
5 dicas de marketing fáceis para aplicar na loja de roupas
ponto de venda de uma loja de roupas precisa oferecer peças de acordo com o gosto de sua cliente, estar sempre com novidades e contar com o melhor custo-benefício do mercado. No entanto, de nada valerá tantas vantagens se o seu público não conhecer a loja! Para que sua marca se torne conhecida pela consumidora ideal, nada melhor do que adotar dicas de marketing.
Em um primeiro momento, pode parecer difícil, mas o marketing é fundamental para a sobrevivência no mercado — principalmente em um tão competitivo, quanto o de moda. Com as ferramentas digitais, então, você consegue tornar o seu negócio conhecido e até popular em regiões do Brasil inteiro!
Se você quer aumentar as vendas da sua loja de roupas e torná-la conhecida entre o público-alvo, confira nossas 5 dicas de marketing para colocar em prática já!
Um 5 dicas de marketing para implementar já na sua loja de roupas
Veja como aumentar seu fluxo de caixa com dicas de marketing simples e efetivas!1. Segmente seu público
De nada vai adiantar uma estratégia montada com estas dicas de marketing se você não conhecer seu público. E se você já tem uma boa experiência com vendas, sabe que quem tenta vender para todos não vende para ninguém. Portanto, para qual perfil de cliente você deseja vender? O ideal é que você crie sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Ela deve ter as seguintes características:- faixa etária;
- classe social;
- gênero;
- estado civil (tem filhos?);
- localização (estado ou cidade, por exemplo);
- interesses/hobbies;
- quais meios de comunicação usam para se informar;
- quais suas principais influenciadoras de moda;
- quais redes sociais costumam usar.
- mulheres com filhos vão preferir roupas mais confortáveis e menos apertadas;
- conhecendo os sites e redes sociais das clientes, fica mais fácil criar anúncios pagos.
2. Ofereça uma bonificação para vendedores
Bater metas é algo obrigatório para um time de vendas, principalmente em loja de roupas. O problema é que, em vez de motivar, isso faz com que os profissionais fiquem nervosos e até desmotivados. Em vez de aumentar suas metas para alcançar melhores resultados, eles ficam com medo de ser demitidos. Então, para que os vendedores se sintam motivados, ofereça boas bonificações e por motivos diferentes: metas batidas, maior número de vendas, hora extra, indicação ou funcionário do mês, por exemplo. Ofereça também uma competição saudável, em que os vendedores se sintam motivados a ajudar uns aos outros. Nada pior do que trabalhar com pessoas que querem passar os colegas para trás — muitas vezes, esse problema ocorre porque a empresa promove esse tipo de ambiente tóxico. Por fim, ofereça bonificações realmente boas. Valem dinheiro, prêmios físicos ou experiências (por exemplo, viagens ou passeios turísticos). O importante é que os profissionais vejam valor nelas.3. Saiba se comunicar
Como dito, antes de implementar suas dicas de marketing para loja de roupas, você precisa conhecer sua cliente. É por meio desse perfil que você vai saber como se comunicar com ela. Digamos que você descobriu que a sua cliente-alvo é uma mulher workaholic, bem-sucedida e que ama se vestir de maneira elegante. Será que você vai se comunicar com ela da mesma forma que falaria com uma adolescente fã de k-pop? Naturalmente, não. Da mesma forma, você vai descobrir como se comunicar com a cliente online, caso queira implementar nossas dicas de marketing no meio digital. Sua cliente prefere o Instagram ou o TikTok? Facebook ou LinkedIn? Ela costuma visitar o Pinterest? Gosta de fazer compras usando o WhatsApp?4. Faça promoções e descontos progressivos
Independentemente da questão financeira, o fato é que a cliente ama um desconto. E se ele é progressivo, então, melhor ainda: ele ajuda a esvaziar o estoque mais antigo parado e dá a oportunidade à cliente de levar uma peça que queria, mas que o preço não permitia comprar. Já as promoções são ótimas para épocas sazonais: final de estação (também ajuda a fazer o estoque antigo circular), Dia das Mães, Natal e, claro, Black Friday. Mas nada de colocar o preço lá no alto dias antes e, na época promoção, voltar com o valor comum como se fosse um desconto. Esse tipo de atitude pode acabar com a reputação da sua loja de roupas. Por fim, lembre-se de divulgar muito bem suas promoções e, principalmente, de forma clara, para evitar qualquer tipo de confusão. Faça posts nas redes sociais, stories, e-mails, coloque um anúncio na vitrine e converse com as consumidora que já estão na loja. Nos meios digitais e nas vitrines, coloque as regras de participação.5. Invista em marketing digital
Uma loja de roupas pode ter muitas vantagens utilizando marketing digital:- é mais em conta que o marketing tradicional e seus anúncios em jornais, revistas e televisão;
- permite anunciar para clientes com o perfil mais parecido com o da sua loja;
- pode fazer com que seu negócio seja conhecido no país inteiro;
- auxilia a ter vendas para outros estados;
- ajuda a aumentar — e muito — as vendas.
- use os stories: do Instagram, do Facebook, do WhatsApp ou de todos eles! Mostre as novidades da loja, divulgue promoções, fale sobre a produção das roupas, apresente as vendedoras. Os stories permitem uma conversa mais descontraída com as clientes e são mais divertidos que os posts tradicionais;
- traga conteúdo relevante: além de mostrar as peças de roupa, dê dicas sobre como montar looks para o verão, manter as peças sempre novas, combinar acessórios e renovar o guarda-roupa de maneira inteligente. Sua cliente precisa ver valor nas redes sociais para segui-las;
- faça enquetes: elas são uma forma fácil de saber o que sua cliente prefere;
- explique tendências: você pode falar sobre o que está em alta na moda e relacionar com as peças oferecidas;
- tenha um cronograma: de nada adianta postar várias vezes em um dia e nada por três. Saiba balancear;
- faça anúncios pagos: eles divulgam sua loja com mais rapidez para a cliente, além de chegar a perfis parecidos com o da sua persona nas regiões em que preferir (pode ser no Brasil todo até!);
- atenção ao vocabulário: além de seguir a linguagem da sua loja, você precisa ter atenção a erros de ortografia e gramática, que podem deixar as páginas menos profissionais. O uso pontual de emojis deixa os posts mais divertidos!
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