NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Inteligência Fiscal

Prorrogação do recolhimento da CPP – Portaria ME 245/2020

1 Mins de leitura

Foi publicada a Portaria ME n° 245/2020, a qual estabelece a prorrogação do recolhimento da CPP (Contribuição Previdenciária Patronal) para os empregadores pessoa jurídica e equiparados, para o empregador doméstico, e ainda as contribuições previdenciárias de empregadores rurais e optantes pela Desoneração da Folha de Pagamento referente a competência de maio de 2020, que deverá ser recolhida no mês de novembro de 2020. 

Portanto, os valores relativos ao período de apuração 05/2020, que deveriam ser pagos até 19/06/2020, poderão ser pagos até 20/11/2020, junto com as contribuições referentes ao mês de outubro. 

A referida prorrogação se aplica aos seguintes empregadores:


– Empregadores, pessoas jurídicas e equiparados;
– Agroindústrias;
– Produtor Rural Pessoa Física;
– Produtor Rural Pessoa Jurídica;
– Optantes pela Desoneração da Folha de Pagamento. 

Importante, a data de recolhimento da contribuição devida a Outras Entidades e Fundos (Terceiros) sobre a folha de pagamento das empresas e equiparados não foi alterada, continua a mesma, porém algumas alíquotas foram reduzidas no período de 01.04.2020 a 30.06.2020. 

As instruções para emissão do DARF com os tributos prorrogados podem ser consultadas no site da receita .

Banner eContador AlterdataPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Foi informado pelos órgãos competentes que ainda que estão trabalhando para ajustar a DCTFWeb para emitir DARF com os novos vencimentos e que em breve, os tributos prorrogados serão gerados já com as novas datas. 

Esta portaria ainda prorroga o prazo para o recolhimento da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), em razão do enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus.  

Sendo assim, fica prorrogado o prazo de recolhimento da Contribuição para o PIS/Pasep e da COFINS (regimes cumulativo enão cumulativo), referente ao mês de maio de 2020, para o dia de recolhimento da competência do mês de outubro de 2020 das Instituições Financeiras e Equiparadas e demais pessoas jurídicas. 

Mais informações sobre prorrogações devido a Pandemia Covid-19, acesse aqui

Ficou alguma dúvida sobre a prorrogação do recolhimento da CPP ? Deixe sua pergunta nos comentários.

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipePowered by Rock Convert
20 Artigos

Sobre o autor
Agente de Inteligência Fiscal da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Inteligência Fiscal

Resumo - Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

2 Mins de leitura
0 0 No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria fixou a seguinte tese: “O…
Inteligência Fiscal

Exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

16 Mins de leitura
0 0 Recurso Extraordinário nº 574.706/PR No julgamento do Recurso Extraordinário nº 574.706/PR, ocorrido em 15/03/2017, o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria e…
Inteligência Fiscal

EFD-Reinf - Dispensa

2 Mins de leitura
0 0 As empresas obrigadas a apresentarem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) podem contar com novas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.