NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
GestãoNegócios

Você sabe como melhorar a satisfação dos colaboradores?

7 Mins de leitura
Ebook Contabilidade Rural

Toda empresa que opera com um quadro de funcionários precisa saber gerir pessoas de diferentes hábitos, culturas, crenças, objetivos e maneiras de interagir com os demais companheiros de trabalho. Muitas vezes, essa diversidade é a principal geradora de conflitos internos, sobretudo quando estamos falando de grandes equipes. Por isso, um dos papéis do gestor é entender como é possível melhorar a satisfação dos colaboradores, criando um ambiente harmônico e produtivo.

Visando melhorar o ambiente e alcançar a satisfação dos seus funcionários, muitas empresas adotam estratégias de motivação e gestão de pessoas para conseguir manter o clima organizacional qualificado e mais adequado ao desenvolvimento dos talentos e do próprio negócio.

É possível tornar o ambiente da empresa mais rico, produtivo e favorável ao bom trabalho, como veremos adiante. Existem medidas eficazes que podem ser empregadas! Para ajudar, listamos algumas das principais neste post. Continue a leitura e aprenda a melhorar a satisfação dos colaboradores!

Invista na comunicação

Uma comunicação clara e bem-realizada ajuda a empresa a dialogar com os colaboradores de forma fluida e sem ruídos, permitindo que sejam expostas satisfações e sugestões de melhoria. A aproximação entre os gestores e a equipe só é possível quando o líder se preocupa em conhecer melhor seus funcionários e adaptar sua maneira de conversar com cada perfil de trabalhador.

Além da conversa entre as pessoas, também é necessário investir em ferramentas de comunicação que tenham como objetivo fornecer as informações aos funcionários. Quando a empresa se preocupa em fazer o profissional se sentir valorizado e parte da estratégia, ela aumenta a satisfação dos colaboradores, que conseguem ter uma boa estrutura e desempenhar melhor o seu trabalho.

Promova a qualidade de vida

A qualidade de vida, tanto na parte pessoal quanto na profissional, afeta diretamente o desempenho e a satisfação dos funcionários. Colaboradores estressados tendem a ter uma imagem negativa da companhia e pouca paciência com colegas. Eles deixam o clima organizacional ruim e podem desenvolver problemas de saúde.

Cabe então ao gestor estimular a qualidade de vida de seus funcionários por meio de ações de promoção à saúde e incentivo à cultura, ao estudo, ao esporte e ao bom relacionamento entre os companheiros de trabalho. Nesse ponto, a lógica é que uma vida pessoal equilibrada e organizada se reflete em uma vida profissional mais estável e produtiva. Logo, é preciso investir no bem-estar.

Ofereça feedbacks constantes

O feedback é um retorno que o gestor dá a seus colaboradores quanto ao desempenho, aos resultados alcançados e aos objetivos propostos. Essa ação aumenta a satisfação dos funcionários, pois demonstra que a empresa observa e valoriza o trabalho de todos, incentivando e acompanhando de maneira adequada o crescimento do profissional.

Para obter bons resultados, tenha humildade para aceitar o feedback dos subordinados e comunique-se de forma construtiva. Isto é, seja sincero quando observar uma oportunidade de melhoria, mas não deixe de ressaltar os pontos positivos do colaborador e propor ações de desenvolvimento e correção.

Crie um ambiente amigável

O bom clima organizacional e o conforto que os trabalhadores encontram para desempenhar bem suas atividades influenciam diretamente na satisfação dos colaboradores e na produtividade da equipe.

Além das condições básicas para o trabalho, como equipamentos funcionando e cuidados com a saúde ocupacional, ofereça um ambiente sem regras excessivas e com liberdade de expressão, a fim de motivar os colaboradores e alavancar o crescimento da empresa.

Um ambiente rico e produtivo está diretamente ligado à cooperação. Então, é dever dos gestores qualificar o clima interno, criando uma cultura de colaboração em que todos os membros, sem exceção, se ajudam para alcançar objetivos comuns.

Reduza as tarefas repetitivas

As tarefas burocráticas e repetitivas ainda estão presentes em muitas empresas. A realização de atividades manuais, lentas e que dependem pouco de um conhecimento mais aprofundado é, sem dúvida, parte das atribuições de muitos colaboradores.

Embora essa seja uma necessidade das empresas, é possível romper com alguns modelos mais tradicionais e modernizar os processos internos. Nesse ponto, vale mencionar que os funcionários tendem a não se sentirem valorizados e úteis quando são obrigados a realizar tarefas burocráticas e repetitivas. Esse tipo de atividade não estimula as suas habilidades e nem os motiva a serem profissionais ainda mais capacitados.

Portanto, reduzir a quantidade de tarefas operacionais e manuais dentro da empresa é, também, uma excelente estratégia para melhorar a satisfação dos colaboradores. A automação desses processos, por exemplo, permite que equipes sejam alocadas em outras atribuições que explorem as capacidades técnicas e intelectuais do funcionário. Isso fará com que ele se sinta mais útil, indispensável para o negócio.

Ofereça um bom plano de carreira

A possibilidade de se desenvolver profissionalmente e alcançar um posto mais elevado, e com uma remuneração atrativa, é com certeza um dos pontos que motivam qualquer trabalhador. Por isso, empresas que oferecem um bom plano de carreira tendem a ser bem-vistas e buscadas pelos profissionais, de modo geral.

Sabendo isso, é possível melhorar a satisfação dos colabores da sua instituição a partir da oferta de um bom plano de carreira. Essa estratégia é uma forma de reconhecer e retribuir todo o esforço e bom trabalho do profissional, garantindo a ele uma oportunidade real de crescimento na empresa.

É preciso considerar que, enquanto pessoa, é natural que o empregado queira se desenvolver, ser bem-remunerado, valorizado e, com isso, dar conforto a si mesmo e/ou a sua família. É nesse ponto, então, que o plano de carreira se mostra tão importante. É por meio desse atrativo que o profissional se motiva com o trabalho, se torna mais engajado com as metas e se esforça para entregar resultados cada vez melhores.

No mais, a possibilidade de ser reconhecido e valorizado enquanto profissional certamente impacta a sua satisfação diária de maneira positiva.

Adote um modelo de jornada de trabalho mais flexível

A jornada de trabalho é um dos pontos que mais desgastam o profissional. Além das horas a serem cumpridas dentro da empresa, muitas pessoas ainda consomem seu tempo se deslocando em grandes centros urbanos. Com o passar dos dias e anos, essa rotina pode ser tornar extremamente maçante, gerando um quadro de insatisfação e esgotamento mental grave.

Esse é um cenário bastante comum na atualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Isma-BR — representante da International Stress Management Association —, 72% dos brasileiros que estão no mercado têm alguma sequela gerada pelo estresse. Desse total, 32% ainda sofrem da chamada Síndrome de Burnout. Para agravar, 92% das pessoas com a síndrome continuam trabalhando.

Esses dados indicam que modernizar e flexibilizar a jornada dentro da empresa é uma alternativa bastante eficiente para melhorar a satisfação do trabalhador, interna e externamente.

Nesse sentido, o negócio pode oferecer horários flexíveis (em que o profissional pode evitar o caos das cidades para chegar à empresa), a possibilidade de home office ou mesmo de uma jornada baseada em produtividade e não em horas de trabalho. Sem dúvida, isso vai fazer uma diferença enorme na motivação e disposição das equipes.

Invista em inovação

Outro fator capaz de gerar grande contentamento nas equipes é a inovação. Empresas dinâmicas, focadas no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores, investem em inovação para tornar o ambiente interno mais eficiente, produtivo e satisfatório.

A inovação, no entanto, não está apenas no uso da tecnologia. Na realidade, essa postura vai além, englobando todas as mudanças capazes de solucionar as principais dificuldades dos profissionais — como jornadas de trabalho muito rígidas, formalismo excessivo, baixo nível de automação etc.

Não é difícil encontrar exemplos de grandes empresas que modernizaram sua gestão de pessoas, permitindo o trabalho em horários flexíveis, utilização de roupas comuns no dia a dia de atividades, além do descanso durante a jornada. Tudo isso, apesar de simples, gera uma enorme satisfação no profissional, que se sente mais livre para trabalhar e produzir.

Comemore as conquistas

Comemorar as conquistas da empresa também pode ser visto como um ponto crucial para gerar mais engajamento e satisfação das equipes. Esses momentos de descontração e mais liberdade, além de serem uma oportunidade de aproximar profissionais e líderes, servem como uma ferramenta de reconhecimento, premiando o bom trabalho do time.

Na prática, é importante comemorar todas as conquistas, desde as pequenas metas semanais até os grandes objetivos. A ideia é reconhecer os profissionais, é dar a eles todo o mérito pelos resultados, fazendo com que se sintam ainda mais valiosos para a empresa.

Invista em qualificação

Os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados ao nível de qualificação dos seus colaboradores. A lógica é que equipes bem-treinadas entreguem resultados mais satisfatórios do que aquelas que não estão preparadas para o trabalho.

No entanto, é importante mencionar que esse fator também impacta o nível de satisfação dos colaboradores. Empresas que investem nas suas equipes, a partir de treinamentos, capacitações e eventos frequentes, tendem a ser mais bem-vistas no mercado de trabalho. Nelas, o profissional enxerga uma maior possibilidade de desenvolvimento, além de valorização dos recursos humanos.

Nesse ponto, então, há um reforço no ambiente organizacional, gerando um clima de maior satisfação com o trabalho e com a maneira como a empresa enxerga seus colaboradores — o que é essencial.

Ofereça benefícios atrativos

O salário deixou de ser o único atrativo para um profissional no momento de optar por um emprego. Os benefícios que a empresa oferece têm grande peso na escolha e influenciam na satisfação dos funcionários. Esses benefícios não precisam obrigatoriamente de um investimento financeiro, mas sim da observação das necessidades da equipe.

Por exemplo, o job rotation e o home office são benefícios que não custam nada ao negócio e são muito valorizados — uma vez que oferecem a oportunidade de crescimento na empresa e permitem que o colaborador trabalhe dentro de casa, sem se desgastar com a locomoção.

Vimos que saber como melhorar a satisfação dos colaboradores da sua empresa não é nenhuma missão impossível. Na realidade, a qualificação do ambiente e a consequente motivação dos funcionários estão ligadas a uma mudança na cultura interna, que coloca o profissional em uma posição de destaque.

E então, o que você achou das nossas dicas? Conhece outros métodos para melhorar a satisfação dos colaboradores? Aproveite e deixe um comentário abaixo com suas sugestões!

Soluções em cloud para acelerar a produtividade e eficiência da equipe
248 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão

Liderança de sucesso: 7 dicas infalíveis para você conhecer!

4 Mins de leitura
A liderança de sucesso ocorre quando o líder de uma equipe é eficiente na condução dos colaboradores e consegue alinhar as ações…
GestãoVarejo

Qual o melhor software de gestão para pequenas empresas?

5 Mins de leitura
Sabia que o ERP for ME é o melhor software de gestão empresarial para pequenas empresas? Venha conosco e entenda mais sobre ele agora mesmo!
Dicas de GestãoGestão

Como as Redes Sociais são importantes para uma aproximação com seu público- alvo

4 Mins de leitura
As redes sociais e o público-alvo têm uma relação muito direta. Afinal de contas, essas mídias se tornaram canais de comunicação com…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.