Quem não gosta de curtir uma música agradável, degustar uma boa bebida e ainda compartilhar ótimos momentos com os amigos? Definitivamente, ir a um barzinho pode ser uma das experiências mais prazerosas ao longo de uma semana corrida! Até por isso, muitas pessoas têm o sonho de abrir seu próprio estabelecimento, mas esbarram na dúvida de como gerenciar um bar.
A verdade é que concorrência não falta. Por isso, um dos grandes fatores de sucesso de um estabelecimento é a sua identidade, ou seja, as características que fazem com que o bar seja único.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo com dicas que devem ser seguidas por quem deseja gerir um bar de sucesso. Se este também é o seu interesse, acompanhe!
Estude o mercado
Para que você crie sua estrutura de negócio com uma base sólida, é preciso entender não apenas sobre o seu bar, mas também sobre os concorrentes. Você deve conhecer o que há de novo no mercado, compreender como o consumidor compra, por que ele preferiria o seu estabelecimento, quais são os canais de venda mais interessantes para o negócio etc.
Ainda é preciso estudar sobre os recursos necessários para operar o bar com qualidade, entender se os horários de funcionamento condizem com os hábitos do público, verificar se a localização é favorável para atraí-lo, entre outros pontos. Separe um tempo para responder a essas questões antes de iniciar o planejamento.
Crie um plano de negócio
Depois de estudar o mercado a fundo e entender suas possibilidades, é hora de criar o plano de negócios do bar. Veja abaixo um passo a passo que você pode seguir.
- Defina a atividade-chave. Por exemplo: “tenho um bar e meu estabelecimento comercial prepara e serve: bebidas, iguarias, salgados, porções etc.”. Nessa etapa é importante definir detalhadamente o tipo de serviço que você presta.
- Estipule os principais recursos humanos e materiais necessários para operar o negócio;
- Determine os canais de venda com os quais você vai trabalhar. Por exemplo: seu estabelecimento terá venda apenas no balcão ou vai implantar o atendimento delivery também? É possível unificar esses dois canais para vender mais?
- Coloque toda a estrutura de custos na ponta do lápis e busque fazer otimizações de gastos sem perder qualidade.
- Entenda quais serão as fontes de receita e como você pode ganhar dinheiro além das operações comuns do bar. Por exemplo: se você abrir um bar de rock/blues, pode ter uma lojinha onde vende itens customizados para aquele público, como camisetas, copos, discos, entre outros.
- Inove na proposta de valor, ou seja, naquilo que diferencia você da concorrência. Tente entender o que o cliente espera e prepare-se para disponibilizar aquilo.
Respeite a sua identidade
Na introdução do artigo, citamos a importância da identidade. Depois de construir um plano de negócio e saber como o bar vai se posicionar no mercado, todas as decisões do dia a dia devem considerar o conceito que você criou para o seu estabelecimento.
Se você tem uma parte de restaurante de alto padrão, não pode diminuir a qualidade para baratear os custos. Por isso, concentre-se em encontrar soluções que levem você ao resultado esperado, mas que, ao mesmo tempo, não destorçam a imagem que o público tem do seu negócio.
Faça o controle de caixa
Você deve saber que bares e restaurantes movimentam um fluxo elevado de dinheiro, não é mesmo? Esses empreendimentos também costumam ter altas despesas, já que precisam arcar com infraestrutura, fornecedores, estoque e folha de pagamento.
Portanto, para entender completamente se o negócio está indo bem e se o movimento diário é capaz de cobrir as despesas semanais e mensais, é imprescindível que você faça um controle financeiro diário. Anote todas as entradas e saídas e cuide do fluxo de caixa para tirar essas conclusões.
Trabalhe com bons fornecedores
Definir o preço dos produtos é um dos aspectos mais difíceis da gestão de bares e restaurantes. Para ser justo com o cliente e ganhar boas margens para o negócio, é preciso buscar as melhores mercadorias e os menores preços.
Logo, o empreendedor deve trabalhar com bons fornecedores e fazer negociações vantajosas. Aqui, é fundamental utilizar o poder de barganha para conseguir não só valores mais baixos, como também prazos flexíveis de pagamento e de entrega.
Treine seus funcionários
Um dos fatores que mais elevam os índices de rotatividade no mercado de bares e restaurantes é a baixa capacitação e motivação dos funcionários. Entre os principais pontos, estão:
- falta de experiência na função e no segmento;
- pouco comprometimento com o cumprimento das atividades da função;
- falta de formação e treinamento mínimo para operar a função.
Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), quando são bem trabalhados, esses pontos ainda ajudam a elevar a produtividade das equipes.
Por isso, você deve se certificar de que os colaboradores recebam a capacitação adequada para exercerem as funções operacionais dos cargos. Também é preciso prover treinamento técnico para que desempenhem um trabalho de excelência. Ao cuidar desse preparo, você garante ao seu negócio atendimento e operação diferenciados, ganhando ainda mais espaço no mercado.
Tome para si a responsabilidade de motivar e engajar sua equipe e procure reter talentos que possam virar o seu braço direito na gestão do estabelecimento.
Aposte em um software de gestão
Imagine que o atendente possa selecionar os pedidos dos clientes e mandá-los diretamente para o bar e a cozinha. Assim, fica fácil aumentar a rotatividade de clientes no estabelecimento e melhorar o atendimento, certo? Um software de gestão para o setor ajuda não apenas na automação de pedidos, mas também em variadas funções que facilitam o dia a dia do seu negócio.
O intuito da ferramenta é auxiliar na administração do empreendimento. Por isso, os sistemas podem contar com facilidades de gestão financeira, controle do estoque e lançamento de comandas. Tudo adequado às necessidades da sua empresa.
Uma das maiores vantagens oferecidas por um software de gestão para bares e restaurantes é a possibilidade de centralizar informações. Com ele, os dados do bar, incluindo os gastos e receitas, ficam visíveis e permitem que você tenha mais controle sobre as finanças.
Confira agora algumas das principais funcionalidades dessa ferramenta:
- controle do fluxo de caixa;
- gestão do estoque;
- emissão de notas e cupons fiscais;
- gerenciamento de pedidos, inclusive delivery;
- integração entre setores.
Na hora de escolher o sistema adequado para o seu estabelecimento, o ponto mais importante é garantir que as funcionalidades da ferramenta atendam às suas demandas e necessidades de gestão.
Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender como gerenciar um bar de sucesso. Conforme vimos, são muitos os pontos a serem observados, já que esse tipo de estabelecimento é extremamente dinâmico.
Inclusive, por esse motivo torna-se quase impossível administrar bem um bar sem o auxílio de um software de gestão especializado para o setor. Portanto, siga as dicas que passamos aqui e não deixe de utilizar a tecnologia a seu favor!
Quer mais informações sobre como utilizar um software para auxiliar na gestão do seu estabelecimento? Entre em contato conosco para marcarmos uma conversa!