Supermercado

Como escolher a melhor distribuidora de alimentos para supermercado?

4 Mins de leitura

Contar com bons fornecedores é essencial para qualquer tipo de negócio. Em especial, para os supermercados. Com parceiros de qualidade, o empreendimento tem como lidar com as demandas. Mais do que isso: consegue oferecer maior variedade e garantir entregas de acordo com as expectativas do cliente. É aí que entra a importância da distribuidora de alimentos para supermercado.

Ela pode oferecer esses benefícios e outros mais. Como o de fazer o empreendimento ser visto como referência para um número maior de consumidores, por exemplo.

Em geral, saber como escolher fornecedores e criar uma boa relação com eles costuma ser o básico para o sucesso de um supermercado. É o que você vai aprender a fazer agora.

Entenda a importância de ter bons distribuidores de alimentos

Soluções empresariais costumam dar certo quando gestores são capazes de firmar parcerias inteligentes. Assim é possível trazer para o lado deles os profissionais que vão ajudá-los a chegar mais longe. Da mesma forma, eles poderão ajudar outros profissionais a evoluírem.

Por isso, é possível dizer que o sucesso de um supermercado tem muito a ver com a relação que a empresa constrói com seus fornecedores.

Afinal de contas, são eles que assumem a responsabilidade de entregar produtos de qualidade no prazo combinado. Também são eles que garantem a qualidade da oferta. Isso permite ao negócio atrair e fidelizar clientes. A realidade é que um supermercado que não conta com variedades de produtos, alternativas de preços, entre outros, dificilmente agrada.

Por isso, cabe ao supermercado trabalhar com critérios na escolha de seus distribuidores. Isso tem a ver com fatores como a pesquisa de mercado, a forma de fazer pedidos e a assinatura dos contratos.

Em resumo, são os bons distribuidores de alimentos que permitirão à sua empresa criar uma parceria que será útil para crescer no futuro. Empreendimentos líderes geralmente contam com o auxílio de uma distribuidora de alimentos para supermercado de alto nível.

Os riscos de não escolher bem

Confira os problemas que podem surgir se não houver maior cuidado na escolha dos fornecedores.

Perder espaço para a concorrência

Sem contar com parceiros qualificados para fornecer produtos para o seu empreendimento, a chance é real de você facilitar o crescimento do seu concorrente mais direto.

No dia a dia desse tipo de negócio é importante escolher bons fornecedores e ir além. Neste caso, negociando com eles possibilidades mais interessantes para as entregas.

Irritar os consumidores

Da mesma forma, uma escolha feita sem critérios, levando em consideração apenas elementos como o preço mais baixo ou uma demanda sazonal, tende a fazer com que a empresa desagrade seus clientes. O motivo é que se eles forem até o supermercado e não encontrarem o que procuram, vão recorrer a outra solução.

Pior ainda se decidirem adquirir um produto de pior qualidade. Acontecendo isso é provável que eles passem a não confiar na qualidade do que a sua empresa oferece. Nesse caso, é possível que esse consumidor simplesmente abra mão de sequer conferir novas ofertas. Tudo porque ele não confia no seu supermercado.

Provocar danos à saúde

Isso sem citar os riscos que produtos ruins causam à saúde. Ao vender um deles, o comprometimento se torna ainda maior: além de a sua empresa ter que arcar com as responsabilidades diante do cliente, o olhar do mercado como um todo sobre ela vai se tornar definitivamente negativo.

No geral, são muitos os riscos de não fazer uma boa escolha de distribuidora de alimentos para supermercado. Por isso é importante saber como escolher fornecedores de qualidade e construir relações sólidas com eles.

Como escolher a melhor distribuidora de alimentos para supermercado

distribuidora de alimentos para supemercado

Confira algumas dicas que certamente farão a diferença na hora de escolher empresas parceiras para o seu supermercado.

Agilidade na entrega

Ao procurar pela solução ideal, o importante é se concentrar na agilidade de entrega dos produtos. Isso tem a ver com a distância do centro de distribuição até sua empresa. Além disso, uma boa dica é considerar se a distribuidora apresenta prazos curtos e racionais.

Se ela promete a entrega dentro de até 48 horas, por exemplo, isso tende a ser um diferencial. Entretanto, confira se esse prazo realmente é viável, considerando o trajeto a ser percorrido.

Produtos de qualidade

É preciso ter critérios para avaliar a qualidade do que cada fornecedor oferece. Uma boa maneira de fazer isso é se aprofundando no estudo das marcas disponíveis.

Também é válido fazer compras em menor volume em um primeiro momento. Assim as avaliações podem ser mais precisas. Logo, o seu supermercado só investe pesado quando tiver a certeza a respeito dos benefícios que vai contratar.

A realidade é que de nada adianta trabalhar com bons preços se aquilo que será oferecido para o cliente não for realmente interessante.

Oportunidade de negociação

Uma dica que é sempre válida: bons fornecedores confiam no potencial dos produtos que vendem. Por isso, eles também valorizam boas parcerias. Sendo assim, vale a pena trabalhar com a lógica do “ganha-ganha”. E a melhor maneira de colocar isso em prática é oferecendo algo que agrade o fornecedor para receber outra coisa em troca.

Um exemplo é a possibilidade de comprar um produto em maior volume em troca de preços mais vantajosos ou melhores condições de pagamento. Dessa forma o seu supermercado economiza e o fornecedor garante uma venda maior naquele momento. E assim vocês criam uma relação de benefício mútuo.

Personalização da compra

Outro fator de grande importância: é preciso que a necessidade suprida seja de acordo com os interesses da sua empresa. Aliás, dos clientes dela.

Assim, a possibilidade de trabalhar com a personalização das compras é essencial. É preciso que a distribuidora de alimentos para supermercado seja capaz de trabalhar como pedidos pontuais, sempre em função das demandas do comprador.

Em resumo, basta ter atenção a esses elementos e no que realmente o seu cliente procura e precisa. Quando a busca parte de uma ação inteligente por parte do gestor, a tendência é que a boa relação entre empresas seja útil para o crescimento dos projetos em comum.

Tendo essa garantia, fica muito mais fácil adaptar compras em maior volume aos interesses em comum e assim obter maiores vantagens.

Agora que sabe como escolher adequadamente uma distribuidora de alimentos para supermercado, fique atento aos novos conteúdos que a Alterdata sempre publica no blog.

388 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
ERPSupermercado

Saiba como um ERP para supermercado pode salvar seu negócio

4 Mins de leitura
Aumento da produtividade e maior assertividade no reajuste de preços são algumas das vantagens do ERP para supermercado.
Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura
Marketing para supermercado é um poderoso aliado para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar presença digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *