ERPSoftwareVarejo

ERP para pequenas empresas: conheça o software da Alterdata

4 Mins de leitura

Para entender o que é o ERP para pequenas empresas é preciso antes saber que ERP é sigla para Enterprise Resource Planning, um termo em inglês. Em português isso significa sistema integrado de gestão empresarial. 

Ele é útil porque permite que uma empresa centralize seus dados e processos. Logo, essa centralização simplifica o trabalho de um gestor em relação a tudo o que diz respeito à informação no seu negócio.

Para entender melhor: com o ERP existe um sistema que consegue registrar, armazenar e interpretar dados. E isso é essencial para compreender melhor as atividades empresariais. Aliás, esse é um ponto valorizado na busca pela diminuição de gastos e pela qualificação no processo de tomada de decisão.

É sobre esse assunto que você vai saber melhor agora. Conheça o ERP para pequenas empresas e saiba como ele pode ser uma ferramenta decisiva para o sucesso do seu negócio.

A importância de um ERP para pequenas empresas

Engana-se quem pensa que o ERP é indicado apenas para grandes companhias. A realidade é que qualquer tipo de negócio precisa controlar setores. Seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Mesmo uma empresa pequena, para ter resultados, deve ter atenção ao que acontece em departamentos como o de vendas e o financeiro, por exemplo.

E como fazer sem uma divisão clara desses departamentos? Esse é um grande desafio enfrentado pelos empreendedores. A verdade é uma só: apenas a partir de uma organização empresarial se faz possível saber exatamente o que extrair de cada setor para aperfeiçoar os processos.

Como não se trata de uma tarefa fácil, acaba sendo comum ver empreendimentos repetindo resultados ruins mês a mês por conta de falhas não identificadas.

Nessa lógica, um ERP para pequenas empresas é essencial. Com ele é possível controlar os departamentos de acordo com sua natureza e também sofisticar os processos. 

Um ERP para pequenas empresas reúne uma série de funcionalidades. E, juntas, elas costumam apresentar 3 diferenciais significativos para o sucesso de qualquer negócio.

  1. A padronização de processos.
  2. A simplificação do entendimento deles.
  3. A identificação de caminhos possíveis para a gestão.

Logo, é isso que pode fazer com que o negócio seja administrado com maior facilidade. E permitir que os melhores resultados apareçam o quanto antes.

ERP para pequenas empresas conheça: o software da Alterdata

Vale lembrar que existem diversas soluções no mercado. Todas elas com promessas de funcionalidades capazes de gerar diferenciais dentro de um empreendimento. 

Entretanto, o mais importante é ter segurança em relação ao que é essencial. É assim que a empresa consegue lidar com as maiores exigências e fazer o que se espera diante da presença de um ERP: simplificar processos.

Dessa forma, algumas das funcionalidades essenciais são:

  • Organização da parte financeira, com a possibilidade da gestão conferir o fluxo de caixa com simplicidade:
  • Facilidade de execução, onde a experiência do usuário tem maior importância;
  • Aelatórios analíticos com movimentações por períodos;
  • Integração com outros sistemas, de modo que as baixas sejam feitas automaticamente;
  • Maior agilidade na emissão de documentos, com especial atenção às notas fiscais;
  • Opção de importar os contatos de outros sistemas para o atual;
  • recursos avançados para facilitar o controle de estoque;
  • Simplificação no lançamento de informações.

É válido destacar também que um bom ERP para pequenas empresas precisa ser capaz de organizar ações e processos de acordo com a realidade de cada empreendimento. Assim, mesmo a assimilação da equipe em relação ao sistema tende a ser mais fácil.

A solução ideal para tornar um negócio mais eficaz

E como escolher o sistema mais indicado para o seu tipo de negócio? A realidade é que um bom software é capaz de facilitar a execução de tarefas. E isso, dentro de uma lógica empresarial, costuma ser o caminho para gerar uma série de benefícios. Entre outros podem ser citados:

  • Maior eficiência;
  • Rapidez;
  • Segurança;
  • Cadronização.

A questão é que nem todas as empresas prezam pela qualidade de seus processos. E isso costuma representar uma brecha para companhias que apostam no aperfeiçoamento de suas tarefas no dia a dia. Esse pode ser aquele algo mais que todo cliente procura.

É nesse sentido que o ERP se mostra extremamente eficaz mesmo para pequenas empresas. Como ele permite o maior controle de setores estratégicos no negócio, faz com que as operações sejam realizadas de acordo com uma lógica mais precisa. Logo, os resultados aparecem na qualidade das entregas e na satisfação do cliente.

No fim, a inserção de um ERP de maneira racional no seu negócio pode dotar ele de uma inteligência acima do que faz a concorrência. E é isso que costuma fazer desse sistema um investimento recomendável não só para grandes empresas como também para as de pequeno e médio porte.

Conheça o Alterdata: ERP para pequenas empresas

A solução da Alterdata oferece tudo isso e muito mais para a sua empresa. Com ela é possível contar com uma plataforma segura e avançada capaz de transformar a realidade do negócio de uma vez por todas.

O que ocorre é que o ERP da Alterdata oferece padronização para os processos. E isso faz com que a empresa evite desperdícios e outros problemas de organização. Isso porque ele oferece o controle necessário para que, toda vez que algo estiver fora do esperado, o gestor tenha como interferir. Sempre de maneira pontual e precisa.

Além disso, trata-se de uma solução específica, que considera a natureza do seu empreendimento para dar a ela acesso a uma plataforma completa e otimizada, capaz de gerar uma série de benefícios no dia a dia.

A realidade é que com a Alterdata é possível fazer com que a grande maioria dos processos empresariais passem a ser gerenciados pelo sistema. Assim, a ação de cada colaborador tende a ser exatamente em função dos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, a tendência é que as ações sejam melhor planejadas e os resultados melhorem.

Entendeu por que é importante considerar um ERP para pequenas empresas? Então saiba mais sobre o software da Alterdata e confira como ele pode ser útil para o seu negócio.

388 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Varejo

Giro pelo Mundo: NRF 2024 com a Alterdata Software na Times Square

1 Mins de leitura
Na sexta-feira, dia 12 de janeiro, nosso CEO e COfundador Ladmir Carvalho partiu rumo a sua jornada junto ao Banco Itaú para…
eBookERPGestão

[E-BOOK] Passo a Passo para Aumentar a Produção da sua Confecção

1 Mins de leitura
Se trabalha no ramo de confecções e tem como meta o crescimento sustentável da sua empresa ao longo deste ano, precisa estar atento…
Varejo

Varejo em Alta: Brasil cotado para ser uma potência global

2 Mins de leitura
Especialistas concordam que o comércio varejista no país segue em constante crescimento. Não bastasse a afirmação, o período atual é propício para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *