Gestão Contábil

Qual o papel do contador perante as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais?

5 Mins de leitura

Com as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais dos últimos anos, o papel do contador começou a ser rediscutido nas empresas. Graças às transformações, o setor deixou de ser visto apenas pela perspectiva operacional, assumindo atividades consultivas e estratégicas nas empresas.

As transições também dizem respeito à preocupação com a ética e legalidade das condutas internas. O crescimento do compliance é um reflexo dessa tendência e os profissionais precisam ficar atentos a esse movimento atual das empresas.

Neste conteúdo, abordaremos quais são as posturas exigidas dos profissionais da Contabilidade. Continue a leitura e confira informações relevantes para planejar os próximos passos da sua carreira profissional!

Conheça as últimas mudanças mais importantes no setor de Contabilidade

As alterações na Contabilidade ganharam um ritmo acelerado nos últimos anos. Impulsionadas pelos avanços tecnológicos, houve uma releitura do papel dos profissionais. Seja para quem é empregado, seja para quem mantém um escritório próprio, surgiram novas demandas — e o setor deixou de ser somente responsável por tarefas operacionais. Veja o que mudou!

Transformação digital e softwares de gestão

A primeira grande mudança é a transição das tarefas manuais para o trabalho conjunto com as soluções informatizadas. Até mesmo o setor público, com o SPED e o e-Social, aderiu a transformação digital, buscando mais agilidade e eficiência às partes envolvidas.

Uso de dados na tomada de decisão

Paralelamente, os gestores passaram a tomar decisões baseadas em dados, sobretudo com o crescimento da Business Intelligence (BI). Essa tendência aproximou o contador das decisões estratégicas, porque ele busca entender a empresa sobre diferentes ângulos.

Alterações na legislação

A tecnologia trouxe transformações nas normas técnicas com a necessidade de atualizações para abraçar as mudanças. Também houve reflexos nas leis, como é o caso da LGPD, que aponta novos cuidados com a segurança das informações.

Crescimento do compliance

Nesse mesmo período, houve um aumento da cobrança da sociedade por uma postura mais ética das empresas. Essa transição social tem como marco a lei anticorrupção, que trouxe diretrizes de conformidade e meios de responsabilização de organizações privadas que contratam com o setor público. Com isso, o papel do contador se voltou ao compliance, no combate e prevenção de desvios nas empresas.

Foco no resultado

Por fim, a Contabilidade passou a ser cobrada pela capacidade de dar suporte às decisões administrativas e por sua participação no sucesso do negócio. Hoje, os contadores devem ir além dos cortes de gastos e trazer soluções para as empresas faturarem e serem competitivas.

Entenda o papel do contador perante as mudanças tecnológicas, econômicas e sociais

O contador deve se atualizar a fim de suprir as novas demandas. Os serviços profissionais precisam se adequar ao contexto da transformação digital e atender as necessidades das organizações que surgirem a partir das mudanças. Podemos citar pontos decisivos, como:

  • integrar as inovações tecnológicas ao trabalho;
  • auxiliar empresas em transição dos processos manuais para os digitais;
  • ter uma visão macro e compreender o negócio;
  • fornecer informações úteis aos gestores na tomada de decisões;
  • contribuir com a competitividade, faturamento e rentabilidade da empresa;
  • participar dos programas de compliance e prevenção de fraudes.

A tendência com as inovações tecnológicas não é o desaparecimento do trabalho do contador, mas a migração para um papel mais estratégico — como a consultoria contábil. À medida que os softwares automatizam a parte operacional, abre-se espaço a contribuições decisivas no sucesso do negócio. Isso, tendo em vista o ângulo especializado pelo qual os contadores enxergam as empresas.

Saiba como o contador pode se preparar para essas mudanças

A atualização profissional é o caminho ideal de uma carreira de sucesso diante das transições tecnológicas, econômicas e sociais. Em primeiro lugar, elas passam por incorporar a tecnologia aos serviços, dominando softwares contábeis necessários ao tornar a empresa ágil, por exemplo, e abrir espaço a uma atuação estratégica.

Fique alerta também com o cumprimento das leis e padrões éticos no ambiente empresarial. Serviços de compliance e análise de risco podem agregar bastante ao portfólio de um escritório. Ambas são tendências, dadas as novas exigências em relação à transparência, à prevenção de desvios nas empresas e ao combate à corrupção.

Nesse sentido, os profissionais não podem ficar parados, esperando as possíveis qualificações oferecidas pelas empresas contratantes. É preciso tomar a iniciativa e ir atrás das informações sobre os softwares e tecnologias do mercado, traduzindo a inovação em serviços que atendam as necessidades dos clientes.

Descubra o perfil do contador do futuro

O contador deve ser cada vez mais multicapacitado. O mix de habilidades compreende desde competências comportamentais, como liderança e comunicação, até a diversificação das qualificações técnicas, aprendendo sobre análise de dados e gestão, por exemplo.

Você também precisa entender a necessidade de mudar os serviços — principalmente porque não basta oferecer soluções operacionais. Mude o alvo para contribuições mais decisivas ao sucesso dos negócios, faturamento, redução de custos, rentabilidade e competitividade, usando os avanços do segmento contábil.

Para isso, será necessário conhecer o negócio do cliente e entender como os serviços contábeis podem contribuir com o todo. Logo, o perfil a ser desenvolvido contém a visão macro e o foco no resultado. Ademais, o profissional deve ser consultivo e buscar inovação, a fim de contribuir com o desempenho e a competitividade da empresa.

Igualmente, a capacidade de aprender será um diferencial. Já que as mudanças não param e é difícil projetar como será o futuro, procure sempre por novidades, publicações, eventos, discussões especialmente levantadas no dia do contador, qualificações e outros mecanismos a fim de se manter atualizado.

O marketing para contadores também é um investimento relevante. Uma vez que você adquire o perfil de um profissional do futuro, os novos serviços devem chegar aos clientes atuais ou potenciais, de maneira a colher os benefícios de carreira ou alavancar seu escritório contábil.

Com isso, percebemos a importância de trabalhar lado a lado com a tecnologia. O profissional precisa desenvolver um perfil multidisciplinar, aplicando os softwares de modo a agregar valor ao negócio, em termos de agilidade, qualidade da informação e soluções que alavanquem os resultados financeiros. Tudo isso sem esquecer o nível ético e o uso adequado dos dados.

Sendo assim, o papel do contador diante das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais exigirá competências e serviços diferenciados. As demandas deixaram de se relacionar apenas com a eficiência operacional e você deve buscar o conhecimento necessário ao acompanhar as transformações e continuar competitivo nesse cenário.

Então, o que achou do conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e leve essas informações até seus colegas de profissão!

183 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical Contábil da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Gestão Contábil

7 estratégias de marketing para escritório contábil

9 Mins de leitura
O marketing para escritório contábil é hoje uma ação indispensável, principalmente com tanta inovação na contabilidade. Afinal, empresas de todos os tamanhos…
ContabilidadeGestão Contábil

Despesa, custo e gasto: você sabe qual a diferença?

4 Mins de leitura
Saber os conceito de despesa, custo e gasto é fundamental para o preenchimento correto dos relatórios contábeis
Gestão Contábil

Entenda definitivamente a importância do contador para sua empresa

4 Mins de leitura
Você sabe qual é a importância do contador nas empresas? Bom, basta que comecem as burocracias para que a presença desse profissional…

2 comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *