Dicas de Gestão

Qual a importância do PCP na indústria?

3 Mins de leitura

Para entender qual a importância do PCP na indústria basta conhecer a aplicação dessa ferramenta na qualificação de processos e gestão de insumos em uma cadeia produtiva. Por meio desse recurso, diferentes atividades podem ser automatizadas, evitam-se desperdícios e é possível se antecipar a eventuais problemas operacionais.

E o mais interessante: o acesso a todos esses benefícios não estão atrelado a grandes investimentos ou a um conhecimento técnico acessível. A adoção do PCP demanda um esforço de planejamento por parte de gestores, a digitalização de alguns processos e o monitoramento adequado das atividades realizadas na indústria.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura deste conteúdo e entenda qual a importância do PCP na indústria e como implementar essa abordagem.

O que significa PCP?

qual a importância do PCP na indústria

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção. Para quem nunca ouviu falar no termo, devemos esclarecer que se trata de um sistema de gerenciamento de produção, cujo objetivo é viabilizar o planejamento e a criação de padrões para o fluxo de trabalho em plantas industriais e áreas afins.

Uma de suas funções primordiais também passa por otimizar o uso dos recursos, bem como contribuir para o controle de qualidade. Em linhas gerais, a ideia do PCP é fazer com que um produto ou serviço seja entregue dentro das características contratadas e do menor custo possível.

Qual a importância do PCP na indústria?

Em qualquer cadeia produtiva os gestores devem trabalhar pela minimização de erros, otimização de processos e ganho de qualidade nas entregas. Frente a esses objetivos, o PCP na indústria cumpre papel fundamental.

Ao estruturar um ser especifico para cuidar de um projeto na área, é possível monitorar processo em toda a cadeia produtiva, realizar ações de planejamento mais assertiva e avaliar de perto a alocação de recursos entre os diferentes setores na indústria.

Na prática, podemos dizer que o PCP identifica o uso correto dos materiais, identifica quais as quantidades corretas de insumo a serem utilizadas, acompanha o cumprimento de prazo no âmbito das diferentes etapas da produção e, principalmente, evita os desperdícios que podem onerar os custos de produção.

Como implementar o PCP na indústria?

As aplicações do PCP na indústria vão muito além da produção. Esse tipo de ação ainda pode ser empregado nas áreas de estoque, administração e vendas.

Para isso, é preciso começar respondendo a algumas perguntas. São elas:

  • Onde ocorrerá a intervenção?
  • Por quem?
  • Por que?
  • Como?
  • Quais recursos serão empregados?

Respondido esses questionamentos, os gestores poderão estruturar um plano de ação capaz de explorar todas as dimensões do PCP, que são:

  • Planejamento: em um primeiro momento, é preciso identificar o que será feito e traçar quanto tempo será necessário para a conclusão de cada etapa.
  • Programação: definir quais recursos serão utilizados durante a produção, em quais setores e em quais momentos.
  • Controle: nessa fase, acontece todo o controle dos procedimentos, identificando falhas e fazendo ajustes de forma rápida, quando necessário. Um sistema ERP é fundamental neste procedimento, sendo uma das etapas presentes no processo do PCP.

Quais os benefícios do PCP na indústria?

Vejamos, então, qual a importância do PCP na indústria e quais seus principais benefícios.

Automatização de processos

Utilizando as ferramentas certas no âmbito de um projeto de Planejamento e Controle de Produção, é possível automatizar processos até então realizados a partir da intervenção de um operador. Mudanças como essas são sinônimo de mais agilidade durante os processos produtivos.

Previsão de demandas

A realização de previsão de demandas assertivas é mais um dos benefícios do PCP na indústria. Com isso, toda a cadeia produtiva passa a ter acesso a insumos no momento adequado e na proporção necessária, evitando atrasos e perda de qualidade.

Capacidade de produção

Com a previsão adequada de demandas, passa a ser possível projetar a produção da indústria em vários meses. Feito esse esforço de planejamento, é mais do que esperado um aumento da produção e ganho de competitividade por parte da empresa.

Tomada de decisão

Com o controle adequado dos processos produtivos, como diferentes frentes de trabalho de uma indústria serão capazes de gerar dados estratégicos sobre suas operações. No âmbito de um projeto de PCP, essas informações tratadas serão utilizadas para tomada de decisões por parte dos gestores e principais lideranças do negócio.

Redução de custos

Por todos os benefícios já listados, como acesso a informações estratégicas, otimização de processos e previsão de demandas, é mais do que esperado uma redução de custos. Como já citado, um dos grandes desafios da indústria é diminuir desperdícios e realizar uma alocação adequada de recursos, o que é inteiramente viabilizado pelo PCP.

E agora que você já sabe qual a importância do PCP na indústria, convidamos você a conferir mais um conteúdo em nosso blog. Desta vez, falamos sobre Gestão contábil: 7 razões para escolher o sistema da Alterdata na sua empresa.

122 Artigos

Sobre o autor
Gerente do setor de Inteligência Fiscal da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Dicas de Gestão

Como tornar os negócios mais sustentáveis?

3 Mins de leitura
Saiba como proteger o meio ambiente e as vantagens de utilizar práticas empresariais conscientes No atual cenário do planeta, retardar grandes impactos…
Dicas de Gestão

Tendências e inovações na comunicação empresarial

3 Mins de leitura
Na era digital, a comunicação empresarial desempenha um papel crucial na construção da reputação, no engajamento do público e no sucesso organizacional….
Dicas de GestãoeBook

Planejamento estratégico: como acelerar o crescimento da sua empresa?

1 Mins de leitura
Independentemente do ramo de atuação, empreendedores têm objetivos semelhantes. Um dos principais está relacionando ao crescimento do seu negócio. Afinal, o que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *