NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Gestão Contábil

5 boas práticas para enfrentar a crise no escritório de contabilidade

4 Mins de leitura

A crise no escritório de contabilidade chegou e, com ela, todas as projeções feitas para 2020 tiveram que ser revistas. O Banco Mundial, inclusive, já modificou os prognósticos para o Brasil neste ano e até dezembro é prevista uma retração de 5% no PIB.

O momento é de instabilidade, mas, colocando em prática medidas de controle e uma estratégia comercial mais agressiva, é possível passar por essa turbulência com o mínimo de danos.

Avance na leitura e descubra como mitigar os efeitos da crise em consequência da pandemia de COVID-19 em sua empresa contábil!

As novas legislações de acordo com a crise

Tendo em vista que a economia está girando menos em função da quarentena, é certo que as receitas inevitavelmente vão diminuir.

Pela perspectiva contábil, isso gera certas implicações do ponto de vista legal e tributário que devem ser consideradas.

Uma das mais importantes é o adiamento de certos compromissos, conforme os termos da Medida Provisória nº 931 de 2020. De acordo com o documento, fica autorizada a realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) até o dia 31 de julho, válido para companhias limitadas (LTDAs), cooperativas e sociedades anônimas (S/As).

Assim sendo, a publicação dos demonstrativos também teve o seu prazo dilatado, embora isso não deva mitigar os prejuízos por si só. Já em relação ao Imposto de Renda (IR) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), os escritórios precisam ficar atentos ao que diz o Art. 104 do Código Tributário Nacional.

A cobrança de IR sobre dividendos também só pode ser feita a partir do primeiro dia útil do exercício seguinte. Logo, a despeito das perdas excepcionais, as empresas precisarão manter suas rotinas de registros e apuração de impostos inalteradas.

5 boas práticas para enfrentar a crise no escritório de contabilidade

Em meio a uma crise sem precedentes e das readequações das normas, os processos contábeis devem ser igualmente ajustados para responder melhor aos novos desafios. Isso requer um esforço conjunto da empresa como um todo, que precisará realinhar até mesmo sua estratégia de negócios.

De qualquer forma, crises sempre trazem oportunidades, desde que as lideranças saibam como tirar proveito. Afinal de contas, onde existe um problema, necessariamente haverá alguém em busca de uma solução, certo?

Vamos conferir, então, quais práticas podem ser implementadas de modo que a crise no escritório de contabilidade seja superada da melhor forma.

1. Identifique os nichos com maior potencial no seu escritório de contabilidade

Em virtude do isolamento social e em cumprimento às orientações das autoridades de saúde, certos segmentos tendem a registrar perdas, enquanto outros percebem alta. É o caso das empresas que trabalham com delivery, que, desde março, estão sendo muito mais requisitadas.

Nesse cenário, existe um incremento atípico nas receitas desses empreendimentos que, como tal, deve gerar mais obrigações fiscais e tributárias. Cabe ao escritório de contabilidade se mobilizar para atender a essas novas demandas, caso já tenha clientes que operam no segmento de entregas.

Se essa não for a situação, vale apostar em novas estratégias comerciais no sentido de atrair esse tipo de cliente que está em alta.

Para os que estão em baixa, renegocie contratos, adotando medidas como dilatação de prazos de pagamento de honorários ou reestruturação do pacote de serviços.

2. Intensifique as estratégias de vendas ativas

Embora seja um serviço essencial às empresas, no meio de uma turbulência de grandes proporções como a de agora, a contabilidade precisa “se mexer”. Isso significa adotar uma abordagem de vendas e marketing mais ativa e menos passiva.

Em vez do lead — cliente em potencial — vir ao escritório, é a empresa que o aborda, por exemplo, mostrando soluções conforme suas necessidades. Para isso, vamos ver nos próximos dois tópicos de que maneira seu escritório contábil pode dar o recado e, assim, atrair dinheiro novo a fim de equilibrar o seu fluxo de caixa.

3. Use o “P” de promoção estrategicamente

Em uma fase atípica, todo o plano de negócios da empresa precisa ser redesenhado, incluindo o próprio Mix de Marketing. Para empresas contábeis prestadoras de serviços, eles são:

  • produto;
  • preço;
  • distribuição;
  • pessoas;
  • processos;
  • evidências físicas;
  • produtividade;
  • promoção.

Nesse sentido, o “P” de promoção se torna ainda mais sensível a mudanças. Afinal, de que forma deixar o escritório visível e atrair clientes em meio a um período de recessão geral? Como chegar aos leads certos e potencializar as chances de fechar novos contratos? Ao que tudo indica, as melhores respostas para essas questões podem ser encontradas no segmento digital.

4. Invista em marketing digital e de conteúdo no seu escritório de contabilidade

Serviços contábeis são, essencialmente, do tipo B2B (comércio estabelecido entre empresas). Esse é um nicho de mercado bastante peculiar e caracterizado por ser altamente exigente e com ciclos de vendas mais longos.

Em outras palavras, vender para outra empresa exige, acima de tudo, alta capacidade de persuasão para um público bastante especializado. Hoje, isso só pode ser conquistado por meio do marketing digital, no qual o cliente se sente atraído em função do tipo de conteúdo que você publica na internet.

Dessa forma, é indicado investir em estratégias pelas quais o escritório aumentará seu volume de negócios ao explorar técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO). Com isso, a tendência é que mais leads qualificados para venda tomem conhecimento dos seus serviços, tornando o processo menos dependente de indicações.

5. Encoraje os bons líderes e seus colaboradores

Não menos importante, em uma fase difícil como a que vivemos, os bons líderes são ainda mais valiosos. Por meio deles, procure estreitar o contato com cada colaborador, esforçando-se por compreender seus receios, angústias e, na medida do possível, oferecer soluções.

Por que contar com um bom sistema de contabilidade?

Outro recurso fundamental que afasta os perigos da crise é um sistema de contabilidade projetado sob medida. Escritórios contábeis seguem rotinas próprias, logo, precisam de suporte tecnológico na hora de prestar serviços e para dar conta de suas obrigações.

Neste artigo, você ficou por dentro de algumas iniciativas que já podem ser tomadas para evitar danos maiores provocados por uma crise — como a pandemia do novo Coronavírus.

Temos certeza de que, colocando-as em prática, sua empresa sairá dessa fase preparada para os momentos ruins, muito mais forte e competitiva.

Não deixe de aproveitar que está em casa para se informar. Confira agora 7 dicas que vão preparar seu escritório contábil para ser mais inovador!

Powered by Rock Convert
133 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
ContabilidadeGestão Contábil

8 estratégias essenciais para evitar o calote do cliente

5 Mins de leitura
0 0 Gerenciar um negócio é bastante desafiador, e um dos maiores obstáculos é evitar o calote do cliente. A empresa fica…
ContabilidadeGestão Contábil

Entenda como usar o Clubhouse para contadores

4 Mins de leitura
0 0 Usar o Clubhouse para contadores pode ser uma excelente forma de melhorar a performance nos negócios, além de ser um…
ContabilidadeGestão Contábil

Como oferecer seus serviços como freelancer contábil?

4 Mins de leitura
0 0 Trabalhar como freelancer contábil é uma alternativa para profissionais de um segmento cada vez mais concorrido, no qual a oferta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.