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Supermercado

Como criar promoções em um supermercado?

5 Mins de leitura

As promoções podem fazer a diferença no faturamento de um supermercado. Afinal, todo mundo gosta de comprar produtos gastando menos dinheiro ou tendo outros benefícios, não é mesmo? Porém, para que o seu estabelecimento tenha sucesso ao realizar promoções, é importante que você planeje bem essa estratégia.

5 dicas para criar promoções em um supermercado

Para ajudá-lo a fazer promoções que realmente tragam lucro e sejam eficientes, preparamos algumas dicas para criar promoções no supermercado. Acompanhe, nos tópicos a seguir!

1. Defina o objetivo da promoção

Antes de colocar os produtos em promoção, é fundamental que você defina qual é o objetivo da estratégia para o supermercado. Isso é importante, inclusive, para fazer a precificação corretamente e, se necessário, negociar com os seus fornecedores.

Entre os motivos mais comuns que os supermercados têm para criar uma promoção, estão os, a seguir relacionados. Veja só:

Atraia mais clientes para o supermercado

O principal objetivo das promoções é atrair mais clientes para o supermercado. Nesse tipo de estratégia, é interessante baixar os preços de determinado produto, que sirva de chamariz para os clientes.

Se o seu supermercado tem um açougue, você pode baixar um pouco o preço da carne e trabalhar com uma margem de lucro maior na cerveja e no refrigerante, por exemplo.

Assim, se os consumidores que gostam de fazer um churrasco no fim de semana forem atraídos para comprar a carne, podem também comprar as bebidas com você, por exemplo.

Fidelize seus clientes

Uma promoção também pode ser feita para fidelizar clientes no seu supermercado. Nesse caso, é preciso criar condições especiais para os consumidores que sempre compram de você.

Uma boa estratégia é fazer um cartão do supermercado, que dê descontos para quem sempre faz as compras no seu estabelecimento.

Evite a perda de produtos

Mesmo que você faça um bom controle de estoque, pode acontecer de alguns produtos não serem vendidos até a data próxima do vencimento. Isso acontece, principalmente, com itens perecíveis, como o leite e as frutas.

Se perceber que algum item está próximo de perder o prazo de validade, você pode baixar a sua margem de lucro e trabalhar com preços menores. Dessa forma, o estabelecimento lucra menos, mas pelo menos não fica no prejuízo e com mercadoria estragada.

Divulgue novos produtos

As promoções também servem para divulgar novos produtos que o supermercado oferece. Vamos supor que você fechou parceria com um novo fornecedor e ele disponibilizará, com exclusividade na região, alguns itens no seu estabelecimento.

Nesse caso, você pode fazer uma promoção com preços mais baixos, por tempo limitado, para que os seus clientes conheçam esse item.

2. Faça um planejamento promocional dos preços

Ao fazer uma promoção no supermercado, independentemente dos motivos, é preciso ser estratégico ao planejar os preços dos produtos.

Essa questão deve levar em conta conceitos como a margem de lucro, o giro de estoque, o preço da concorrência do consumidor, além de aspectos de sazonalidade.

Em alguns casos, vale a pena trabalhar com preços menores em itens que saem muito, apenas para atrair clientes até o supermercado. A maioria das pessoas que vão até o estabelecimento não compra uma coisa só, e você acaba compensando a perda de margem dessas promoções nos demais produtos.

Lembre-se que a maior parte das vendas de um supermercado são por impulso. Alguém pode ir ao local para comprar pão por um preço menor, mas acabar adquirindo também um shampoo para o cabelo, que nem estava nos planos iniciais.

Já no que se refere aos produtos perecíveis, que têm prazos de validade mais curtos, pode ser interessante fazer promoções para “queimar” o estoque e evitar as perdas. Isso também pode acontecer caso o setor de comprar adquira muitas unidades de um mesmo item por engano, a título de exemplo.

O preço também pode variar por conta da sazonalidade! Imagine, por exemplo, que você comprou muita cerveja para vender em uma semana de bastante calor, mas o tempo virou e ficou frio de repente. Para evitar esse produto “encalhado” nas prateleiras, baixar o preço pode ser a melhor solução.

Os aspectos que envolvem a sazonalidade também são bastante comuns em épocas de datas comemorativas. Na Páscoa, por exemplo, os supermercados vendem muitos ovos de chocolate, enquanto no Natal, as aves natalinas e os panetones são os itens preferidos dos consumidores.

Mas o que fazer quando essas datas passam e os produtos sobraram? Baixar os preços para vender tudo logo e liberar espaço para outras mercadorias é a melhor solução. Assim, você evita perdas financeiras e também pode trabalhar melhor com o fluxo de estoque do estabelecimento.

3. Desenvolva ações de merchandising no PDV

Para que as suas promoções sejam um sucesso, é preciso trabalhar com ações de merchandising no PDV. É necessário que as pessoas saibam que determinado item está em promoção, ao percorrer pelos corredores do supermercado.

Uma boa ideia é fazer ilhas com os produtos promocionais, entre um corredor e outro. Também invista na comunicação visual, com placas que mostrem para o cliente que determinado item está em promoção.

Também é interessante fazer o cross selling, ou seja, posicionar os produtos que são complementares uns aos outros, para que as pessoas comprem por impulso.

O queijo ralado pode ficar próximo ao molho de tomate e ao macarrão nas prateleiras, por exemplo. Isso pode induzir o consumidor a comprar todos os itens para fazer uma macarronada e o ticket médio do seu estabelecimento aumentará.

3. Divulgue a sua promoção nas redes sociais e outras mídias

Além do PDV, as suas promoções também devem ser divulgadas em outras mídias, como as redes sociais. Se o seu supermercado tem um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo, você deve criar posts destacando os itens que estão em oferta.

Se você tem um e-supermercado, também pode fazer ofertas no site e colocar o link para as pessoas comprarem.

Caso você tenha anúncios em mídias tradicionais, como emissoras de rádio e TV da sua região, não esqueça de atualizar as ofertas e dar destaque para os itens promocionais.

4. Atualize os preços no seu sistema de gestão

Para evitar problemas nos pagamentos dos clientes, é importante que você tenha um ERP para supermercado que atualize os preços de forma rápida e automática.

Assim, sempre que os preços baixarem nas prateleiras, a cobrança feita pelo cliente no caixa já sairá com o valor certo. Você evitará erros e cobranças indevidas, que causam a insatisfação dos consumidores.

5. Avalie os resultados da promoção

Sempre que criar promoções no supermercado é importante avaliar bem os resultados. Faça relatórios de vendas e analise se as ofertas cumpriram os objetivos que tinham.

Caso o objetivo da sua promoção seja atrair mais clientes para o supermercado, por exemplo, você deve avaliar quantas pessoas a mais foram atendidas no período, em relação a média.

De acordo com os resultados, você pode avaliar o que deu certo e o que deu errado na sua estratégia, para que possa aperfeiçoá-la em ocasiões futuras.

Seguindo essas dicas, você terá mais sucesso ao criar uma promoção para o seu supermercado, fazendo com que as suas vendas cresçam de forma considerável!

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Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
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