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Moda

5 dicas de marketing fáceis para aplicar na loja de roupas

5 Mins de leitura

Um ponto de venda de uma loja de roupas precisa oferecer peças de acordo com o gosto de sua cliente, estar sempre com novidades e contar com o melhor custo-benefício do mercado. No entanto, de nada valerá tantas vantagens se o seu público não conhecer a loja! Para que sua marca se torne conhecida pela consumidora ideal, nada melhor do que adotar dicas de marketing.

Em um primeiro momento, pode parecer difícil, mas o marketing é fundamental para a sobrevivência no mercado — principalmente em um tão competitivo, quanto o de moda. Com as ferramentas digitais, então, você consegue tornar o seu negócio conhecido e até popular em regiões do Brasil inteiro!

Se você quer aumentar as vendas da sua loja de roupas e torná-la conhecida entre o público-alvo, confira nossas 5 dicas de marketing para colocar em prática já!

5 dicas de marketing para implementar já na sua loja de roupas

Veja como aumentar seu fluxo de caixa com dicas de marketing simples e efetivas!

1. Segmente seu público

De nada vai adiantar uma estratégia montada com estas dicas de marketing se você não conhecer seu público. E se você já tem uma boa experiência com vendas, sabe que quem tenta vender para todos não vende para ninguém. Portanto, para qual perfil de cliente você deseja vender?

O ideal é que você crie sua persona, ou seja, a representação do seu cliente ideal. Ela deve ter as seguintes características:

  • faixa etária;
  • classe social;
  • gênero;
  • estado civil (tem filhos?);
  • localização (estado ou cidade, por exemplo);
  • interesses/hobbies;
  • quais meios de comunicação usam para se informar;
  • quais suas principais influenciadoras de moda;
  • quais redes sociais costumam usar.

Essas são apenas algumas informações — quanto mais você tiver, melhor. Pode parecer bobagem, mas elas ajudam demais desde a venda do produto até os canais para implementar nossas dicas de marketing:

  • mulheres com filhos vão preferir roupas mais confortáveis e menos apertadas;
  • conhecendo os sites e redes sociais das clientes, fica mais fácil criar anúncios pagos.

E por falar em anúncios pagos, muitas dessas informações serão usadas para segmentar o público na hora de criar sua campanha. Dessa forma, o post será entregue para a pessoa certa, na hora certa.

Mas a segmentação de público serve apenas para as dicas de marketing digital? Não! Numa loja de roupas, ela influencia o estilo de roupas, o tipo de tecido, a frequência de novidades e até a abordagem do vendedor.

E como fazer esse tipo de segmentação? Você pode contar com agências de marketing, mas também deve estudar o perfil de consumidora que sua loja já tem: idade, nível de escolaridade, grupo social. Para isso, é só usar a base de dados do CRM da sua loja.

Essa análise pode ser feita, por exemplo, em um questionário enviado por e-mail. Para que a cliente tenha mais vontade de responder, ofereça um cupom de 10% de desconto para a próxima compra.

2. Ofereça uma bonificação para vendedores

Bater metas é algo obrigatório para um time de vendas, principalmente em loja de roupas. O problema é que, em vez de motivar, isso faz com que os profissionais fiquem nervosos e até desmotivados. Em vez de aumentar suas metas para alcançar melhores resultados, eles ficam com medo de ser demitidos.

Então, para que os vendedores se sintam motivados, ofereça boas bonificações e por motivos diferentes: metas batidas, maior número de vendas, hora extra, indicação ou funcionário do mês, por exemplo.

Ofereça também uma competição saudável, em que os vendedores se sintam motivados a ajudar uns aos outros. Nada pior do que trabalhar com pessoas que querem passar os colegas para trás — muitas vezes, esse problema ocorre porque a empresa promove esse tipo de ambiente tóxico.

Por fim, ofereça bonificações realmente boas. Valem dinheiro, prêmios físicos ou experiências (por exemplo, viagens ou passeios turísticos). O importante é que os profissionais vejam valor nelas.

3. Saiba se comunicar

Como dito, antes de implementar suas dicas de marketing para loja de roupas, você precisa conhecer sua cliente. É por meio desse perfil que você vai saber como se comunicar com ela.

Digamos que você descobriu que a sua cliente-alvo é uma mulher workaholic, bem-sucedida e que ama se vestir de maneira elegante. Será que você vai se comunicar com ela da mesma forma que falaria com uma adolescente fã de k-pop? Naturalmente, não.

Da mesma forma, você vai descobrir como se comunicar com a cliente online, caso queira implementar nossas dicas de marketing no meio digital. Sua cliente prefere o Instagram ou o TikTok? Facebook ou LinkedIn? Ela costuma visitar o Pinterest? Gosta de fazer compras usando o WhatsApp?

4. Faça promoções e descontos progressivos

Independentemente da questão financeira, o fato é que a cliente ama um desconto. E se ele é progressivo, então, melhor ainda: ele ajuda a esvaziar o estoque mais antigo parado e dá a oportunidade à cliente de levar uma peça que queria, mas que o preço não permitia comprar.

Já as promoções são ótimas para épocas sazonais: final de estação (também ajuda a fazer o estoque antigo circular), Dia das Mães, Natal e, claro, Black Friday. Mas nada de colocar o preço lá no alto dias antes e, na época promoção, voltar com o valor comum como se fosse um desconto. Esse tipo de atitude pode acabar com a reputação da sua loja de roupas.

Por fim, lembre-se de divulgar muito bem suas promoções e, principalmente, de forma clara, para evitar qualquer tipo de confusão. Faça posts nas redes sociais, stories, e-mails, coloque um anúncio na vitrine e converse com as consumidora que já estão na loja. Nos meios digitais e nas vitrines, coloque as regras de participação.

5. Invista em marketing digital

Uma loja de roupas pode ter muitas vantagens utilizando marketing digital:

  • é mais em conta que o marketing tradicional e seus anúncios em jornais, revistas e televisão;
  • permite anunciar para clientes com o perfil mais parecido com o da sua loja;
  • pode fazer com que seu negócio seja conhecido no país inteiro;
  • auxilia a ter vendas para outros estados;
  • ajuda a aumentar — e muito — as vendas.

Neste post, vamos saber mais sobre as redes sociais.

Como dito, conhecer as redes sociais onde sua potencial cliente está vai ajudar a sua loja a ser descoberta em um tempo mais curto. Para uma loja de roupas, as redes sociais mais interessantes podem ser o Instagram, o Facebook, o Pinterest e o TikTok. Mas isso, é claro, depende de vários fatores.

  • use os stories: do Instagram, do Facebook, do WhatsApp ou de todos eles! Mostre as novidades da loja, divulgue promoções, fale sobre a produção das roupas, apresente as vendedoras. Os stories permitem uma conversa mais descontraída com as clientes e são mais divertidos que os posts tradicionais;
  • traga conteúdo relevante: além de mostrar as peças de roupa, dê dicas sobre como montar looks para o verão, manter as peças sempre novas, combinar acessórios e renovar o guarda-roupa de maneira inteligente. Sua cliente precisa ver valor nas redes sociais para segui-las;
  • faça enquetes: elas são uma forma fácil de saber o que sua cliente prefere;
  • explique tendências: você pode falar sobre o que está em alta na moda e relacionar com as peças oferecidas;
  • tenha um cronograma: de nada adianta postar várias vezes em um dia e nada por três. Saiba balancear;
  • faça anúncios pagos: eles divulgam sua loja com mais rapidez para a cliente, além de chegar a perfis parecidos com o da sua persona nas regiões em que preferir (pode ser no Brasil todo até!);
  • atenção ao vocabulário: além de seguir a linguagem da sua loja, você precisa ter atenção a erros de ortografia e gramática, que podem deixar as páginas menos profissionais. O uso pontual de emojis deixa os posts mais divertidos!

Pronto para implementar essas dicas de marketing na sua loja de roupas? Para estar sempre por dentro das nossas dicas de negócios para moda, siga a Alterdata no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube!

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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