Dicas de Gestão

Guia completo: como fazer o controle financeiro de uma loja de celular

4 Mins de leitura

Saber como fazer o controle financeiro é um das questões mais importantes na gestão de uma loja de celulares. É por meio dele que as receitas têm como se tornarem maiores do que os gastos para que a empresa consiga ter lucro.

O mais interessante é que, por mais que isso possa parecer difícil, a realidade é outra. Havendo a devida organização, o controle financeiro se torna até simples de ser feito.

Consequentemente, a empresa tem como obter uma série de vantagens. É sobre isso que vamos tratar agora. Saiba mais sobre como fazer o controle financeiro de uma loja de celular e comece a organizar o seu negócio com maior profissionalismo.

Vantagens do controle financeiro

Existem bons motivos para investir no controle financeiro como um diferencial da sua loja de celulares. O principal deles é que ele costuma ser útil para diminuir gastos e traçar planos. Com esse mecanismo, a empresa tem como mensurar setores que geram despesas maiores e pensar em objetivos de curto, médio e longo prazos.

Também é válido destacar que o controle financeiro adequado permite que a gestão trabalhe com dados estratégicos. Isso quer dizer que registando as movimentações de maneira precisa, ela consegue criar relatórios e por meio deles acompanhar a evolução do negócio com critérios.

Vale lembrar que assim é possível ganhar também na gestão de tempo, já que as tomadas de decisão poderão ser tomada sempre em função das informações reais geradas pelo empreendimento.

Por fim, uma vantagem significativa tem a ver com a proteção a riscos fiscais. Isso acontece porque um maior controle financeiro dá à gestão as condições necessárias para lidar com questões tributárias corretamente. Sabendo exatamente quanto entra e quanto sai dos cofres da organização, a incidência de erros nos cálculos dos tributos tende a ser menor e isso certamente ajuda a empresa a evitar problemas com o Fisco.

O que uma loja de celular precisa para ter sucesso

Se existe um mercado em alta nos últimos anos, este é o de manutenção e conserto de celulares. E a explicação está na demanda por soluções econômicas voltadas para aparelhos tão populares. Somente em 2021, o país registrou mais smartphones do que habitantes. Isso significa que temos 242 milhões de aparelhos em uso em um país com cerca de 214 milhões de pessoas atualmente.

Justamente por isso, é comum que empresas especializadas em aparelhos Samsung ou Apple, por exemplo, recebam diariamente inúmeros clientes em busca de reparos em problemas simples como troca de tela ou de botões.

Por isso, o mais importante é que o profissional interessado em explorar esse mercado seja capaz de se posicionar adequadamente nesse setor. E isso não é algo difícil de se fazer: basta observar qual é a demanda maior na sua região, buscar qualificação e se apresentar como a solução ideal para aquele problema.

Definido isso, é hora de pensar em como gerar lucro, a essência de qualquer negócio. Para tanto, o ideal é começar sabendo como fazer o controle financeiro.

Como fazer o controle financeiro de uma loja de celular

como fazer o controle financeiro

Para resolver de vez esse problema, preparamos um passo a passo que pode te ajudar em relação a como fazer o controle financeiro. Confira na sequência e comece a se organizar para ter melhores resultados a partir de uma gestão consciente das entradas e saídas do caixa da empresa.

1. Crie metas

Trabalhar com metas não precisa ser um desafio impossível. O segredo é considerar curto, médio e longo prazo e adotar o conceito SMART. Isso quer dizer que a gestão deve pensar naquilo que pretende alcançar em cada um desses momentos, tendo foco em 5 fatores, que são:

  • S, de Specific;
  • M, de Measurable;
  • A, de Achievable;
  • R, de Relevant;
  • T, de Temporal.

Em português, isso significa que os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

2. Separe custos

Uma vez definidos os objetivos estratégicos, vale a pena separar as despesas. Elas podem ser fixas ou variáveis. As do primeiro grupo são recorrentes. Aluguel, salários, entre outros, são exemplos. Já as do segundo grupo não seguem uma previsibilidade. É o caso das manutenções e dos reparos nos produtos e equipamentos.

Fazer essa distinção é essencial, já que isso permite ao gestor saber exatamente qual é o gasto que cada uma dessas despesas gera para se programar para elas.

3. Faça negociações com os fornecedores

É preciso que exista uma política clara em relação aos fornecedores. Até porque a base de bons negócios é ser capaz de negociar com eles. Por isso, atenção a algumas regras:

  • ter sempre mais de uma opção;
  • considerar prazos e condições de pagamento;
  • procurar preços melhores em compras de maior volume;
  • ter em mente a política do “ganha-ganha” em relação ao fornecedor.

4. Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa

É importante que o gestor entenda o valor que recebe como parte dos custos da empresa. Assim ele pode definir o seu salário e não comprometer os resultados da loja sempre que fizer um gasto pessoal.

Existem dois procedimentos que servem para separar empresa de empreendedor sob o ponto de vista financeiro. 

O primeiro é abrir uma conta jurídica para a empresa e destinar a ela os processos referentes à companhia. E o segundo é definir o chamado pró-labore, espécie de salário do empreendedor. Assim, mesmo que a empresa seja composta por uma pessoa só, existe uma separação que, no longo prazo, criará meios para que a organização prospere.

5. Tenha um sistema de gestão

Também é válido contar com uma solução automatizada. Esta, precisa ser capaz de registrar automaticamente as movimentações da empresa. Assim, o controle sobre as entradas e saídas pode ser feito de maneira muito mais precisa. E o que é melhor: sem a incidência de erros humanos.

Além disso, com um sistema de gestão é possível adaptar a tecnologia à realidade do seu negócio de aparelhos celulares. É dessa forma que o seu negócio pode funcionar de maneira muito mais simplificada.

Agora que sabe como fazer o controle financeiro da sua loja de celulares, confira também 4 funções que todo software para gestão na contabilidade precisa ter.

386 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Dicas de Gestão

Gestão eficiente: saiba como quebrar o Ciclo da Falência

4 Mins de leitura
O fantasma da falência assombra o cenário empresarial brasileiro. Em 2023, segundo o Mapa de Empresas do governo federal, mais de 2,1…
Dicas de Gestão

Sustentabilidade empresarial: realidade ou promessa?

2 Mins de leitura
Empresas querem ser mais sustentáveis, mas só um terço usa tecnologia para isso A sustentabilidade é uma pauta constante nas empresas. Afinal,…
Dicas de Gestão

Desmistificando o SaaS: como essa tecnologia pode impulsionar sua empresa?

2 Mins de leitura
A transformação digital é uma necessidade crescente para empresas, e investir em soluções em nuvem é crucial para se manter eficiente e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *