
Como preparar a contabilidade das empresas para a Black Friday?
67% dos brasileiros aproveitem o período promocional de alguma forma, devido à recessão na economia. Por isso, a contabilidade é essencial para um bom desempenho na Black Friday, de maneira que os custos operacionais não superem as receitas com vendas. Fique por aqui e saiba como fazer isso!
A Black Friday para a contabilidade está chegando e, com ela, todo um preparo deve ser feito para assegurar que as empresas atendidas tenham a melhor performance. Afinal, nem sempre um bom volume de vendas significa lucratividade, uma vez que é necessário calcular todos os custos envolvidos na operação. Logística, tributos e fornecedores exigem atenção especial nessa época em que as vendas são turbinadas.
Ademais, neste ano estima-se que
Por que a contabilidade é importante na Black Friday?
A função do contador nas empresas é ser o braço direito da gestão em assuntos contábeis, fiscais e financeiros. Isso inclui, entre outras atividades, auxiliar na elaboração de estratégias que permitam reduzir seus custos e, em consequência, aumentar os lucros. Em períodos naturalmente mais agitados para o mercado, como as festas de fim de ano, datas comemorativas e a Black Friday, a relevância da contabilidade torna-se ainda maior. Afinal, todo lucro vem acompanhado da justa contrapartida, ou seja, não existe negócio que venda mais sem investir em igual proporção. Portanto, ao garantir o equilíbrio entre receitas e despesas, a contabilidade vem a ser a principal fonte de conhecimento para ter os resultados esperados. Conheça alguns dos aspectos em que você pode ajudar seus clientes a gerir melhor os negócios nesse período!Gerenciamento de estoque
Promoções significam giro de estoque muito mais intenso que o normal. Isso implica custos maiores com fornecedores, compras e com a própria gestão do espaço e logística. Imagine ter que lidar com tudo isso sem uma contabilidade preparada? Nesse aspecto, o foco deve ser o giro de mercadorias nas lojas e nas rotinas do setor de compras. Para quem tem delivery, o foco deve ser nas atividades de picking e packing junto às operações de despacho de mercadorias.Cálculo de descontos
Vendas só geram receitas quando a empresa calcula a margem de lucro ideal dos produtos ou serviços. Esse é mais um ponto em que a contabilidade deve se antecipar, sem deixar de considerar, ainda, o peso dos impostos e demais custos operacionais. A ideia, aqui, é conceder descontos que sejam atrativos e que gerem, ao mesmo tempo, lucros que compensem o investimento realizado.Precificação adequada
Não chega a ser uma novidade que o consumidor hoje é omnichannel, certo? Esse perfil de cliente tem um faro muito aguçado em perceber onde estão as melhores oportunidades, por isso, é fundamental precificar com máxima exatidão. Nesse cenário, a contabilidade deve colocar na balança os custos envolvidos com a produção ou compra de produtos e, paralelamente, comparar com os preços dos concorrentes.Gestão de fluxo de caixa
Sejam quais forem seus preços e a margem de lucro esperada, uma coisa é certa: seu fluxo de caixa vai exigir muito mais atenção na Black Friday do que em dias normais. Sendo assim, a contabilidade precisa estar atenta à gestão desse elemento importantíssimo no Ponto de Venda (PdV). Afinal, sem o controle efetivo do fluxo de caixa, a empresa corre um sério risco de se perder na conciliação bancária, além de se expor a fraudes e a falhar com seus fornecedores.Controle de notas fiscais
Outro aspecto do negócio que, na Black Friday, ganha uma dimensão maior do que o normal é a emissão das notas fiscais. Com documentos emitidos em maior volume e transações com valores maiores — espera-se que as pessoas comprem mais — pode ser um desafio e tanto assegurar o preenchimento correto e o posterior armazenamento. Por isso, todo cuidado é pouco, desde o controle por parte do contador até o treinamento dos colaboradores na linha de frente.