Supermercado

Como analisar a margem de lucro de um supermercado?

4 Mins de leitura

O cálculo da margem de lucro é um dos mais importantes para um supermercado. Ele deve ser feito para garantir a saúde financeira do estabelecimento, tendo em vista que pode ser usado de forma estratégica para garantir que se tenham mais ganhos e também para formular preços.

Ao dar atenção à margem de lucro, o seu negócio terá longevidade, uma vez que, em conjunto com outras circunstâncias, será possível saber se o índice está na média, abaixo ou acima do que você deseja para poder crescer.

O problema é que muitos proprietários ou gestores de supermercado não dão a devida atenção à margem de lucro e acabam se prejudicando por conta disso.

Neste artigo, você aprenderá como descobrir esse indicador no seu estabelecimento e também a fazer uma tabela para acompanhá-lo. Siga conosco e confira!

Aprenda o que é a margem de lucro

A margem de lucro pode ser definida com uma porcentagem da receita que resta após a dedução de todas as despesas fixas e variáveis que o supermercado tem em determinado período, tais como manutenção de equipamentos, compra de mercadorias, pagamento dos funcionários, contas de serviços como água, luz, telefone e internet, custos logísticos, investimentos em marketing e outros.

O principal objetivo da margem de lucro é mensurar o quanto o supermercado ganha sobre as suas vendas. De tal maneira, está relacionada com a porcentagem adicionada aos custos totais dos produtos que você comercializada.

É importante também saber diferenciar margem de lucro de margem de contribuição! Os conceitos costumam ser confundidos e isso acaba prejudicando o bom andamento do planejamento do supermercado.

A margem de contribuição é o indicador que representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá o supermercado cobrir todos os seus custos e despesas, ainda gerando lucro.

A ideia, nesse caso, é que se saiba a quantidade mínima de produtos que deve ser vendida para que se possa operar no azul, sem sair no prejuízo e ainda tendo lucro.

Veja como calcular a margem de lucro em um supermercado

Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro em um supermercado, bem como a diferença desse conceito para o de margem de contribuição, precisa saber como fazer essa conta.

Isso é bastante simples, com o cálculo sendo realizado a partir da aplicação dos dados na seguinte fórmula matemática:

MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100

Na fórmula, o lucro é dado pela receita das vendas, já reduzidas as deduções, as despesas e os custos. Vamos para um exemplo prático!

Imagine que o seu supermercado tem com receita anual o valor de R$ 1 milhão e que o seu lucro é de R$ 750 mil. Nesse caso, fazendo a aplicação na fórmula, teríamos o seguinte resultado:

MARGEM DE LUCRO = LUCRO/RECEITA X 100

MARGEM DE LUCRO = 750 MIL / 1 MILHÃO X 100

MARGEM DE LUCRO = 75

Logo, nesse caso, a margem de lucro do supermercado em questão é de 75%. Quanto mais alta for a margem de lucro, melhor. Caso o valor seja muito baixo, recomenda-se que se revisite o planejamento estratégico para buscar soluções para aumentar o indicador.

Veja como montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado

Uma boa maneira de acompanhar a margem de lucro do seu supermercado é por meio de tabelas. O Excel é um bom programa para construir uma planilha e fazer esse acompanhamento.

Veja o passo a passo para montar uma tabela para acompanhar a margem de lucro do seu supermercado!

1º passo

Crie uma tabela com cinco colunas, que devem seguir a seguinte ordem:

  • período de tempo;

  • receita;

  • custos;

  • lucro;

  • margem de lucro.

2º passo

Agora, na segunda linha da coluna “lucro”, escreva a fórmula “=B2-C2” e clique na tecla “Enter” do seu computador.

De tal maneira, o programa fará o cálculo do lucro automaticamente, de acordo com os valores preenchidos nas colunas “receita” e “custos”.

3º passo

Na segunda linha da coluna “margem de lucro”, insira a fórmula “=D2/B2). Em seguida, aperte a tecla “Enter”.

Da mesma forma, o Excel fará o cálculo da margem de lucro automaticamente, de acordo com os valores informados nas outras colunas.

4º passo

Agora é necessário mudar o formato da célula E2 para porcentagem. Para fazer isso, você precisa clicar dentro da primeira linha da coluna “margem de lucro”, com o botão direito do mouse.

Um menu se abrirá e você precisa escolher a opção “Formatar Células”. Depois disso, clique em “Número” e, em seguida, em “Porcentagem”.

5º passo

Para não precisar repetir todo o processo em outras linhas, é preciso dar um comando para que os cálculos se repitam nas demais partes da tabela.

Para isso, preencha as primeiras células das linhas e selecione a D2 e a E2. Um quadradinho aparecerá na lateral inferior direito e você deve arrastá-los para baixo, em direção às demais partes da tabela.

Perceba que algumas mensagens com alguns códigos aparecerão nas próximas linhas. Isso é normal e apenas indica que ainda faltam ser inseridos dados para que as contas sejam feitas em cada uma das linhas.

Na coluna período de tempo, coloque em cada linha o mês referente ao cálculo. Assim, ao final do ano, poderá ter uma média da sua margem de lucro mensal.

Feito isso, a sua planilha para acompanhar a margem de lucro de um supermercado está pronta. As tabelas do Excel são muito úteis, mas também exigem que você dedique tempo para preenchê-las.

Sabemos que, no dia a dia de um supermercado, o tempo é um bem precioso e que seria muito mais fácil fazer esse cálculo de forma automatizada. Isso é possível quando você escolhe um bom ERP que tem essa funcionalidade.

A margem de lucro é de extrema importância para que um supermercado possa ter um bom desempenho e possa crescer. É por isso que fazer essa análise é muito recomendada e esperamos que este conteúdo tenha contribuído para que você possa colocar isso em prática no seu estabelecimento.

Nós, da Alterdata, mantemos vários canais com dicas e informações relevantes para o setor supermercadista. Siga-nos no Twitter, no LinkedIn, no YouTube, no Facebook e no Instagram!

370 Artigos

Sobre o autor
Diretor da Vertical de Gestão da Alterdata.
Artigos
Artigos relacionados
Supermercado

8 dicas para acertar na escolha do sistema de mercado

5 Mins de leitura
Você está precisando escolher o melhor sistema de mercado? Veja 8 dicas interessantes para acertar na escolha e veja como a Alterdata pode te ajudar. Vamos lá?
Supermercado

Marketing para supermercado: confira 5 dicas imbatíveis

5 Mins de leitura
Marketing para supermercado é um poderoso aliado para aumentar as vendas do seu negócio e conquistar presença digital!
Supermercado

Tecnologia para supermercados: veja 3 ideias para aprimorar sua gestão

4 Mins de leitura
Com o apoio da tecnologia para supermercados é possível colaborar para otimizar a performance de todas as áreas do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *