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Gestão Contábil

Como fazer marketing de conteúdo para contadores? Entenda aqui

5 Mins de leitura

Você já parou para pensar sobre a importância do marketing de conteúdo para contadores? Essa é uma estratégia que tem sido adotada por empresas e profissionais de todos os ramos e também pode trazer excelentes resultados a empresas da área de contabilidade.

Essa é uma das maneiras de se chegar ao público, atrair sua atenção e demonstrar o valor do seu trabalho, além de despertar o interesse pelos serviços oferecidos. O conteúdo produzido ainda promove a fidelização, mantendo essas pessoas sempre por perto.

Mas como essa estratégia pode ser aplicada no marketing para contabilidade? Preparamos este artigo a fim de responder essa pergunta. Continue lendo e entenda o que é marketing de conteúdo, as vantagens que ele oferece aos contadores e como pode ser feito de acordo com a realidade desse tipo de negócio!

O que é marketing de conteúdo?

Toda empresa, independentemente do seu ramo de atuação ou porte, tem um tipo específico de público, ou seja, pessoas interessadas nos serviços ou produtos oferecidos. São elas que precisamos cativar para manter a lucratividade do negócio.

Como atualmente também é indispensável estar presente na internet, é preciso buscar estratégias de marketing que permitam desenvolver campanhas eficazes no meio virtual. O objetivo é destacar o negócio entre milhares de marcas e transmitir a mensagem ao público certo.

Quem navega na internet também está em busca de informações, respostas para suas dúvidas e soluções para problemas. Por isso, uma prática que tem demonstrado ótimos resultados é o marketing de conteúdo, justamente porque oferece tudo isso que as pessoas estão procurando.

Essa estratégia consiste em criar conteúdos ricos, honestos, transparentes e com tom educacional. O objetivo é disponibilizar informação útil ao seu público-alvo, e que esteja relacionado com a oferta da sua empresa contábil.

Assim, basta criar artigos, e-books, vídeos, podcasts, infográficos e outros materiais que envolvam temas relacionados à área de contabilidade. Porém, é preciso ter em mente o perfil do cliente ideal, de modo que as informações trabalhadas e a linguagem adotada consigam conversar com essas pessoas.

Quais as vantagens do marketing de conteúdo para contadores?

O marketing de conteúdo para contadores não difere muito daquele realizado para médicos, engenheiros ou mesmo lojas de vestuário. O intuito é sempre o mesmo — atrair o público-alvo com informações úteis a fim de eles escolham seus serviços como a solução para os problemas que estão enfrentando.

Uma vez que profissionais e empresas de todos os ramos precisam estar presentes na internet porque o público também está lá, os contadores devem investir em marketing digital. A produção de conteúdo é vantajosa, pois permite atingir as pessoas certas com um investimento muito baixo e por meio de uma estratégia válida de longo prazo.

A seguir apresentamos algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo para contadores. Entenda de que maneira isso pode beneficiar o seu negócio e contribuir com o crescimento dele!

Aumentar a visibilidade na internet

Não há como negar que a concorrência é intensa na internet, então, não basta simplesmente ter um site ou criar um perfil nas redes sociais. Com milhões de pessoas nesse espaço, o nome da sua empresa pode ficar apagado e esquecido.

Contudo, as pessoas buscam informações, soluções e respostas no meio online, certo? Se você oferecer isso para elas terá a visibilidade que deseja. Afinal, a criação de conteúdo coloca sua marca em evidência por disponibilizar material de valor aos internautas.

Firmar autoridade

É fato que o público está sempre em busca de empresas de confiança e profissionais bem capacitados. Quando se trata da área de contabilidade é ainda mais importante cativar a confiança dessas pessoas. Portanto, vale apostar no marketing de conteúdo para contadores se quiser alcançar esse objetivo.

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Seja por meio de materiais escritos ou em formato de vídeo, a empresa vai compartilhar informações e firmar sua autoridade no assunto. As pessoas verão que você sabe do que está falando e, com isso, darão credibilidade ao seu nome. Consequentemente, a estratégia atrairá mais clientes.

Reduzir o custo de investimento em anúncios

Investir em anúncios digitais é relevante para sua estratégia de divulgação online, mas eles não duram para sempre. Isso significa que é preciso reinvestir constantemente. Porém, no marketing de conteúdo as coisas funcionam de modo diferente.

Ao criar um artigo, e-book ou vídeo, esse material se torna perpétuo. Ele vai circular na internet de forma orgânica e atingir o seu público-alvo sem que você precise pagar por isso. Logo, há uma redução nos custos de investimento, mas, ao mesmo tempo, mantém sua marca em evidência.

Melhorar a experiência pós-venda

Atrair mais público é essencial para expandir o campo de atuação, mas essa prática não pode substituir ou sufocar as estratégias de fidelização. Também é fundamental manter o relacionamento com os clientes antigos e que já fecharam algum negócio como a sua empresa contábil.

Com essa estratégia de marketing digital você pode se comunicar com o seu público durante o pós-venda. É interessante compartilhar informações com ele, sugerir a leitura de artigos, o download de um e-book, avisar sobre o lançamento de um novo vídeo e assim por diante.

Dessa forma, você mantém os seus clientes por perto, incentiva o engajamento com a empresa e valoriza a imagem dela — afirmando sua autoridade. Estará, ainda, incentivando o fechamento de novos negócios.

Como fazer marketing de conteúdo para escritórios de contabilidade?

Explicamos que o marketing de conteúdo para contadores não é muito diferente daquele realizado em outras áreas de atuação. A única coisa que você precisa fazer é conhecer o perfil do seu público para adequar a linguagem e trabalhar temas que sejam do interesse dele.

A contabilidade é bastante extensa e pode partir desde assuntos mais simples até muito técnicos. É importante medir o grau de complexidade que você deve colocar nas produções, de acordo com o entendimento das pessoas que vão acessar esses materiais.

Selecione temas que ajudem o seu público de alguma forma, que possam valorizar o serviço oferecido pela sua empresa e que demonstrem que ela é a melhor alternativa como parceira. Partindo desse princípio, é possível criar um blog, um canal no YouTube, nutrir perfis em outras redes sociais ou tudo isso de forma integrada.

No blog, serão feitas postagens de artigos, ou seja, o conteúdo escrito, que pode ser complementado com boas imagens, infográficos e conteúdos interativos, como quizzes. Também é possível acrescentar vídeos no decorrer dessas postagens, com o intuito de enriquecer o material.

Já no caso dos vídeos, você pode trazer novidades do setor, notificar alguma mudança na legislação, esclarecer termos contábeis, criar conteúdos sazonais — como para a época de entrega da declaração de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas — e assim por diante.

O marketing de conteúdo exige estratégia, pois é preciso considerar o que as pessoas querem ver, como elas desejam consumir esse material e de que maneira devem receber a mensagem. É preciso definir quais canais serão utilizados na divulgação e, de preferência, otimizar esses conteúdos para que eles tenham mais destaque.

De toda forma, o importante mesmo é que você saiba que o marketing de conteúdo para contadores é uma prática de baixo investimento e longa durabilidade, que atrai a atenção do público e afirma sua autoridade, trazendo credibilidade e ganhando a confiança do cliente em potencial.

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