinam sua carteira de clientes.

Uma dessas estratégias é a produção de conteúdo relevante. O Marketing de Conteúdo é esse processo de criação de materiais valiosos, de modo a alavancar suas páginas como autoridades no segmento. Para isso, você precisa publicar um bom fluxo de informações úteis aos seus potenciais clientes, trazendo constantemente novos interessados às suas páginas.

2. Torne seu site mais atraente aos buscadores

O Google tem um sistema de algoritmos extremamente complexo, que analisa todos os sites ativos e os “cataloga” segundo a relevância, como se atribuísse “pontos” a determinadas variáveis. Uma delas é o caráter responsivo do site, que deve ser perfeitamente ajustável em qualquer dispositivo, como PC, laptop, smartphone ou tablet.

As URLs também devem ser amigáveis, ou seja, esqueça aqueles nomes imensos, que mal cabem na barra de endereços. Outra questão é que o próprio layout deve ser projetado pensando nos buscadores: a tag do título <title> deve listar o nome da empresa e o que ela faz. Ela estará na “cabeça” de seu site, servindo não somente para informar os usuários, mas também os mecanismos de pesquisa.

3. Tenha atenção ao funil de vendas

Mais uma variável crucial no marketing digital para escritório de contabilidade: você precisa produzir conteúdos a personas em fases diferentes de nutrição. Isso porque haverá visitantes que não sabem exatamente do que precisam, outros que conhecem parcialmente suas necessidades e aqueles que estão a um passo de fechar negócio. Isso explica abordagens distintas no aumento da carteira de clientes:

  • topo de funil: etapa de atração, envolve conteúdos criados a quem tem potencial interesse em seu serviço, mas é leigo sobre temas contábeis;
  • meio de funil: seu site também deve produzir conteúdos para quem está na etapa intermediária, de consideração. São pessoas que já percebem um problema e querem descobrir a melhor forma de solucioná-lo;
  • fundo de funil: etapa de decisão, com conteúdos que focam em visitantes mais maduros, conhecedores de seus problemas, dos serviços prestados pela empresa, mas que ainda precisam descobrir os diferenciais do seu escritório em relação à concorrência.

4. Analise a concorrência

Outra estratégia ao aumentar sua carteira de clientes na quarentena é recorrer ao benchmarking, processo de comparação com os melhores players do mercado, objetivando entender o que deve ser aprimorado em sua empresa.

No caso do marketing digital, caberia analisar minuciosamente como os escritórios mais famosos na internet geram tráfego às suas páginas, tipos de conteúdos publicados, formas de interligação de mídias e estratégias de engajamento.

5. Crie engajamento nas redes sociais

Não há como falar em marketing digital para contadores sem citar redes sociais. Com 66% da população brasileira nessas plataformas, é fundamental ter perfis ativos, com postagens relevantes a quem pode vir a ser seu cliente no futuro. Portanto, informe sobre prazos de entrega de obrigações fiscais, atualize o cliente sobre novas legislações, dê dicas de como gerenciar a contabilidade empresarial, entre outras interações.

6. Use tecnologias modernas de gestão e comunicação com o cliente

Não adianta gerar tráfego na internet se seus processos internos ainda são analógicos. E não estamos mais falando simplesmente do SPED, que é obrigatório. Em meio a tecnologias como Big Data e Internet das Coisas (IoT), as empresas analisam com muito critério o nível de inovação e transformação digital dos escritórios contábeis.

Isso significa que não dá para simular modernidade — sua empresa precisa ser moderna de fato e como um todo. Nesse sentido, vale aderir um aplicativo de relacionamento com o cliente para enviar relatórios, guias e recibos, tirar dúvidas e armazenar demonstrações contábeis atualizadas em tempo real.

Também compensa bastante ter um ERP em nuvem que gerencie NF-e, faça escrituração automática de documentos fiscais, apure tributos eletronicamente etc. Esses detalhes conferem potencial competitivo, já que sua imagem se atrela ao inovador e digital, em sintonia com as ações de marketing desenvolvidas na web. Isso sim é gestão digital da carteira de clientes.

Comece essa sinalização de inovação mostrando à sua rede de contatos que está inteirado sobre o tema. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve aos seus colegas e parceiros de negócios a importância do marketing digital ao ampliar a carteira de clientes do setor contábil!

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Head of Marketing na Alterdata
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