NOVO! Confira o último episódio do podcast Contabilidade sem neura Ouvir agora
Moda

Qual o melhor sistema para loja de roupas do mercado?

5 Mins de leitura

Muitas pessoas pensam que um software de gestão serve apenas para um negócio em crescimento. No entanto, ele também é de ótimo auxílio para pequenas e médias empresas, já que otimiza processos, armazena documentos e facilita toda a logística e estoque. E isso também serve a um sistema para loja de roupas — independentemente do tamanho, ele será fundamental para auxiliar no sucesso dela.

No entanto, um sistema voltado à moda é um investimento de longo prazo. Embora ele otimize os processos agora (permitindo o acompanhamento do estoque em tempo real, por exemplo), os resultados virão em alguns meses. Portanto, ele precisa também ser uma ferramenta robusta, que possa centralizar diversos aspectos da sua empresa em um só local.

Se você quer avaliar processos, organizar setores e facilitar o lado financeiro da sua empresa, entenda o que é e como escolher o melhor sistema para loja de roupas do mercado:

O que um sistema para loja de roupas precisa fazer?

Basicamente, um sistema deve oferecer tudo aquilo que você precisa para gerir sua loja (ou lojas, dependendo do tamanho do seu negócio) com facilidade e organização. Ele vai otimizar diversos processos, trazer clareza, permitir o acompanhamento do caixa em tempo real, armazenar todos os documentos necessários para manter sua empresa, ajudar na contabilidade, nas finanças e no fluxo de caixa.

No entanto, nem todos os sistemas disponíveis no mercado vão oferecer o que você precisa para manter uma loja de roupas. Por isso, você precisa ficar de olho em tudo o que cada software oferece.

Como escolher um sistema para loja de roupas?

Uma loja de roupas precisa prever seu crescimento. Afinal, você não quer que seu negócio fique estagnado. O sistema para loja de roupas precisa acompanhar esse ritmo, oferecendo suporte para pequenos e médios negócios, mas também tendo capacidade para gerir seu crescimento.

Veja como escolher o melhor sistema para loja de roupas:

Empresa responsável

Enquanto estiver procurando pelo seu sistema para loja de roupas, é fundamental descobrir qual a empresa que está por trás dele. Assim, você avalia o tempo de mercado, o compromisso que ela tem com o serviço oferecido e quais inovações ela trouxe ao segmento, por exemplo.

Outro detalhe importante é que ela vai lidar com toda a parte financeira do seu negócio.  Dados fiscais, emissão de notas fiscais e envio de relatórios serão responsabilidades do software. Resumidamente, qualquer falha que houver poderá levar sua loja a ter sérios problemas com o Fisco. A empresa por trás do sistema assume esse risco e presta todo o auxílio a seus clientes?

Solução indicada ao negócio

O mais importante é escolher um sistema que seja pensado para loja de roupas. Verifique se ele é específico para atacado e varejo, acessórios, vestuário, calçado e confecções. Isso permite que ele faça o gerenciamento das diversas fases da venda de uma peça — desde a produção até a expedição para os PDV.

Um sistema para lojas de roupa também deve se adaptar a diferentes cenários e modelos de negócio dentro do ramo para trazer versatilidade ao gerenciamento PDVs, redes próprias e lojas individuais.

Armazenamento em nuvem

Armazenar notas fiscais, contratos e outros documentos importantes dentro do computador é estar sempre correndo risco de perdê-los

Seu sistema para loja de roupas precisa ter armazenamento em nuvem, que fornece uma série de benefícios:

  • segurança (você não corre o risco de perder seus documentos se houver um problema no HD);
  • acesso em qualquer dispositivo com internet;
  • capacidade de armazenamento expansível;
  • compartilhamento fácil de documentos;
  • rápida sincronização.

Relacionamento com o cliente

A relação entre cliente e empresa não deve acabar após a impressão da nota fiscal. Um sistema para loja de roupas pode armazenar os dados do consumidor (telefone, e-mail, WhatsApp) para envio de promoções e cupons de desconto em épocas sazonais (aniversários e Natal, por exemplo). Você pode também trabalhar com um sistema de pontos que possa trazer benefícios a ele e fidelizá-lo na sua loja.

Na hora de escolher seu sistema, priorize um que faça uma gestão completa do relacionamento com o cliente.

Múltiplas formas de pagamento

Imagine ter um PDV que só aceite dinheiro ou pagamento no débito. Não tem sentido, não é verdade? Portanto, seu sistema para loja de roupas também precisa catalogar as diferentes formas de pagamento que sua loja oferece.

Clientes conhecidos

Ao escolher um sistema para loja de roupas, provavelmente você vai fazer o mesmo que faz com outros produtos: perguntar a opinião de outras pessoas que já o tenham utilizado. Portanto, observe na página quais lojas já trabalharam com a plataforma e, se possível, pergunte entre outros empresários do ramo que você conhece.

Gestão do estoque

Uma das maiores necessidades de um sistema para loja de roupas é que ele ofereça a gestão de estoque. Afinal, você precisa saber o que tem, o que falta e quanto deve ser comprado.

Então, veja também se a ferramenta faz a atualização do estoque em tempo real e se mostra em quais regiões um determinado produto tem melhor desempenho. Assim, você compra e armazena de acordo com a demanda.

Outros fatores importantes são o gerenciamento das categorias de mercadorias em todo ciclo operacional e o armazenamento de dados de vendas, estoque da grade, mix de produtos e financeiro por loja e região.

Controle de produção

Para negócios que produzem as próprias mercadorias, um sistema para loja de roupas precisa fazer a gestão de todas as fases. Fácil acesso em qualquer local, aliás, é crucial nesse caso: é possível controlar a produção de várias fábricas independente do local onde estiver.

Confira outras vantagens que esse tipo de software deve proporcionar ao seu negócio

  • consultas da evolução do planejamento de produção, considerando o que foi produzido, perdas e cancelamentos;
  • endereçamento para os insumos (WMS);
  • controle de beneficiamento da peça;
  • controle de custos de produção.

Gerenciamento de armazéns

Voltando ao estoque: quanto mais a loja de roupas crescer, mais trabalho você vai ter para administrar o armazenamento. Portanto, é preciso ter um Warehouse Management System (WMS), ou seja, um sistema de logística que se integra à cadeia de suprimentos. Com ele, o controle que era feito por 2 funcionários fica a cargo de apenas um software.

Um bom sistema para loja de roupas com solução WMS permite:

  • cálculo automático para loja e produtos das quantidades mínimas e máximas com base nas vendas e período de cobertura;
  • distribuições dos tipos manual, percentual e reposição automática;
  • endereçamento com sugestões dos melhores caminhos;
  • controle de qualidade das mercadorias entrantes;
  • processos distintos conforme tipo de distribuição;
  • expedição com contagem cega.

Além disso, você consegue otimizar custos com estoque, aumentar a produtividade logística, diminuir o número de operações e ter o controle constante de endereçamento dos produtos estocados.

Como você viu, existe uma série de fatores que deve considerar ao escolher o melhor sistema para loja de roupas do mercado. Afinal, é um software que precisa lidar com os aspectos mais importantes de um negócio. Portanto, a escolha deve ser criteriosa.

Presente no mercado de softwares desde 1989, a Alterdata faz parte da história de empresas no Brasil inteiro. Seu sistema para loja de roupas é perfeito para otimizar os processos gerenciais e burocráticos, e permitir que você se concentre no lado humano e no marketing do seu negócio.

Conheça o Alterdata, o software feito para quem trabalha com moda!

48 Artigos

Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
Artigos
Artigos relacionados
Moda

Como ter a fidelização de clientes em uma loja de roupas?

4 Mins de leitura
Programa de fidelização de clientes: entenda como ele pode ser peça chave no sucesso da sua loja de roupas daqui para a frente.
Moda

Ideias de nomes para loja de roupas: 7 dicas para te ajudar

4 Mins de leitura
Que tal uma ajuda para ter mais ideias de nomes para loja de roupas? Venha conosco e confira as nossas dicas para acertar na escolha da sua marca.
Moda

Como escolher os produtos para loja de roupas?

4 Mins de leitura
Listamos aqui as dicas para você escolher os melhores produtos para loja de roupas. Confira as orientações sobre público-alvo, fornecedores e mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.