Moda

Acerte na escolha: qual o melhor software para loja de roupas?

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O sucesso de um empreendimento está ligado ao planejamento dele. E, quando o assunto é moda, não é diferente! Assim como os demais segmentos, uma loja de roupas conta com diversos setores, que precisam ser administrados harmonicamente. Isso vai desde a elaboração de uma confecção até a venda no comércio. Por isso, é fundamental o uso de um programa de gestão para organização e fortalecimento do negócio.

Uma boa ferramenta de gestão gera relatórios que possibilitam análises precisas e a criação de estratégias voltadas para as necessidades reais da sua loja de roupas. Neste post, você vai conferir o que esse software precisa ter para oferecer o melhor para seu negócio, tanto para o ambiente físico quanto para e-commerce. Confira!

Diferenciais tecnológicos

A tecnologia deve facilitar o dia a dia de um negócio. Portanto, procure por um software que ofereça, de maneira simplificada, os dados precisos sobre sua loja. Um exemplo é a utilização de gráficos. Com eles, fica muito mais fácil visualizar as métricas importantes, como movimentações por período, números de atendimentos prestados, ticket médio e os horários de atendimento de pico.

Assim, você não precisa imprimir relatórios para comparar os dados, pois já tem tudo especificado na tela do seu computador. E isso economiza tempo, dinheiro e ainda deixa sua empresa mais sustentável, sem tantos gastos com papel.

Facilidade na execução

De nada adianta ter o programa mais avançado do mercado se ele não for fácil de usar e não oferecer auxílio para executá-lo. Um bom software para loja de roupas precisa ser intuitivo e, ao mesmo tempo, contar com uma boa equipe técnica que possa ajudá-lo sempre que houver problemas.

Ao escolher o melhor sistema para loja de roupas do mercado, avalie a empresa que está por trás dele e o atendimento que ela oferece em caso de dúvidas ou problemas de execução, garantindo o suporte em momentos críticos. 

Evolução financeira

Para que a ferramenta seja realmente funcional, ela precisa disponibilizar uma área na qual você consiga acompanhar a evolução financeira do negócio. Por meio dela, será possível controlar melhor os seus gastos e ganhos, o que também dá diretrizes para a tomada de decisão estratégica.

Quer saber quais foram as despesas e receitas da loja de roupas em um determinado período? Precisa identificar o que foi baixado no financeiro e quais foram as movimentações do caixa? Então, verifique se o programa tem o recurso Evolução Financeira, que apresenta todas as informações relacionadas a despesas e receitas de um determinado período.

Outro elemento importante é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) que demonstra receitas, custos e despesas e permite que você veja se a loja está dando lucro ou prejuízo. 

E-mail marketing

Tendo loja física ou e-commerce, você sabe da importância das estratégias de marketing digital. Para o mercado de moda, então, são praticamente indispensáveis! Por isso, o e-mail marketing – a mensagem que você recebe de uma loja com promoções e novidades – é crucial para uma loja de roupas.

Existem sistemas de gestão que funcionam também como CRM, possibilitando a criação de modelos personalizados de e-mail de forma simples e eficiente. Assim, você pode criar mensagens que sejam a cara da sua loja.

Aproveite o programa para criar campanhas de e-mail marketing personalizadas, por exemplo. Em datas comemorativas, como o Natal, a Páscoa e o Dia das Mães, envie mensagens especiais para os seus clientes. Além de criar uma relação, essa estratégia vai gerar relacionamento.

Por fim, com o e-mail marketing você pode avisar ao cliente sobre coleções, promoções, descontos, queima de estoque e muito mais.

Gestão e acompanhamento de diferentes lojas 

Se você tem mais de uma loja de roupas, pode sim ter um programa que possa centralizá-las e permita monitorá-las a distância. Dessa maneira, você pode gerenciar o estoque, o financeiro, as vendas e os clientes de qualquer lugar.

E o melhor: como os bons sistemas de gestão operaram na nuvem, você não precisa usar o computador da loja para acessá-los. Toda a análise pode ser feita em qualquer livraria, hotel ou cafeteria que tenha uma conexão com a internet.

Além disso, com os relatórios, você pode comparar o desempenho de cada loja, garantindo mais rentabilidade. Assim, é possível ver pontos fortes e fracos, estipular metas, criar estratégias específicas e muito mais.

Vendas e movimentações

Como visto, os gráficos são essenciais em um programa para loja de roupas. Eles permitem que você visualize toda a movimentação e as vendas em períodos distintos e com mais facilidade.

Além disso, é possível definir a melhor estratégia a ser utilizada com base nas últimas vendas. Se percebeu maior procura e saída de peças específicas você pode, por exemplo, criar vitrines e editoriais de moda inspirados no tema.

A divulgação de campanhas e promoções pode ser feita por meio das redes sociais, como o Instagram da loja de roupas. Assim, você mostra novidades para o público com mais rapidez, gera engajamento, conquista novos clientes e retém os mais antigos.

Pedidos de compras

Observe se o programa a ser escolhido tem uma área dedicada para os pedidos de compras. Caso tenha, será possível realizar transações diretamente pelo sistema, como solicitação de pedido, envio de e-mail ao fornecedor e importação de Nota Fiscal Eletrônica. 

Contas

Para facilitar o controle financeiro e do fluxo de caixa da sua loja de roupas, verifique se o programa permite a vinculação das contas a pagar. Assim, você vai recebê-la diretamente no sistema, e todos os valores que entram e saem do seu caixa estarão concentrados nele.

Alterdata: melhor programa para loja de roupas do mercado

Todos os pontos que um bom programa para loja de roupas precisa ter você encontra no software da Alterdata, independentemente de ser uma loja física, virtual, com franquias ou filiais.

No mercado desde 1989, possui mais de 34 anos de experiência no mercado de softwares, atuando sempre com soluções que facilitam a vida do empreendedor. Além de um excelente produto, a empresa também oferece o melhor atendimento.

Ouvindo empresários da moda e de diversos segmentos, a Alterdata desenvolve excelentes softwares, adaptáveis ao seu negócio. 

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Sobre o autor
Joseph Spiegel - Diretor Gestão e Vertical Moda da Alterdata
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